No Divã dos Personagen – Scar!

“Vida longa ao rei…”.

Oi gente! Tudo bem com vocês?
Hoje, o assunto é um tantinho delicado.
Baseando-me na teoria de Melanie Klein (e aproveitando pra estudar pra prova da semana rs) vou falar um pouquinho sobre a inveja/pulsão de morte – repito, me baseando em sua teoria.

Scar!

scar

Me digam, quem nunca assistiu O rei leão?
Se alguém não assistiu, sugiro que assista, e depois venha ler esse post, porque já aviso: CONTÉM MUITOS SPOILERS.

Então, vamos lá? O resuminho do filme pra vocês:

“Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair) apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.”(adorocinema)

Antes de tudo, não se assustem, ok? O tema é um tanto quanto delicado, mas vocês vão entender direitinho.
A começar desse dialogo, para exemplificar a situação:

“Scar – Ora, então é meu grande irmão descendo das alturas para se misturar com o povo…
Mufasa – Sarabi e eu não vimos você na apresentação de Simba…
Scar – Isso foi hoje? Oh, eu me sinto horrível! Devo ter perdido a memória…
Zazu- Ora essa, desmemoriado como é, como o irmão do rei deveria ser o primeiro da fila.
Scar – Eu era o primeiro da fila até nascer a bolinha peluda.
Mufasa – A bolinha peluda é meu filho e seu futuro rei.
Scar – Ah…… eu tenho que treinar reverência?
Mufasa- Não dê as costas pra mim Scar…
Scar – Ah não Mufasa, mas é melhor você não dar as costas pra mim.”

mufasa-e-scar

Nesse diálogo, que é nos primeiros minutos do filme, já podemos notar o sentimento de inveja do Scar, não é mesmo?
Desdenha de seu Rei, de seu sobrinho, por simplesmente deixar de ter o “lugar na fila” para se tornar Rei também.
Seu desejo é ocupar o lugar de Mufasa.

Agora, vamos entender:

A inveja é a manifestação de um impulso de destruição. É sempre, e na sua maior profundidade, inveja das fontes de vida e, em última análise, inveja da vida (CINTRA e FIGUEIREDO, 2010, p. 125).
A inveja pensa sempre na destruição do objeto invejado, na tentativa de ser tão bom quanto o objeto e quando percebe que não o consegue, tenta destruir.
Agora, você com certeza deve estar pensando uma das duas coisas:

“Eu não sinto inveja” ou “Eu não quero destruir ninguém”

Quando falamos “Ai, que invejinha” e coisas do tipo, geralmente, não significam a inveja propriamente dita, mas sim, uma admiração, ou até mesmo felicidade pelo que o outro conseguiu. O termo “inveja branca” também está errado, viu? Inveja não tem cor: nem branca, nem preta, nem azul, amarela, nem o arco Iris inteiro.

Para Melanie, o que acontece é que a pessoa realmente invejosa (REALMENTE) não pode aproveitar o que vem de outra pessoa nem sentir gratidão. No caso de Scar, ele não sente o mínimo de gratidão por Mufasa, e quer destruí-lo (e não só ele, como seu pequeno filhote, Simba)

maxresdefault

Ele, além disso, tenta desvalorizar ambos, tratando com desdém a autoridade de Rei que Mufasa tem. Quando ele diminui o valor dos dois, eles não o fariam sentir inveja, pelo menos, é o que a teoria nos diz.
Porém, lembrando que é no caso da animação, ele não consegue diminuir seus valores, e tenta a todo custo destruí-los, com a ajuda das hienas, que vejam só, também são invejosas, pois desejam ter os mesmos “poderes” dos leões.

Pois então, ele consegue. Ao menos, acredita conseguir. Matando Mufasa e acreditando que Simba está morto. Ele passa a ser rei, porém, não consegue administrar de forma correta, levando a Pedra do reino há uma (quase) destruição.

Quando Simba finalmente retorna, para sua surpresa, tenta colocar a culpa da morte de Mufasa no pequeno rei, mas enfim, depois de uma luta, confessa.Para se livrar da culpa e da morte, diz que as ideias foram das hienas e que elas eram as inimigas realmente. Elas ouvem e, quando finalmente se encontram, elas, digamos, cobram dele essa fala.

Walt-Disney-Screencaps-Simba-Scar-walt-disney-characters-34940524-5000-2813

É assim que, para Melanie Klein, a inveja funciona. É a maneira de você destruir o outro, ou ter o desejo de destruir o que você admira tanto que quer para você.

Espero que tenham entendido e gostado do texto de hoje. Qualquer dúvida, falem aqui, ok?
Criticas, elogios e sugestões são sempre bem vindas!

Beijinhos :**

Compartilhe!

1 COMMENTS

  1. Fantástico! Confesso que não leio todos os seus textos Jessye, até porque não conheço todos os personagens. Mas os últimos vêm me agradando bastante, pois são personagens que conheço e que posso assimilar com as ideias. 🙂

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *