Locomotiva de Som – Tenacious D

Fala galera! Aqui é o Héric, e hoje é minha vez de falar no Locomotiva de Som! E a banda que escolhi é bem conhecida, tem até  filme! Sim, meus amigos, vou falar de Tenacious D!

Tenacious D é uma banda de Hard Rock formada em 1994 por Jack Black e Kyle Gass. No começo eles eram apenas uma dupla acústica (vocal e violão), e ganharam destaque 5 anos depois, quando estreou a sua série de TV de mesmo nome, que apoiava grandes bandas de Rock. Seu primeiro álbum oficial foi sair somente no ano de 2001, onde o single “Tribute” atingiu o Top 10 americano. Com o lançamento do single “The Metal” a banda foi exibida pela primeira vez no Saturday Night Live. Em 2006, gravaram o aclamado filme Tenacious D: The Pick of Destiny (que no Brasil recebeu o título “Tenacious D-: Uma Dupla Infernal), juntamente com o álbum da trilha sonora do filme (que diga-se de passagem, É DO CARALHO!).

locomotiv-de-som-tenacious-d-1

Jack Black diz ser influenciado por bandas do rock clássico como The Who e Led Zeppelin. Já Kyle Gass teve influências como Tom Waits e Tony Robbins. A inspiração para o single “Tribute” veio quando Jack Black tocou a música One do Metallica para Kyle, dizendo que aquela era “a melhor música do mundo”, e se propôs a compôr uma música melhor ainda. O estilo musical de Tenacious D é classificado como Hard Rock, porém pela natureza cômica de suas letras, é chamada pelos críticos de “rock mock”. As músicas falam sobre a amizade dos dois, suas puberdades, suas proezas sexuais, o uso de marijuana (sim, Jack Black e Kyle Gass são pró-cannabis, podemos ver isso no filme), tudo muito escrachado.

locomotiv-de-som-tenacious-d-2

Mas porque o nome “Tenacious D”? Segundo os integrantes da banda, esse nome veio de uma narração de um jogo de basquete, onde o narrador descreveu a defesa como “Tenacious Defense. Porém, a letra D, em inglês, é uma gíria para “pinto”, assim como é a representação da nota Ré. Ou seja, Tenacious D é literalmente “Pinto tenaz” ou “Ré Tenaz” (puta que pariu XD).




Compartilhe!

Leave a Comment