No Divã dos Personagens – Hulk x Stress
Oi gente!
Como prometido na semana passada, o texto dessa semana é de um personagem “quebradeira”! rs
Trata-se do Hulk, meu super-herói favorito (ok, eu não sou nem um pouco expert em super-heróis, mas, do que eu conheço, é o mais legal).
Primeiro, vamos a história (lembrando que, como vou utilizar de algumas histórias e não apenas uma, podem ocorrer SPOILERS em determinados momentos).
O Hulk teve a sua forma “demônio/monstro” devido a contaminação por raio gama, que é a forma mais energética de luz. Um raio gama possui, ao menos, 10 mil vezes mais energia do que um raio de luz visível. E, como muitos devem saber, o simples raio X, que temos que fazer quando torcemos ou quebramos o pé, por exemplo, em uma dose muito alta, é capaz de matar um ser humano, imagina o raio gama?
Não sei dizer ao certo como o Bruce Banner sobreviveu a isso (caso isso acontecesse no mundo real, ao invés de Incrível Hulk, o máximo que ele viraria é um cadáver, ou seria incinerado instantaneamente, devido à quantidade de radiação), pesquisei nas histórias, mas não encontrei uma resposta (se alguém souber comenta aqui!!! rs)
Pois bem, mas não é sobre raios (e trovões) que eu vou falar né?
Tenho certeza que, em algum momento, todos já tiveram essa sensação terrível de um nervosismo que parece que você vai te fazer subir pelas paredes!
Quando Bruce Banner vivencia uma situação ruim, desagradável, estressante, o que acontece com ele?
Ele se transforma no demônio verde, que tem o poder de destruir o planeta todo!
É, é quase o que acontece com os seres humanos do mundo real quando expostos a altos níveis de stress.
O stress é uma típica de adaptação do corpo a uma situação nova de mudança genérica física ou psíquica. É um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que a pessoa fique atenta e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade e mesmo em situações consideradas positivas e benéficas.
É quando o corpo se prepara para ter uma reação entre “lutar ou fugir”. O corpo de uma pessoa que está com alto nível de stress, manda sinais para o coração para que ele aumente os batimentos cardíacos e se prepare para a luta.
Pois é, nosso corpo é meio igual o do Hulk nesse sentido, nós somos “máquinas” preparadas para lutar em situações necessárias.
O ser humano possui alguns ciclos: relaxamento, estado de alerta, tensão e reação à situação de alerta.
Cada pessoa e cada situação possuem níveis de stress diferentes, e isso pode fazer com que ele haja no organismo de forma positiva ou negativa.
Quando um estado de tensão física e mental é excessivo e demasiadamente longo, acaba sobrecarregando o organismo, o que causa o stress crônico.
No caso do Hulk, acredito ser interessante ressaltar a face de “médico e monstro” “Fera e príncipe”, herói/vilão que ele pode ter.
É uma pessoa comum, mas, dentro dele, existe um demônio, um monstro pronto para atacar se necessário (como o ser humano tem a capacidade do “lutar o fugir” como disse logo acima).
A psicologia reconhece três fatores que são as causas principais de stress, são eles:
– Biológicos (doenças crónicas invalidantes, condições ambientais extremas – como uma pessoa que mora em um local onde ocorrem muitos assaltos, por exemplo)
– Psicossociais (competitividade exagerada – seja ela no trabalho, em grupos de amigos ou até mesmo na família, sentimento de inadequação – quando você não se sente pertencente àquele local)
– Psicológicos individuais (luto, expectativas frustradas, cansaço exagerado, problemas financeiros, etc…)
Aí você vai me perguntar: “Mas Jéssica, se fosse no Mundo real, onde o Bruce estaria inserido?”
E eu te respondo, caro leitor (a):
O que posso dizer é que ele se enquadraria nos três (vamos deixar o raio gama de lado no momento, ok? rs Estamos partindo do pressuposto de mundo real).
Biológico, por conta das condições extremas. Vamos combinar que não deve ser fácil combater vilões e tal.
Psicossociais: lembra na era de Ultron –ALERTA DE SPOILER– o que acontece com ele no final é o que? Uma resposta a inadequação que ele sente vivendo naquele espaço, ele não se sente pertencente àquele lugar (e vamos combinar que deve ser bem triste mesmo isso) e, por ultimo
Psicológico individual, oras, ele é (ainda que modificado) um ser humano, e possui seus problemas e frustrações, como todos nós temos.
Portanto, o que acontece com o Bruce, é sim possível acontecer com os seres humanos do Universo de fora dos quadrinhos, é possível que você “exploda” em uma situação de stress, sim! E isso é super hiper big mega blaster natural, e esperado!
Nós não devemos eliminar totalmente o stress da nossa vida não, em doses adequadas ele é positivo para a nossa vida.
Agora, eu quero falar de algo que acontece na Era de Ultron –ALERTA DE SPOILER- entre Bruce/Hulk e a Viúva Negra.
É possível uma pessoa acalmar a outra com o toque?
E, mais uma vez venho aqui dizer que SIM, caro viajante! É possível e tem explicação científico-psicológica!
Segue comigo:
Alguns estudos recentes nos mostram que o toque é muito mais importante do que se imagina. “(O toque) é a primeira linguagem que aprendemos e nosso mais rico meio de expressão emocional através da vida”, diz o norte-americano Dacher Keltner, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, um dos mais renomados pesquisadores da área.
Uma pesquisa com ratos, feita pela psicóloga norte-americana Darlene Francis e pelo psiquiatra canadense Michael Meaney, revela que os animais muito lambidos e acariciados pelas mães, na infância, se mostram mais calmos e resilientes (a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.) diante de fatores de estresse na fase adulta, além de exibirem um sistema imunológico mais forte.
O toque é muito importante para nós, seres humanos!
Sabe quando dizemos sobre “o poder de um abraço”? É isso! Ou vai dizer que você nunca pensou “só queria um abraço de fulano (a) hoje”?
O que acontece com o Hulk (que volta a ser Bruce) ao toque da Viúva Negra, é quase o mesmo que acontece quando estamos nervosos por algum motivo e um amigo vem tentar nos acalmar, e faz isso com o abraço (que é algo muito brasileiro, aliás).
Bom, é isso que eu queria passar pra vocês hoje!
Acho que deu pra entender um pouquinho sobre o stress, como isso funciona no nosso organismo, né?
Caso tenham alguma dúvida, elogio, crítica, sugestão, entra em contato com a gente!
Pode ser aqui nos comentários, na aba de contato do site, facebook, twitter, ou sinal de fumaça (mentira, sinal de fumaça não rola L )
Vou ficar feliz em ajudar!
Bom, a exposição dele com os raios foi na produção de uma bomba, onde o General Ross queria que ela fosse destrutiva, porém Bruce não a deixa destrutiva em sua forma final, e acreditava que ela poderia curar doenças, porém Tony Stark muda o potencial da bomba, e em uma sabotagem ela explode e as partículas vão ao corpo de Bruce, porém pela sua formação genética desconhecida ele não morre
Pedro, muito obrigada por me explicar! rs
Como eu sempre falo, não sou uma expert em super heróis por estar começando agora a entrar nesse Mundo!
🙂