Superman e o Complexo de Messias
Oi gente!
Tudo bem com vocês? Estava dando uma pesquisada aqui em algumas matérias sobre personagens de quadrinhos e me deparei com algo sobre o Superman TÃO fascinante e pouco conhecido que resolvi escrever para vocês!
O Clark (que nem do nosso planeta é) se enxerga como um herói, como aquele que vai salvar o Mundo dos problemas, com a missão de fazer o bem, a justiça, independente de qualquer coisa. Ele se enxerga como um verdadeiro Super Herói.
Sim, eu sei que ele é um super chato herói, mas aqui quero falar dos problemas psicológicos que podem causar esse mesmo sentimento e crença em pessoas comuns.
E ele é o Complexo de Messias
O complexo de Messias se trata de um estado psicológico. Nele a pessoa acredita que é ou será uma figura de extrema importância para o seu povo (seja sua cidade, país ou até mesmo o Mundo todo).
Muitos se auto nomeiam salvadores, pois eles realmente se sentem como pessoas escolhidas ou enviadas por alguma força maio, como Clark, que é enviado de outro planeta, e até mesmo por Deus ou quaisquer outras divindades ou criaturas superiores. Os motivos para sua permanência na Terra é que ele tem alguma missão a cumprir (como salvar o planeta).
As pessoas (agora falando no geral, e não apenas no Clark) de maneira geral tem suas missões com um grande apelo e característica religiosa, portanto, é comum que elas encontrem certo conforto nas ideias, apoio e até seguidores sobre os que vivem mais ativamente a religião (independente de qual seja, viu?).
Ah, o complexo não está relacionado nem é causado por religião, ok?
O diagnóstico para a síndrome ou complexo do messias só pode ou deve ser afirmado por um profissional (psicólogo ou psiquiatra), nada de falar que o amiguinho tem a síndrome, ok?
Somente profissionais são capazes de identificar o diagnóstico e diferenciar de outros conflitos emocionais que a pessoa possa ter. Um diagnóstico correto depende de vários fatores, e não apenas um “achismo”.
Pode até parecer que todos aqueles seus amigos que possuem opinião forte, gostam de aparecer possam ter a síndrome, mas é imprescindível que então essas pessoas passem por terapeutas, psicólogos e/ ou psiquiatras para poder ter o diagnóstico correto e assim seu tratamento adequado.
As pessoas com a tal síndrome geralmente possuem muitos conhecimentos, seja por meio de estudos ou condições sociais elevadas, mas isso não é uma regra. Os conhecimentos gerais são adquiridos com a própria vivencia. Porém, pessoas com a síndrome pregam fortemente suas verdades, que são embasadas em seu próprio EU, ainda que citem em seus discursos teorias e pesquisas já existentes.
Ela pode estar presente nas nossas vidas nas mais diferentes formas e contextos, política, religioso, filosófica, e possui sempre em comum a ideia de soberania e que possui uma real missão em alertar e ajudar o que julga ou acredita ser o melhor e mais correto para o Mundo.
Nesse momento, podemos nos lembrar do Superman/ Clark Kent e de como ele acredita apenas na sua verdade, como acredita que ele está certo, tentando salvar o Mundo da sua forma.
É comum que esses “messias” encontrem seguidores e admiradores (quantas pessoas não amam e admiram o Super, hein?), já que vivemos sempre com angustias e conflitos na vida, e muitas vezes temos a fantasia de receber um milagre ou encontrar uma solução mágica para resolver os problemas.
Dessa forma, acabamos por nos deixar levar por uma mensagem salvadora que a pessoa que possui a síndrome propõe que podem atender nossos desejos e fantasias.
Portanto, de certa forma, nós acabamos por alimentar o complexo dessas pessoas.
Bom gente, acho que deu pra entender um pouquinho sobre um complexo que (APARENTEMENTE) o Superman/Clark Kent possa ter, né?
Espero que tenham gostado e até semana que vem ^_^
Beijinhos :**