Expresso do Oriente – Tokusatus!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, mais uma vez trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E além disso, hoje esse vagão vem recheado de nostalgia, especialmente para aqueles que viveram nas décadas de 80/90, no auge da TV Manchete… Isso mesmo, meus amigos… Vistam suas armaduras, chamem o Gigante Guerreiro porque eu vou falar de Tokusatsus!

“Ei, espera aí! Toku what!? O que é isso?” Bom, talvez você não conheça o gênero, mas com certeza já assistiu ou pelo menos ouviu falar. Afinal, quem nunca ouviu falar de Jaspion? Ou de Kamen Rider? Ou dos gigantescos heróis de Ultraman? Ou, se for o caso, dos Power Rangers (que no caso é um Super Sentai, um subgênero do tokusatsu). Tokusatsu nada mais é que o nome dado aos live-actions de super-heróis produzidos no Japão. O termo é a abreviação das palavras “tokushu satsuei” que significam “filme de efeitos especiais”. Esse gênero, como o próprio nome sugere, ganhou fama por dar bastante ênfase nos efeitos especiais, envolvendo artes marciais variadas, pirotecnia, efeitos em computação gráfica, armas que atiram lasers e até robôs gigantes.

expresso-do-oriente-tokusatsus-1Gigante Guerreiro Daileon versus Darth Va…ops, Satan Goss!

Os tokusatsus comeaçaram a ser produzidos após o término da Segunda Guerra Mundial, os EUA começaram a criar super-heróis como Superman, Capitão América e Mulher Maravilha, a fim de exaltar seu ideal de expansão nacionalista. Reza a lenda que os japoneses, temendo a inluência norte-americana por essa nova onda de heróis (pois os japoneses perderam a guerra) começaram a criar seus próprios heróis. Foi aí que surgiram as grandes séries como os longas-metragens do clássico Godzilla produzidos pela Toho) e também o primeiro super-herói japonês da história: Gekko Kamen traduzido como Máscara Luar). Depois surgiram outras séries como National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectremen, Jiraya, Jaspion, Changemen, entre outros.

E é claro, com tantas séries únicas e originais sendo lançadas uma após a outra, logo foram surgindo os subgêneros do tokusatsu, cada um com suas peculiaridades. São eles: Sentai/Super Sentai, Metal Hero, Kamen Rider, Ultraman, Henshin Hero, e Kyodai Hero.

Super Sentai

expresso-do-oriente-tokusatsus-2

Tenho certeza que você conhece esse! Produzidos inicialmente pela Toei Company, Super Sentais são séries onde equipes de três a cinco heróis com uniformes coloridos defendem a Terra contra monstros e criaturas malignas utilizando armas laser e até mechas (robôs gigantes). O termo “Sentai” foi criado por Hotaro Ishinomori em 1975. No começo eram só “sentai”, mas receberam o “super” no nome depois de mechas serem introduzidos na série.

Exemplos de Super Sentais são: Goggle V, Changeman, Flashman, Maskman e é claro, Power Rangers (apesar desse último não ser japonês).

Metal Hero

expresso-do-oriente-tokusatsus-3O cara tussiu!

Séries também produzidas pela Toei, mas ao contrário dos Super Sentais, apresenta um único herói de armadura metálica armado com um grande arsenal, e luta contra organizações malignas que ameaçam a paz na Terra. No começo foi muito bem aceita pelo público por ser considerada uma inovação do tokusatsu, mas sofreu várias mudanças com o decorrer dos anos, tornando-se um gênero desgastado, tendo seu fim após a exibição de B-Fighter Kabuto, em 1997.

No Brasil, foi o gênero que teve mais séries exibidas, desde Gyaban até Solbrain: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Kamen Rider

expresso-do-oriente-tokusatsus-4

Foi produzido pela Toei com a parceria da Ishimori Productions, Kamen Rider foi um personagem de grande sucesso, sendo lançado primeiro em mangá em 1969 e tendo sua versão adaptada em live-action em 1971. No mangá original, o Kamen Rider era um herói solitário e amargurado, pois foi transformado em um monstro contra sua vontade e era rejeitado pela sociedade que ele protegia. Porém esse conceito foi abandonado na adaptação para TV para que o público jovem pudesse se identificar melhor com o personagem. Os Kamen Riders têm como característica principal a roupa de gafanhoto e a moto que pilotam. Também foram introduzidos elementos tecnológicos como armaduras e armas laser, incorporados do gênero decadente dos Metal Heroes.

No Brasil, as únicas séries exibidas foram Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão, Kamen Rider Black e a continuação de Black, Kamen Rider Black RX.

Ultraman

expresso-do-oriente-tokusatsus-5

 Foi produzido pela Tsuburaya Productions, teve várias séries, porém quase todas com a história recorrente: uma família de guerreiros da Nebulosa M-78 que vieram para o planeta Terra procurando um hospedeiro humano para lutar contra monstros alienígenas que querem invadir nosso planeta. Uma característica dessa série é que todos os guerreiros Ultra e seus inimigos são seres gigantescos.

No Brasil pudemos assistir Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga através da saudosa Rede Manchete.

Henshin Hero
expresso-do-oriente-tokusatsus-6

Um dos poucos gêneros de produção independente. “Henshin” significa transformação em japonês, então esse gênero envolve heróis que se transformam para combater o crime. Mas espera, praticamente todos citados aqui envolvem transformações! Bom, basicamente, o termo é utilizado quando a série não se encaixa em nenhum dos gêneros citados aqui, ou não pertencem a nenhuma franquia. Henshin Hero possui seus subgêneros: Super Heroine, Children Hero e Classic Hero, entre outros.

expresso-do-oriente-tokusatsus-7Uma dádiva dos ninjas!

Exemplos de Henshin Heroes: National Kid, Kaiketsu Lion Man, Fuun Lion Man, Machineman, Bicrossers, Cybercops, Patrine e Ryukendo.

Kyodai Hero

expresso-do-oriente-tokusatsus-8

Produzida pela Tsuburaya Productions, outra série de heróis gigantes, mas que não tem nada a ver com a família Ultra. Fez um sucesso enorme na década de 70 com a estréia de Spectremen.

No Brasil passaram: Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Ambassador Magma), Robô Gigante e Spectreman.

expresso-do-oriente-tokusatsus-9Qual Metal Hero venceria?

E é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto dessa semana… O Tokusatsu é um gênero incrível que marcou uma geração, e até hoje vale a pena assistir, tanto pela nostalgia pra quem já assistiu, quanto pra geração de hoje que ainda não conhece. Bom, por hoje é só, semana que vem eu tô de volta!

E me despeço ao som de O Cara Tussiu:

Um forte abraço, e até a próxima estação! Sayonara!

Compartilhe!

Leave a Comment