O cenário de E-sports no Brasil
Neste final de semana tivemos no Brasil a final do CBlol 2017 de League of Legends enquanto em Counter Strike: Global Offensive vimos a final da Brasil Game Club e já na Ucrânia a final da Starladder S: GO e vemos o cenário dos E-sports crescendo cada vez mais, audiências enormes e um público brasileiro fiel que mantém em ascensão o que antes era um cenário underground onde apenas quem jogava o jogo a fundo e ia até os campeonatos presenciais poderia acompanhar os times, ao contrário de hoje que há uma cobertura pelo YouTube e principalmente pela Twitch, com narradores de diversos cantos do mundo e sempre com narração no nosso idioma, Bernardo “BiDa” é um narrador famoso aqui no Brasil que ajudou e muito o cenário de CS:GO a crescer.
Um exemplo de como há potencial nesse ramo, esta é uma platéia de um campeonato realizado na Polônia.
O jogo que tenho mais experiência para falar deste assunto é com certeza Counter Strike, muito famoso aqui no Brasil e também no mundo, o que era apenas um mod de Half Life se tornou um dos jogos que mais movimenta dinheiro atualmente, seja pelo mercado da Steam ou em torneios ao redor do mundo.
De 2006 a 2016 o único título mundial Brasileiro havia sido conquistado pela MIBR na ESWC, até em 2016 Luminosity Gaming (atual line-up da SK Gaming) conquista os dois Major’s do ano, o que ficou na história. O mais curioso é que Lincon “fnx” Lau conquistou os três títulos, sem dúvida um nome eternizado na história do Brasil no jogo.
Time da MIBR em 2006
Time da Luminosity em 2016
Novos jogos são lançados com o intuito de adentrar o cenário competitivo, exemplos recentes são Rainbow Six: Siege e Overwatch, onde a proposta das desenvolvedoras era esse e desde o seu lançamento campeonatos são formados e um marketing é feito ao redor da coisa, por exemplo quando o YouTuber “BrksEdu” foi capitão do time Brasil na Copa do Mundo de “Overwatch” em 2016, primeiro torneio mundial e presencial do jogo.
Não vem de hoje essa torcida por jogadores profissionais, sites como o Arte Virtual FC vem organizando campeonatos de FIFA por anos e vários jogadores profissionais do Brasil competem lá em busca de prêmios e notoriedade para quem sabe um patrocínio surgir.
FIFA tem seu campeonato oficial e já teve edições presenciais no Brasil, a Fifa Interactive World Cup juntava fãs do jogo de futebol e um mata-mata era realizado durante o dia onde no fim sobrava apenas o melhor do Brasil, que posteriormente viajaria para fora do país competindo pela fase mundial.
Um dos jogos mais clássicos competitivamente é o Street Fighter e hoje aqui no Brasil não tem nem de perto o destaque que tem na Ásia, praticamente todos os jogadores do top 10 são do Japão, alguns da China, Coréia do Sul e apenas um dos EUA, e mesmo assim vemos campeonatos rolando.
O que vemos aqui é um investimento pesado nos E-sports por conta dessa febre, principalmente por League of Legends que enche atualmente estádios e arenas, confiando na torcida brasileira e o ídolo do futebol Ronaldo “Fenômeno” virou sócio do time CBN E-sports Club, ajudando o cenário como um todo a ter visibilidade.
Ilha da Macacada nasceu apenas como um grupo de facebook e hoje investe em times profissionais de League of Legends e CS:GO, sendo que ontem decidiu o título da Brasil Game Cup de CS GO contra a Keyd Stars e saiu como campeã do campeonato, coisa muito importante para um time relativamente novo.
Em um futuro próximo teremos uma matéria falando dos jogos em sí e tirando um pouco o foco do cenário brasileiro, porque pra você pode até ser um jogo, mas para milhões de pessoas é mais que isso. Até a próxima, caros passageiros!