Vagão Alternativo – Bootstrap Paradox

Onde coloquei minha chave?

Olá seres providos de carbono e amoníaco, tudo bem?

Hoje o nosso tema, crianças, é algo muito interessante e um tanto quanto “complicadinho”. Não sua teoria em geral, mas sim uma certa falha que pode acontecer no caminho…

Bom, você deve estar lendo este texto no momento em seu computador, tablet, celular ou alguma outra engenhoca tecnológica com acesso à internet, pois bem, todos sabemos que seu sistemaoperacional Windows foi criado pela Microsoft, ou seja, quem está por trás disso é o senhor excelentíssimo Bill Gates, certo? (Tah, tudo bem, você pode ser um Apple Boy e estar com um Mac ou um nerd programador usando Linux, que seja, vamos usar o senhor Gates de exemplo, ok?).

1

Pois bem, imagine que um viajante do tempo usurpou a ideia do sistema operacional Windows de um futuro qualquer e entrou em sua máquina do tempo para viajar até o passado e o entregar nas mãos de Bill Gates, a linha temporal seria recriada e, a partir disto, ninguém conheceria o real inventor do sistema operacional e nem ele se lembraria de nada. A linha dimensional seria recriada e ninguém perceberia isso.

Parece loucura, não é mesmo?
Pois é disso que se trata o paradoxo conspiratório chamado “Bootstrap Paradox”, ou “Paradoxo da Repetição”, a expressão em inglês significa algo como “puxando-se pelos cadarços de seu próprio calçado”. Pois bem, seria tudo autoexplicativo se não fossem as falhas no caminho.

2

Sabe quando perdemos algo e não encontramos em lugar nenhum ou quando temos a impressão de esquecer alguma coisa, ou mesmo quando coisas aparecem do nada… Isso pode ser efeito de um erro em um paradoxo desses, como se, no meio do caminho, o viajante deixasse cair o objeto e ele tomasse outro rumo temporal. Isso pode resultar até em duplicações de objetos e afins. Doideira, não o.O

E tem mais, se um mesmo viajante refaz a ação anterior que o fez tomar partida na viajem, isso pode virar um ciclo eterno.

Ainda estou estudando as brechas neste paradoxo. Não que eu defenda a teoria, mas sou apaixonado por paradoxos e tudo relacionado que force os neurônios e estimule a imaginação.

3

Cuidado, crianças… guardem bem suas coisas ^^

Um grande abraço no pâncreas e aquela chacoalhada no fluído encefálico. Continuem viajando!

Compartilhe!

COMMENTS

  • <cite class="fn">Fabio</cite>

    Assista “Before the Flood” – Doctor Who – Temporada 9 – Episódio 4.
    Tem uma bela explicação ali do que seria esse paradoxo: “Quem compôs a 5ª Sinfonia de Beethoven?”

  • <cite class="fn">Hildebrando</cite>

    Um bom exemplo do paradoxo que você citou é o relógio de “Em Algum Lugar no Passado”.

    E ainda tem a questão da entropia do objeto que via e vem continuadamente, como o relógio do filme que eu citei, e que ninguém entende como funciona.

    Sim, bom exemplo de algo a se pensar.

  • <cite class="fn">Guilherme de Cinque Caléfi</cite>

    Ótima matéria, mano. Gosto muito desse tipo de paradoxo. Um grande filme sobre esse tema, é o filme chamado “O Predestinado”. Não vai precisar assistir duas vezes para entender, mas no final da primeira, tua mente vai *boom*. Bom proveito.

    • <cite class="fn">SUED</cite>

      Hey Guilherme, agradeço pela dica 😉 procura-lo-ei para assistir. ^^
      Fico contente também por ter gostado da matéria e continue viajando! 😉

Leave a Comment