Síndrome de Dorian Gray
Oi gente! Tudo bem com vocês?
Seguindo as postagens da série de Transtornos psicológicos com nomes inspirados na literatura, hoje vamos entender um pouquinho sobre a Síndrome de Dorian Gray.
Pras quem não conhece ou não se lembra da história do Oscar Wilde, segue o resumo:
“ Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. “
Ele teve também adaptações cinematográficas. A mais nova de 2009, que inclusive está disponível na nossa amada Netflix.
Antes de tudo, vamos lembra o que é SÍNDROME?
Ela é caracterizada pelo conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou condição.
Pois bem, essa doença foi descrita pelo International Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics em 2011, portanto é uma doença bastante recente, em se tratando de doenças psicológicas.
Todos nós sofremos certa pressão da mídia sobre a nossa aparência, e isso é o que faz com que certas pessoas não aceitem os “defeitos” de seu corpo (defeitos esses que as pessoas acham que tem por conta do padrão irreal que a mídia implantou nas nossas mentes.)
Essa não aceitação se junta com um certo repúdio aos sinais do tempo, e faz com que os sujeitos que sofrem com a Síndrome de Dorian Gray se tornem extremamente narcisistas e comecem a ter medo de envelhecer, assim como o personagem.
De maneira geral, as pessoas que sofrem da síndrome recorrem a tratamentos estéticos e procedimentos cirúrgicos na tentativa de fazer com que os efeitos sejam revertidos e tentem buscar a juventude eterna a qualquer custo.
Essa síndrome não é reconhecida pelo DSM.
Bom gente, espero que vocês tenham gostado do texto de hoje.
Como sempre, dúvidas, críticas, elogios, sugestões, é só deixar um comentário aqui pra mim!
“A harmonia do corpo e da alma… Nós, na nossa cegueira, separamos estas duas coisas para inventar um realismo vulgar e uma idealidade vazia!”Oscar Wilde em o Retrato de Dorian Gray
Beijinhos :**
Fontes: Super Interessante
Skoob