Locomotiva de Som – Calle 13

CALLE 13

— Vamos fazer com que mova seu pescoço em 90 graus, para cima e para baixo, como se estivesse dizendo que sim! No ritmo do baixo elétrico!
— Cuidado com a guia!
— Não vá passar em cima do buraco!
— Cuidado com as pessoas! Olha pra frente!
— Aumenta o volume do rádio e cabeceia como um demente!
— O sinal ficou vermelho! Para!
— Para! Para!
(— Quem foi que provocou o acidente?)
— CALLE 13, EL RESIDENTE!!!

Olá, seres providos de carbono e amoníaco, tudo bem com vossos emaranhados mentais? Hoje sou eu quem botará o som na vitrola do Locomotiva de Som! E, como podem esperar, nada de Mainstream vai pintar por aqui! Hoje lhes trago un sonido caliente que hace que hemos agitado todo el cuerpo, mientras que una mezcla que hace que la cabeza ponerse al trabajo!! Musica Latina, crianças! No melhor estilo!

calle-13-1

Em 2005 nascia um grupo forte em um estilo que denomina-se “Música Urbana”, diria até que Calle 13 é a maior referencia mundial no estilo. A Música Urbana é formada obrigatoriamente por uma harmonia regional para com um contexto intimista, abranja ideias e ideais, sendo estes, tanto raciocináveis ou meramente divertidos.

O grupo é formado por René Pérez, vocalista e letrista, estudou para ser contador e acabou em Belas Artes na área de animação, conhecido El Residente, Eduardo Cabra compositor e instrumentista, conhecido por Visitante, formou-se em ciências da computação e sempre foi ligado a musica, principalmente a tribal, os dois se conhecem desde os 2 aninhos de idade, os nomes vem de uma lembrança de quando eram crianças, relacionada ao condomínio qual René morava, quando alguém chegava, perguntavam se era residente ou visitante. Mais tarde a senhorita Ileana Cabra Joglar entrou também para o grupo como vocalista, é a irmã de Visitante, ficou conhecida por PG-13.

calle-13-2Mas essas e outras informações você encontra com o Papai Google. Vamos falar das músicas.

Calle 13 iniciou suas produções musicais com o Reggaeton, mas logo agregou estilos diversos às suas composições, sendo de vertentes da Cumbia, do Hip Hop, ou mesmo do regionalismo enorme que carregam… Ok, mas o ritmo é só 40% do pacote deste presente…

El Residente é um excelente letrista e em suas letras consegue expressar não só o assunto em questão escrachado, mas faz com que haja um intertexto mental em quem houve. Como se, as letras começassem a fazer o cérebro caminhar por várias estradas diferentes entre discernimento e probabilidades…

Bom, vamos parar de falas e colocar música:

Dentre vários temas abordados, Calle 13 sempre manda um recado:

Foi com esta música que os conheci, uma critica incrível! Com participação especial de Maria Rita *_*

René também escreve coisas bonitinhas ^^

Continuando com mais um pouco de crítica, esse clipe é de tirar o fôlego, um trabalho teatral… Não sei, mas sempre me emociono com ele o.O :

E claro, as descontrações… ^^

Tem muita coisa boa do grupo para apreciar, seja em uma festa, ou mesmo no carro, nos fones de ouvido ou em qualquer lugar, nem dissertei muito sobre as canções pois elas fazem isso por si só!

Vamos finalizar com o single do último álbum de 2014 ^^

Hasta para todos! 😉

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *