Locomotech – Hardware Básico

Fala galera do Locomotech… tudo bem com vocês? Bora lá pra mais um texto altamente tecnológico? Demorou então!!

Hoje vou explicar basicamente sobre hardware, mas primeiro é preciso dizer o que este termo significa. Todo sistema computacional, e quando uso esta expressão  estou me referindo a todos as partes que compõem um computador, é basicamente composto por uma  parte física e uma parte virtual. A parte física é o dispositivo em si, seja ele um computador composto de gabinete e itens periféricos , um notebook,  um tablet , smartphone ou qualquer outro dispositivo computadorizado, então o meu dispositivo é o hardware. Para ficar mais claro, quando a parada não funciona, hardware é o que se chuta, bate ou joga na parede.

Logicamente a parte física é composto de várias partes, que vou explicar basicamente neste texto, mas que iremos nos aprofundar mais em textos futuros.

hardware-1

Com certeza a parte mais importante de qualquer computador é seu “cérebro” que comumente chamamos de processador. Um processador é um chip acoplado a um soquete na placa principal, a “placa mãe”. Sua função praticamente é realizar análises lógicas e cálculos matemáticos e devolver este resultado. Como falamos  antes nesta coluna, um programa de computador nada mais é do que uma sequencia de instruções que depois de executadas dão um resultado e é exatamente isto que o processador analisa, as instruções, que são convertidas em código binários e interpretadas por ele

Mas se o computador só entende códigos binários, como ele faz isto e tão rápido ainda por cima?

Lembra que todo processador tem seu nome e uma especificação em Hertz (Hz)?

hardware-3

Então este valor em hz geralmente é chamado de clock do processador e ele mede a quantidade de impulsos elétricos que conseguem ser enviados e analisados em um segundo. Só para se ter uma ideia 1 GHz ou 1 gigahertz é equivalente a 1 bilhão de impulsos elétricos em um segundo. Através desta sequencias de impulsos que são entendidos como números binários (01001010), um computador consegue representar o que quiser, sendo textos, números, símbolos ou valores lógicos (verdadeiro e falso), sendo possível fazer qualquer operação matemática e todo tipo de comparação.

Mas peraí, se o processador apenas executa as instruções uma de cada vez, como ele consegue dar um resultado baseado em uma sequencias de cálculos? Se o processador não é capaz de guardar o calculo que realizou antes ele jamais conseguiria terminar uma conta composta de várias partes, certo? Correto!

hardware-2

Então para isto que existem as memórias. E com certeza a memória RAM está entre as mais importantes. Isto porque é ela responsável por manter as informações do que está em execução neste exata momento no seu computador. Quando você inicia um programa, por exemplo uma calculadora, as instruções de execução dele são acessadas na sua HD e  carregadas na RAM, além de reservar um pouco  memória para receber valores de entrada do usuário. Quado a pessoa insere as informações para calcular 9² por exemplo, estes valores são armazenados e a instrução de como realizar cálculos exponencias do programa são enviadas ao processador ele as executa e reserva uma outra área para devolver e guardar o resultado. Que depois de mais algumas instruções interpretadas e apresentado ao usuário.

Bom galera hoje eu dei uma rápida explicada sobre hardware e sobre dois dos mais importantes componentes de um computador. Esperem os próximos textos que vamos da explicações mais aprofundadas (mas claro que sem ser técnicas e chatas) do funcionamento da parte físcia de um computador.

Um grande abraço e acompanhem nosso site estas  semana como muito conteúdo sobre a Comic Con Experience!

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *