Óculos de Realidade Virtual faz algum mal?
Tá, eu sei que os entusiastas estão adorando tudo sobre os Óculos de Realidade Virtual, mas será que são realmente legais? Ou será que eles são “seguros”? Será que existem alguns riscos quando se usa este equipamento?
Bom, eu não vim aqui para falar mal dessa tecnologia, mas também não vim defender. Até agora não vi em lugar algum falando sobre o que vou falar, porém, isso não quer dizer que não aconteça. Já parou pra pensar o que uma pessoa que tenha problemas de labirintite? Ou uma pessoa que se assusta fácil? Problemas cardíacos e etc? Já pensou, você de boa jogando e acabar esbarrando em algum móvel da sua casa, algum copo, prato, ou qualquer coisa que possa te machucar? Ou pior, você começar a jogar e entrar em uma crise de panico, alguma susto e não conseguir parar o jogo tão facilmente? Será que é seguro utilizar o óculos em sua casa, sozinho, durante uma jogatina, ou é melhor ter alguém junto monitorando, além de rir de algumas coisas que podem acontecer (claramente o que eu faria era rir muito de quem estivesse utilizando o equipamento). Bom, já ficou claro, pelo menos para mim, que não se deve jogar isso sozinho, pois você pode acabar se machucando… Veja o vídeo abaixo, que você irá entender o que eu estou dizendo:
A Samsung criou um documento, alertando detalhadamente sobre os riscos de ameaça à saúde, quanto ao uso de seu equipamento. Por exemplo, eles pedem que faça uma pausa de 10 minutos, para cada 30 minutos de uso, mesmo que você ainda esteja se sentindo bem. Outra contraindicação é a de que crianças de até 13 anos não devem usar o equipamento. Jovens com idade acima dessas devem ser monitorados pelos pais e não devem utilizar por muito tempo. E tem mais: “convulsões, perda de consciência, vista cansada, olhos tremendo, movimentos involuntários, visão alterada, dobrado ou borrada, ou outras anormalidades como tontura, desorientação, equilíbrio prejudicado, suor excessivo, salivação aumentada, náusea, desconforto, dor de cabeça ou nos olhos, sonolência, fadiga e enjoos”.
Isso não quer dizer que a tecnologia não é sensacional, somente quer dizer que se não tivermos os devidos cuidados, podemos transformar um momento de descontração e lazer, em um momento ruim para você.
Ou seja, nada de um uso extremo, ou uso sem ninguém por perto. Os óculos de realidade virtual é algo parecido com o óculos 3D, com o diferencial que você põe um óculos que dá a sensação de imersão no jogo. O que faz com que o seu cérebro fique meio perdido com o que pode estar acontecendo.
Mas, isso não quer dizer que o oculos é totalmente ruim. Ele até mesmo ajudou numa cirurgia. Você pode conferir a matéria aqui.
Espero ter ajudado à vocês, alertando que, mesmo sendo uma tecnologia muito boa e que deixará os jogos mais reais, ela também tem seus riscos. E até a próxima.
Realmente gosto muitos desses óculos e quero comprar um mas quero saber muito sobre eles, uma idade mais segura, os problemas… eu tenho miopia por isso tô preocupado pois tenho até os 18 anos, se não melhorar até lá minha visão vou ter que usar óculos pelo resto da vida, mas fiquei sabendo que inventaram um modelo que usa várias proteções até chegar ao olho e mesmo assim pode causar sérios problemas, mas se usar devidamente não tem com que se preocupar, tudo de mais faz mal…
Exatamente, Felipe. Tudo aquilo que se usa demais, acaba fazendo mal. Quanto à usar óculos de grau eu não vejo problemas, os óculos de realidade virtual tem um ajuste de focagem (pelo menos os que eu testei tinham) que se ajustavam bem até mesmo pra quem usa óculos. Eu tenho miopia e não tive problemas.