No Divã dos Personagens – O Grinch – Traumas

Oi gente!

Tudo bem com vocês?
Já é QUASE Natal, então, esse será um mês recheado de personagens ícones dessa data.
De todos os filmes de Natal, meu preferido é sem dúvida alguma Grinch!
Aquele Quem verdinho e peludo que detesta o Natal… Mas, ele tem um motivo para detestar o Natal… Vamos lembrar da história e entender um pouquinho os motivos que o levaram a isso?

GIF

Grinch mora nas montanhas da Quemlândia, isolado do restando dos Quem’s. Quando a cegonha estava trazendo sua cesta, um vento forte o derrubou, o que fez com que ele ficasse verde e peludo. Ele sempre sofreu por conta de sua aparência, os Quem’s de sua idade (isso na infância, com 8 anos) tiravam sarro de sua aparência. E ele ainda goistava do Natal, até que, quando decidiu dar um presente para a __, a menina que todos os garotos paqueravam na escola (e ela dava mole pro Grinch). Seu presente, feito a mão com o que ele encontrou em casa foi ridicularizado pelos outros colegas, o que fez com que ele se revoltasse, se isolasse do Mundo e odiasse o Natal…

ALERTA DE SPOILER! ALERTA DE SPOILER! ALERTA DE SPOILER!

Quem assistiu ao filme sabe que no final o carinho de uma pequena garotinha acaba sendo peça fundamental para que o temido Grinch descubra o real significado do Natal, ajuda a garotinha a também entender esse significado e seu coração aquece e cresce novamente.

GIF

Agora, o que causou pra ele esse ódio todo pelo natal?
Bom, acho que é algo mais do que óbvio, né? Um trauma de infância.
Trauma nada mais é do que a incapacidade da pessoa em superar algum acontecimento ocorrido na vida, ele não consegue lidar de maneira adequada com aquele evento.
Algumas pessoas inclusive acabam por desenvolver de fobias por conta de algum trauma, e isso depende da capacidade que a pessoa tem de elaborar o ocorrido.
Se a pessoa consegue elaborar de uma forma melhor, esse trauma acaba sendo mais leve, se a pessoa não consegue elaborar, acaba criando fobias específicas.

GIF

Outra coisa que é bem interessante sobre o trauma, é que a sua origem também ocorre porque a criança não sabe se ela foi a responsável pela situação que ela passou. Como estamos falando sobre o Grinch, ele, quando criança, acredita que de certa forma, é culpado por toda a ridicularização que sofre, inclusive, por conta das “piadas” como “Você tem oito anos e já tem barba” acaba por tentar, sozinho, fazer a barba e se machuca todo. O que ocorre a seguir é que as crianças passam a tirar sarro dele também por conta dos machucados.

Ou seja, ele passa a acreditar ser o culpado por todo o bullying que sofre dos colegas.
Grinch passa então a detestar o Natal, e deseja destruí-lo. A destruição do Natal, para ele, pode ser também a destruição de toda a dor e sofrimento que passou quando era criança.

Como já sabemos, Grinch consegue aquecer o seu coração, graças a ajuda de uma garotinha e ao entender o significado real do Natal, que não são apenas os presentes, mas a família, os amigos, a compaixão e o amor.

GIF

Ele consegue elaborar, após muitos anos, a situação e ocorre o amadurecimento psíquico, como já disse, com a ajuda de uma garotinha muito fofa e que se torna tão querida para ele.

Porém, vamos colocar essa situação na vida real. É muito difícil pra quem tem um trauma de infância se desvincular dele sozinho. É preciso terapias, ajuda da família, amigos, e principalmente, que as pessoas não aproveitem do trauma das outras para fazer piadas, brincadeiras de mau gosto, que acabam por só atrapalhar todo o tratamento.

A terapia é necessária para que a pessoa possa voltar a se expressar e entrar em contato com as suas emoções, para que perceba que pode superar essa situação e evoluir.

GIF

Bom, por hoje é isso, gente!
Espero que tenham gostado e entendido um pouquinho sobre os traumas.

Aguardo comentários e semana que vem, venho com mais um personagem de Natal pra vocês!

Beijos :***

Compartilhe!

Leave a Comment