No Divã dos Personagens – Chandler – Friends

GIF

Oi gente!

Hoje vou falar um pouco sobre um dos personagens da série de maior sucesso de todos os tempos, que teve seu episodio final há quase 11 anos, e ainda sim, continua fazendo sucesso. Sim, estou falando de FRIENDS.
Vale avisar, que, como sempre, contém SPOILERS.
O personagem escolhido, para ser o primeiro analisado da série, é Chandler Bing, que, segundo o próprio, utiliza o humor como forma de defesa desde que os pais se separaram.
Chandler comumente utiliza de piadas (muitas vezes “sem graça”) e comentários sarcásticos como resposta aos mais diversos momentos, inclusive sobre seus próprios problemas.
Essa forma de se proteger com o humor é estudada há muito tempo (mesmo), e vem lá das teorias de Freud (<3).
Existem inúmeros mecanismos de defesas, que nós utilizamos no nosso dia a dia. Esses mecanismos são maneiras que temos de nos proteger do que nos incomoda, nos faz mal, das nossas fragilidades.

GIF
Os mecanismos de defesa, segundo Freud, seriam uma tentativa inconsciente do ego adaptar e amortecer os impactos, desejos e sentimentos inaceitáveis para que eles se expressem de maneira menos desastrosa. Quanto mais rígida emocionalmente uma pessoa for, mais será propensa a utilizar esses mecanismos de defesa do nosso inconsciente.
Para entender melhor, vou explicar um pouco sobre Id, Ego e Superego, segundo Freud.

Id
Id contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento e está presente na constituição, acima de tudo os instintos que se originam da organização somática e encontram expressão psíquica sob formas que nos são desconhecidas. Os conteúdos do Id são quase todos inconscientes, eles incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência. Um pensamento ou uma lembrança, excluído da consciência, mas localizado na área do Id, será capaz de influenciar toda vida mental de uma pessoa. 

GIF

Ego
O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. O Ego se desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id. O Ego considera as tensões produzidas pelos estímulos, coordena e conduz estas tensões adequadamente. A elevação dessas tensões é, em geral, sentida como desprazer e sua redução como prazer. O ego se esforça pelo prazer e busca evitar o desprazer.

O ego é originalmente criado pelo Id na tentativa de melhor enfrentar as necessidades de reduzir a tensão e aumentar o prazer. Contudo, para fazer isto, o Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas.

GIF
Superego

O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade.

Agora deu pra entender melhor, não é? Cada pessoa tem uma forma de defesa, e algumas, como Chandler, utilizam do humor para isso.

As pessoas utilizam do Humor (saudável) quando procuram relativizar um sentimento ou comportamento inaceitável se divertindo consigo mesmo.

Para ficar mais claro, encontrei um vídeo com os melhores momentos do Chandler, e muitos deles, ele utiliza da piada para fugir de situações desconfortáveis:

Bom, é isso gente.
Espero que tenham entendido o que acontece com Chandler e que pode acontecer com qualquer um de nós, não é mesmo? Todos utilizam esses mecanismos, cada um, de uma forma.
Se tiverem alguma dúvida, sugestão, crítica, elogio, podem me falar aqui nos comentários, leio e respondo um a um!
E ah, o próximo personagem, garanto pra vocês, vai ser quebradeira, viu? rs 

GIF

Beijinhos :**

Fonte utilizada para pesquisa: Revista Brasileira de Psicologia

Compartilhe!

Leave a Comment