Locomotech – Formatos de Vídeo!

E ai galera! E estou eu aqui de novo continuando esta viagem pelas extensões e formatos de arquivos. aa4d8afe6b581c35d4f2469120ad73aeEmbora esteja me atendo apenas as extensões de mídias em geral (tais como arquivos de audio, documentos, imagens), que são mais utilizadas por usuários comuns, acredito que até agora deu pra deixar um pouco mais claro porque o computador precisa daquele “.AlgumaCoisa” depois do nome do arquivo e como eles funcionam. Lógicamente existem uma infinidades de extensões e não estou exagerando quando digo infinidade, assim sendo, não vou explicar todas uma a uma. Primeiramente porque eu acabaria passando muito tempo falando apenas deste assunto e esta série demoraria muito pra te fim (a qualquer momento você se irritaria e me mandaria se fo&#… aaahhh deixa pra lá). Em segundo lugar porque entre todos as extensões que a informática oferece, existem algumas para fins muito especificos e complexos de explicar a um simples usuário, que não pretende se aprofundar nas areas de conhecimento que o setor de Tecnologia da Informação oferece, ou seja, uma boa parte das extensões que existem são direcionadas a programadores e profissionais que trabalham diretamente com computadores. A unica coisa que você precisa saber é que não deve deleta-las do seu computador (vai por mim… jamais delete “.bat”, “.exe” ou “.dll” de sua maquina… sua dor de cabeça vai ser enoooormeee… hahahahahaha). Vou explanar levemente sobre algumas desta extensões no próximo (e talvez o último) texto desta sério sobre formatos de arquivos. Mas obviamente esta série não ficara completa se não vôs falasse de um importantissimo tipo de midia muito usual no dia-a-dia de qualquer usuário, e principalmente na internet: O vídeo. E se uma imagem diz mais do que mil palavras… um video então…
Esta com certeza é a midia que ocupa mais espaço em disco e o motivo é simples, sendo que não é necessário ter nenhum conhecimento em informatica para concluir o porque: Todo mundo sabe que um video nada mais é que uma sequencia de “fotos” (sendo mais conhecida por quadros ou frames), que exibidas em uma determinada velocidade, uma após a outra dão a impressão de movimento. Para se ter uma ideia um segundo de filme tem pelo menos 30 quadros. Sendo então que um filme não passa de uma sequencia de imagens, por este aspecto a codificação deles pelo computador nada difere do que foi explicado no texto sobre formatos de imagens, com a diferença de não ser mais apenas uma unica imagem, mas várias. Se lembramos bem até temos dois formato de imagem que tem este comportamento. O “.gif” e o “.apng” guardam no mesmo arquivo uma sequencia de quadros que são apresentados em loop um a um, criando o efeito de de animação da imagem.

GIF

Só que os formatos de video tem mais do que imagens animadas… pois no mesmo arquivo, alem dos quadros que compoem o filme temos um segundo item: O Som. Obviamente a codificação de som seguem os mesmo padrões que já foram explicados no texto sobre formatos de audio, sendo que existe uma arquitetura e organização de informações para que o audio e video possam ser sincronizados. Ai você pode até perguntar… mas cada condificação de formato não esta atrelada a extensão? A resposta é “nem sempre”! E o motivo são os chamados codecs. Na verdade muitas extensões, principalmente de áudio e vídeo, são apenas um container para o resultado do processamento deste ou daquele codec. Um codec por definição é um algoritimo (que em programação nada mais é que uma série de instruções, ou comandos, que um computador entende e dizem passo-a-passo o que o computador deve fazer, para atingir um resultado esperado por uma pessoa, como por exemplo a conversão de bits em sons) que serve para codificar e cumprimir informações de um tipo de dado e deixa-los menores mais ainda interpretaveis, ou seja, um codec para videos consegue deixar um video que ocuparia muito espaço em disco de um tamanho menor, eliminando informações em excesso que podem causa uma perda de qualidade não significativa. Sendo assim, um formato pode usar vários codecs e o mesmo codec pode ser usado por vários formatos.
Quando se trata de videos a importancia do codec é extrema, afinal de contas, seria muito dificil armazenar videos em qualquer tipo de mídia se eles não existissem. Se armazenassemos um unico quadro de video numa resolução, padrão sem compressão, já estariamos ocupando um espaço de cerca de 1 MB (megabyte). Levando em consideração que teremos no minimo 30 quadros por segundo, um video de 30 segundos ocuparia quase 1 GB (Gigabyte). Lógicamente o video em seu formato original tem total qualidade, mas o processo e compressão é necessario. Umas das coisa importantes no processo de compressão que já foi comentada anteriormente para midias de áudio é a taxa de bits do arquivo que afeta diretamente a qualidade e o streaming de video, sendo que é algo que precisa ser equilibrado.

extensões, audios e codecs

Entre os codecs mais populares estão o DivX que realiza compactação de vídeo sem perda de qualidade através de um complexo sistema de repetição de frames idênticos e sobreposição de elementos dinâmicos, além do seu sucessor, o DivX HD, que é um ótimo codec para compressão em alta definição tais como 1080p e 720p. Outro excelente codec popular e conhecido é o XviD, que foi desenvolvido para ser um rival do DivX, conseguindo qualidade de video superior a seu concorrente, mas exigindo muito do hardware do processo de compressão. O MPEG é tambem um codec muito popular associando audio e video com taxa de reprodução de 1,5 Mbps por segundo em sua versão MPEG-1 e 10 Mbps na sua versão MPEG-2. o OGM (Ogg Media File), é um codec bem versátil, disponibilizando o suporte a capítulos, armazenamento de áudios duplos, compatibilidade com vários formatos de áudio e até nove legendas diferentes no mesmo arquivo. o H.264 foi criado para comprimir vídeos de ótima qualidade em arquivos com baixa taxa de bits, torna possível a compressão de vídeos de espaço elevado em disco sem perdas significativas na qualidade apresentada.

Entre as extensões mais comuns estão o MKV que integra áudio, vídeo e legendas em arquivos únicos e de qualidade excelente, mas o tamanho elevado dos arquivos tem limitado a expansão, deixando-o menos popular. Já FLV foi popularizado devido ao sucesso com streaming de vídeos pois a compressão utilizada os torna bem mais compactos do que vídeos de formatos mais tradicionais. O AVI tornou-se muito popular por conta de muitos desenvolvedores de codecs a escolherem com extensão padrão e por ter sido por um certo tempo o formato padrão do windows. O formato MOV foi desenvolvido pela Apple e pela alta compatibilidade, é um dos formatos mais usados em vídeos para transferência via streaming. O WMV tem qualidade boa, mas não se compara aos arquivos de alta definição, como o MKV, mas é compatível com boa parte dos reprodutores multimídia e é o atual formato nativo do windows. O RMVB é um formato que oferece qualidade média/boa e ocupa pouco espaço em disco, além de trabalhar com taxa de bits variável. O VOB é o mais encontrados na maioria dos DVDs de vídeo pois consegue integrar vídeo, áudio, legenda e menus em apenas um arquivo e tem compressão semelhante à feita nos arquivos MPEG-2.

Além dos Codecs e extensões temos tambem um processo conhecido popularmente como ripagem, que nada mais é que a extração e codificação do conteudo de uma midia física (Dvds, HDDVD, Blu-rays…) em formatos que sejam compatíveis com players comuns. Entre os mais populares estão o BRRip utilizado para ripagem de Blu-rays. O HDDVDRips que consegue ripar em arquivos ainda menores que o BRRip, mesmo utilizando os mesmos codecs e tendo a mesma resolução. E por fim o DVDRip que são extraídos diretamente de DVDs e convertidos para outros formatos onde são retirados os menus e informações adicionais com o intuito de ocupar menos espaço em disco.

Bom galera, em relação a arquivos de video isto é tudo. Sobre mídias, em geral encerramos nossa série de formato de arquivo, embora ainda reste falar sobre algumas extensões populares que não reference a midia. Até o próximo LocomoTech então galera… Um grande abraço! Fuuiii!

Compartilhe!

Leave a Comment