Mania, TOC ou Transtorno de Personalidade: Monica Geller
Oi Gente!
Tudo bem com vocês?
A personagem de hoje é MINHA FAVORITA de todos os tempos: Monica Geller, de FRIENDS!
A garota com mania de limpeza e um pouco de compulsão alimentar na adolescência…
Vamos então, aos fatos?
Não sei se vocês se lembram, mas já escrevi sobre TOC e MANIA aqui, mas, como essa personagem tem um “agravante”, acho interessante falar sobre novamente.
Comecemos com alguns fatos:
Monica é Ex Obesa. Sempre foi obesa, desde a infância até quase a idade adulta, porém, após um “fora” de um colega, decidiu emagrecer. No ano seguinte, estava magérrima como passou a série toda.
Uma coisa que vale a pena recordar, é que, não lembro em qual temporada exatamente da série, mas é dito que a Mônica sempre foi organizada. Sempre gostou de tudo do jeito certo, arrumava seus brinquedos, etc.
Vamos lembrar as diferenças entre MANIA e TOC:
A mania não interfere na sua rotina e nem causa pensamentos absurdos.
TOC são obsessões ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem tempo ou causar sofrimento acentuado à pessoa.
Obsessões são pensamentos ou ideias, impulsos, imagens, cenas, enfim, são atitudes mentais que invadem a consciência de forma involuntária, repetitiva, persistente e normalmente absurdas”. Essas ideias obsessivas são ou não seguidas de rituais destinados a neutralizá-los, as compulsões.
Compulsões são comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, fazer verificações, fechar portas 4 vezes), ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras (auto impostas) que devem ser seguidas rigidamente.
Uma cena que exemplifica bem a questão da Mônica, é quando sua mãe vai visita-la, e ela, a todo o momento, arruma as almofadas, deixando seus amigos “malucos”, e sem entender os motivos. Sua mãe é extremamente crítica, e observa qualquer coisa que esteja fora do lugar, suja, ou da maneira que acredita ser errada.
Outra cena é quando sua amiga, Rachel, resolve limpar a casa, e mudar de lugar um “banquinho”. Mônica diz que gosta, mas prefere do jeito antigo. Os amigos, então, começam a “critica-la” e brincar com o fato, de que ela precisa que tudo fique da maneira dela, que discordas rapidamente. Vai dormir, deixando um sapato no meio da sala, mas não consegue pregar o olho. Fica pensando inclusive em maneiras de tirar o sapato de lá, e acordar mais cedo para coloca-lo de volta, para que ninguém perceba. Nesse momento ela pensa: “preciso de ajuda”, pois percebe o quanto aquilo estava ficando incontrolável.
Quando Ross arruma uma namorada que é acumuladora, e conta para Mônica o estado do apartamento, ela aparece na casa da garota, com balde, pano, sabão, para fazer a limpeza.
Ela possui produtos para lavar carro, mesmo sem ter carro, porque “um dia os carros da rua estavam sujos e ela precisou limpar”.
Bem, além disso, tudo, em alguns momentos ela tem certa compulsão alimentar, comendo doces sem parar.
Vamos então, resolver essa questão?
Ela é metódica, gosta de tudo no lugar, é perfeccionista.
Ela não conseguia dormir com o sapato no meio da sala.
Ela lavou carros de desconhecidos.
O que ela tem pode ser considerado um transtorno de personalidade e não apenas TOC ou mania?
Bem, se considerarmos que ela sempre foi assim, isso pode ser um transtorno de personalidade: que é a personalidade Anancástica.
O que é, então, essa personalidade:
“Neste transtorno de personalidade há um padrão generalizado de perfeccionismo e inflexibilidade. Trata-se da personalidade obsessivo-compulsiva e as pessoas assim se preocupam com a observância das normas, das regras, com a organização das coisas e com os detalhes do cotidiano.
Normalmente essas pessoas são escravizadas pelo simétrico, pela limpeza e pela ordem das coisas, desde a arrumação de seus pertences pessoais, como guarda-roupas, gavetas, mesas, até a organização extremamente cuidadosa de coisas relacionadas à ocupação e profissão. As pessoas portadoras do transtorno anancástico da personalidade sofrem com tudo que contraria suas próprias regras, determinações e manias, por isso são exigentes e inflexíveis consigo próprias e com os que lhes são mais próximo.
As características das pessoas anancásticas passam pela presença de sentimentos de dúvida e cautela excessivos. Isso acaba fazendo com que tenham a necessidade constante de se certificarem sobre estar fazendo a coisa certa. Perguntas repetitivas neste sentido e conferência continuada de tudo que fazem é a regra. Por conta disso estão sempre contando e recontando, além de evitarem tomar decisões, principalmente por reavaliarem seguidamente a questão das prioridades.
Há exagerada preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização e esquemas. A preocupação com que as coisas saiam perfeitas e muito bem planejadas acaba por comprometer substancialmente a execução dessas mesmas coisas. Aqui nota-se também inflexibilidade, rigidez e teimosia. É comum as pessoas obsessivo-compulsivas perderem muito tempo alinhando coisas, papeis, livros, roupas. Caso essas coisas não estejam “no lugar certo” perturbam-se significativamente.”
Bem, quem conhece a série, acho que também enxergou a mônica nesse pequeno trecho acima.
Sim. Ao que tudo indica Mônica não é apenas uma pessoa com Mania, mas sim, tem uma personalidade Anancástica.
Mas Jéssica, eu também gosto de tudo certinho, gosto de organização, eu tenho essa personalidade?
Bem, pode ser que sim. Mas também todos nós acabamos tendo alguns traços de personalidade dos transtornos, e não há nada de errado nisso, viu?
É isso, gente. Espero que tenham gostado.
Beijinhos :**
Fonte utilizada: psiquweb
Como assim mania não atrapalha a vida da pessoa? Mania pode levar uma pessoa a falência, por exemplo. Só pra lembrar que mania não tem nada a ver com hábitos exagerados (“fulano tem mania de limpeza”, isso é termo leigo, mania não tem nada a ver com isso).
Inclusive pessoas maníacas podem ser extremamente desorganizadas, podem ter perda de insight, delírios de grandeza (ou seja, pode sim ter pensamentos irreais) e falta de atenção (que muita gente vai dizer que é TDAH). Um amigo meu teve quadro maníaco, inclusive, perdeu aulas por semanas e comprou diversas coisas na internet. Algumas pessoas exageram, por exemplo, comprando 200 televisões, uma penca de sofás, arrumam diversas atividades, podendo ou não ser capaz de completar todas. Mania não é um quadro engessado, mas segue um shape em comum. Monica pode até ser maniaca, mas com ctz não é pelos hábitos de limpeza, isso tem muito mais a ver com TOC (a grande maioria desses transtornos envolvem excesso de limpeza, mas pode envolver qualquer outro aspecto da vida, geralmente a pessoa tem uma invasão de pensamentos obsessivos, e ela precisa realizar atividades dispendiosas – compulsões – na tentativa de se livrar desses pensamentos obsessivos). Tanto mania quanto TOC podem interferir seriamente na rotina e no relacionamento interpessoal da pessoa.
Bom dia Pedro, tudo bem?
Então, eu concordo e entendi o que você disse, considerando a MANIA como a MANIA do transtorno maníaco.
O que eu utilizei no texto como mania foi a do senso comum mesmo, o “costume”.
Eu deveria ter deixado isso claro no texto, para evitar interpretações erradas.
Mas as suas pontuações foram excelentes e fico muito feliz com um comentário como o seu 🙂
Vou escrever sobre Episódio Maníaco, para entrar no tema e deixar pontuações especiais sobre o que difere da mania do senso comum e da mania do transtorno.
Obrigada pelo comentário.
:**
We are on a break!!!!!!!
Não, Rachel e Ross estavam dando um tempo mas NEM TINHA ESFRIADO A BRIGA, então, não justifica a atirude dele. hahahaha #TeamRachel
#TeamRoss. Ela disse que queria um tempo e ele aceitou quando bateu a porta. Vc precisa fazer um post sobre isso heuehueuehuh
Mas ainda sim, ele foi rápido demais. Sempre serei #TeamRachel!
hahahahahaha
Olha, boa sugestão…
Quem sabe o próximo post eu não faça sobre isso?
😉
Adoro a Mônica. Discordo apenas quanto ao trecho da personalidade Anancástica que diz que a pessoa é “escravizada”, pois sempre enxerguei a Mônica como uma pessoa dinâmica. Vale lembrar também que ela é uma personagem extremamente competitiva, e que gosta de competir nas coisas em que se sai melhor do que os outros Friends. Parabéns pelo texto
Olá, Wihaa!
Então, a pessoa que tem algum transtorno de personalidade, necessita ter ao menos três características.
A Mônica realmente é uma pessoa bem dinâmica (e é minha preferida na série), porém, vejo que ela realiza alguns padrões de comportamento religiosamente, nesse sentido acredito que ela seja “escravizada”.
^_^
Obrigada pelo comentário, observações e claro, pelo parabéns rs
Em breve escreverei sobre outros personagens de FRIENDS ^_^
Beijoos