O que aconteceu com o Galaxy Note 7?

É bem provável que você já tenha ouvido falar, ou visto os memes, sobre o caso do Galaxy Note 7, não é mesmo? Bom, caso você não saiba do que estou falando, aqui vai um breve resumo do que rolou. O Smartphone teve seu pré-lançamento realizado no dia 2 de agosto, durante as Olimpíadas do Rio e as vendas iriam começar no dia 22 de agosto. Seu lançamento oficial estava agendado para a segunda quinzena de setembro. Mas, devido a um problema na bateria do aparelho, que fazia com que ele esquentasse até explodir ou pegar fogo, em alguns casos acontecia as duas coisas, a Samsung decidiu interromper as vendas do produto no dia 2 de setembro para verificação do problema. Foi realizado um recall onde quem tivesse o dispositivo deveria ir imediatamente até a assistência técnica especializada ou onde comprou o aparelho e trocar por um novo que, segundo a empresa, era considerado uma versão segura.
Só que mesmo com a versão segura do aparelho os problemas de aquecer, pegar fogo e/ou explodir continuavam. Houve um caso de o dispositivo pegar fogo dentro de um avião, onde foi necessário evacuar o mesmo. Por sorte o avião ainda não tinha levantado voo. Por causa desse acidente foi proíbida a entrada de pessoas em aviões com o aparelho (seja ligado ou desligado). Alguns dias após isso, nos EUA, foi decretado que quem entrasse em um avião com um dispositivo (seja ligado ou desligado), poderia ser condenado a 10 anos de prisão. Esse vídeo abaixo mostra o momento em que o dispositivo começou a pegar fogo na Índia.
A previsão de lançamento para o Brasil era para o dia 22 de agosto, pelos singelos R$ 4.299. Preço esso do modelo mais básico. Para quem acompanha o lançamento das linhas Galaxy, principalmente a linha Galaxy Note, deve ter reparado que a empresa pulou do Samsung Galaxy Note 5 para Samsung Galaxy Note 7. A empresa explicou que realizou essa mudança para que as suas duas linhas principais fiquem equiparadas. O Note 7 era um smartphone com recursos extremamente sensacionais. Ele vinha com 4GB de memória RAM, um processador octa-core e uma tela de 5.7 polegadas. Armazenamento mínimo de 64Gb, câmera traseira de 12Mp e câmera frontal de 5Mp. Seu diferencial, além da sua tela, que possuía uma qualidade muito grande, era o leitor de íris, que complementava o leitor de impressão digital, dando mais segurança para os usuários.
Uma coisa que sempre falei e reclamei, e já vi pessoas reclamando, é o tempo de vida útil de um smartphone, principalmente um top de linha. Normalmente, o dispositivo tem uma vida útil de 1 ano. No ano seguinte, é lançado um novo modelo daquela marca que você comprou e, muitas vezes, o aparelho que você adquiriu a um ano atrás (ou menos) já saiu de linha. Será que, esses problemas com o Samsung Galaxy Note 7 não seja um alerta? Não estou querendo generalizar ou fazer polêmica, mas será que lançar um aparelho top de linha, todo ano, não está prejudicando a qualidade dos aparelhos? Isso acontece em todas as marcas, sem exceções. Até a Apple pratica essa de lançar um aparelho top de linha por ano. Esse ano será lançado o iPhone 7, até o fim do ano. No ano que vem, será lançado o iPhone 7S. A diferença da Apple, ao meu ver, é que os aparelhos mais velhos continuam sendo vendidos. Mas, mesmo assim, ainda pratica o lançamento de um aparelho por ano, o que frustra muitos comprados, principalmente no Brasil, pois esses dispositivos aqui não são nem um pouco baratos.
Sobre a Samsung e o Galaxy Note 7, a empresa já informou que terá uma dura tarefa para reverter a atual situação. Ao que indica, os problemas com o Note 7 fizeram a empresa pensar melhor sobre seus smartphones e, com certeza, isso afetará o lançamento do próximo dispositivo da empresa, o Samsung Galaxy 8. Quanto ao Galaxy Note 7, ao meu ver, se a empresa arrumar os problemas e voltar com ele no mercado, somente irá perder dinheiro. Pois, o pessoal não irá confiar no dispositivo. Realmente, seria um grande tiro no pé. Quem aí gostaria de adquirir um dispositivo que teve 2 versões “explosivas” e ter que gastar quase R$ 4.500? Bom, o que nos resta é aguardar onde essa “novela” vai nos levar. Uma coisa é certa, esses problemas com o Galaxy Note 7 renderam ótimos memes. O que eu achei mais engraçado foi o patch que fizeram em GTA V, trocando a bomba C4 pelo Galaxy Note 7. Veja o vídeo abaixo:
E você, o que espera da Samsung futuramente?