No Divã dos Personagens – Lucy – Amnésia

Oi gente! Tudo bem com vocês?
Hoje, vou falar sobre um filme antiguinho, de mais de 10 anos atrás: Como se fosse a primeira vez.
Acredito que é impossível você não ter assistido pelo menos um pedacinho, quando tava mudando de canal.
É uma dessas comédias românticas, mas tem um porém. O que acontece com a Lucy (Drew Barrymore) pode acontecer com você também.
O nome disso? No filme, é tratada como Síndrome de Goldfield, mas continua lendo que você vai entender porque tantas pessoas acreditam que isso não é real.

Lucy se recorda de tudo antes do acidente. Mesmo após anos, seu pai e seu irmão fazem tudo da mesmíssima maneira que no dia do acidente, que é rpa ela não sofrer. Todo dia, para ela, é domingo. Todo dia ela vai tomar café no restaurante da amiga de sua mãe.
E é quando conhece Henry (Adam Sandler), que se encanta por ela a primeira vista. Eles conversam, riem, e no outro dia: NADA. Ela não o reconhece, o que deixa ele bem nervoso.rs
Quando ele descobre sua condição neurológica, faz de tudo para conquista-la todos os dias.
É super romântico, concordo,  mas não acredito que seja saudável, nem pra ele e muito menos pra ela – ALERTA DE SPOILER – visto que deve ser terrível acordar, se ver grávida e ter que ver uma fita de vídeo em que toda a historia do acidente se passa, todos os dias.

maxresdefault

Sobre a Lucy, o acidente a deixou com um tipo de amnésia.
Todos os acontecimentos anteriores ao trauma continuam normalmente, já os posteriores, não se fixam na memória.
Eu já expliquei pra vocês um pouquinho sobre memória nesse post aqui (http://locomotiva26.com.br/no-diva-dos-personagens-brilho-eterno/), agora, vou contar sobre os tipos de amnésia:

Primeiro, o que é amnésia?
A amnésia é a perda total ou parcial das memórias já adquiridas ou a incapacidade de fixar novas memórias. Se essa amnésia for muito grave, pode impedir qualquer forma de vida social com qualidade.

Existem, basicamente dois tipos de amnésia:

Anterógrada, que é o tipo mais comum. É o que acontece quando a pessoa passa por um problema físico e passa a não fixar mais nenhum evento a partir dele. Tudo o que aconteceu antes, se lembra normalmente, mas se torna impossível a recordação de situações após esse problema (esse é o caso da Lucy).

Retrógrada: A pessoa esquece eventos que ocorreram antes do paciente passar por algum problema  de saúde. A duração é variável, mas raramente passa de 6 meses  antes do evento.

As causas da amnésia são várias. No caso da Lucy, foi um acidente, uma lesão permanente na região dos lobos temporais.
E o que raios são lobos temporais, Jéssica?
Lobo temporal é parte da estrutura do nosso cérebro, é a estrutura central que é responsável pelo gerenciamento das memórias. Fica logo acima das orelhas, essa ilustração pode facilitar pra vocês:

lobosbrain

Existem outras causas para a amnésia, que são:

Alcoolismo: causa amnésia por lesão direta do álcool e por carência de vitamina B1. (mas calma, sua cervejinha do fim de semana não vai te causar amnésia, viu? Apenas o abuso da substância, com o alcoolismo, é capaz disso).

Amnésia Global Transitória: doença de causa ainda desconhecida. O paciente de repente para de fixar novas memórias, parece confuso. O quadro passa sozinho completamente dentro de algumas horas. Os exames são todos normais. Geralmente o quadro não volta a ocorrer.

Doenças degenerativas: como por exemplo a doença de Alzheimer. Acredito que todos já conhecem. Geralmente acomete idosos, e é quando o paciente lembra do passado, mas tem dificuldade de fixar novas memórias. E ah, o passado que ele se lembra é bem passado mesmo, geralmente são lembranças da infância e juventude.

 Psicológica: quando a pessoa passa por um quadro de stress intenso, pode ocorrer uma perda de parte das suas memórias, ou até mesmo todas elas. Geralmente, esse quadro é transitório e passa com o tempo. É mais o susto mesmo.

O motivo de muitos pensarem que o caso da Lucy não passa de ficção, é o nome que dão a ela: Síndrome de Goldfield. Não, realmente esse nome não existe, essa síndrome não existe.
Agora, o que Henry passa a fazer com a Lucy, realmente dá resultado?
O fato dele gravar uma fita de vídeo com todos os acontecimentos perdidos, o fato dela ter um diário, ajuda?
Sim. É indicado para pessoas que sofrem de amnésia ter lembretes, post-its com coisas que precisam lembrar. Nos casos como Alzheimer, há remédios. Além, é claro, da terapia.
Porém, e isso é uma percepção pessoal minha, talvez não seja ideal o que acontece com a Lucy, apesar de super romântico, como já disse acima, ela levar uma vida “normal”, casar, ficar grávida, sendo que não há nenhuma memória recente. Quem assistiu o filme pode notar que pode, inclusive, ser perigoso para o Henry (quando ela acorda ao lado dele e não sabe o que está acontecendo e o ataca).

50-first-dates

Bom, gente. É isso que eu queria passar pra vocês hoje.
Esperam que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais sobre a memória.
Em breve, teremos um outro personagem que sofre com amnésia. Você imagina quem seja?
Qualquer dúvida, elogio, crítica, sugestão, é só escrever pra gente!

Beijinhos

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *