Fobias Específicas – Courlfobia – Sam Winchester

Oi gente, tudo bem com vocês?

Aproveitando o mês de outubro, mês do Halloween e onde muitos medos surgem, vou começar uma série sobre FOBIAS ESPECÍFICAS.

ATENÇÃO!

As imagens dos posts foram selecionadas para que não haja nenhum tipo de desconforto aos portadores de fobias.

Caso você tenha alguma ou tenha curiosidade sobre alguma, é só falar aqui nos comentários ou no email, que eu prometo que sai texto sobre ela.

IMPORTANTE: caso você conheça alguém que tenha fobia, evite fazer com que a pessoa tenha crises de pânico. Não enviem imagens, vídeos, brincadeiras com o objeto que causa pavor. Seja legal. <3

 

Eu já falei sobre fobia aqui mas vamos relembrar?

 

Fobia é o medo irracional de algo, seja pessoa, personagem, situação ou objeto. É um medo angustiante e obsessivo. Capaz de paralisar a pessoa, dependendo do nível.

Diferente do medo, que é um aliado nosso, capaz de nos proteger de situações de perigo real.

Pois bem, hoje quero falar sobre a Courlfobia, que é a fobia de palhaços.

O personagem que me inspirou esse primeiro texto foi o Sam, de Supernatural

Eu confesso que não acompanho a série, mas ela tem fãs fiéis que tem uma WIKIPÉDIA específica rs, e está aqui o que encontrei sobre:

“Desde que era criança, Sam teve medo de palhaços. Dean diz que Sam chorava ao ver palhaços na televisão. Em duas ocasiões, Sam teve que enfrentar palhaços nas caçadas. Na primeira se tratava de um rakshasa, um monstro que só entra nas casas se for convidado. Por isso ele se vestia de palhaço para que as crianças o deixassem entrar. Depois um homem pegava os desenhos dos maiores medos das crianças e usava um feitiço para que esses medos se tornassem realidade e matassem os pais dessas crianças. Para impedir que os Winchester acabem com seus planos, ele pega o desenho de palhaços e usa contra Sam.”

Ou seja, a fobia de Sam vem desde a infância, sem uma explicação racional de como surgiu.

Bom, chega de enrolação e vamos lá:O que é, afinal, a Courlfobia em termos mais técnicos:

Coulrofobia é o termo psiquiátrico que é usado para aqueles que tem medo de palhaços. É comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia”

Esse vídeo aqui me ajuda MUITO a explicar o que a pessoa que tem Courlfoibia sente:

 

ATENÇÃO – O VÍDEO POSSUI IMAGENS DE PALHAÇOS E PALHAÇO NO FINAL. CASO VOCÊ TENHA A FOBIA NÃO ASSISTA.

Muitas pessoas buscam explicação para o que é e por que surge a coulrfobia. Existem estudos que dizem que ela pode vir do nosso inconsciente coletivo, onde palhaços são retratados de forma assustadora.

O primeiro palhaço com as vestimentas que conhecemos a surgir foi Grimaldi, em 1820. Ele foi o primeiro a usar a maquiagem toda branca no rosto,cores fortes e alegras ao redor dos olhos e da boca e  roupas espalhafatosas ao fazer suas trabalhadas, na época, nos mais renomados teatros de Londres. Porém, o que se sabe sobre ele é que era um ser perverso, fazia os filhos passarem fome, era cruel, batedor de carteiras além de supostos (não são confirmados) casos de pedofilia.

A fama do palhaço foi acabando e terminou a sua vida nas ruas, sem dinheiro. E foi a partir daí que os palhaços começaram a se apresentar em circos e não mais nos teatros.

Foi Charles Dickens que escreveu uma série nos jornais, contando a história de Grimaldi, e é daí que acredita-se que surgiu a história dos palhaços serem assustadores por trás da maquiagem.

A partir daí, outros criminosos surgiram e que tinham como profissão ser palhaço. O mais conhecido/famoso até hoje é Pogo, que na década de 1970 estuprou e assassinou 35 crianças e jovens nos EUA, e até hoje é conhecido como Palhaço Assassino.

Vários outros casos envolvendo a figura do palhaço surgiram e a partir dos anos 1980 escritores e diretores começaram a utilizar o personagem como sinônimo de medo, em seus livros e filmes. O mais famoso, talvez, seja It, de Stephen King, que depois virou filme.

Contei toda essa história para vocês pois achei interessante que, mesmo quem não tem a fobia, muitas vezes não gosta ou tem “apenas medo” da figura do palhaço. No nosso inconsciente ele já é retratado como um “ser do mal”.

Deixando bem claro que respeito a profissão de palhaço e não estou dizendo de forma alguma que todos possam causar algum mau, apenas relatando casos que ocorreram e que possam ser a causa da fobia sem explicação.

Mas crianças, muitas vezes, nem sonham com a ideia do palhaço ser assassino, e mesmo assim começam a ter medo e a fobia, o que acontece?

Pois bem, uma explicação que acabei encontrando e achei bastante pertinente é que o palhaço é misterioso, errado em certas formas.

Ele é um ser humano adulto, mas usa cores e roupas, e maquiagem de uma maneira nada familiar.

Fora que crianças menores de cinco anos são muito reativas a rostos diferentes, que, combinados com a estranhesa das roupas e maquiagens, possa criar o “combo” que produz a fobia. (aparentemente esse é o meu caso, pois minha fobia começou quando eu tinha entre 1 e 2 anos).

           Strauss, em 1961, nos deixou uma outra maneira de pensar. Segundo ele o ato de se mascarar proporciona certa liberdade a pessoa, visto que suas atitudes não são ligadas ao seu rosto. Essa liberdade pode passar também a sensação de perigo, pois uma pessoa que não tomará para si as consequências não tem porque temê-las, permitindo assim que faça coisas assustadoras.

 

Bom gente é isso por hoje.

Espero que vocês gostem dessa série sobre fobias.

Curtam, compartilhem, recomendem, comentem, mandem email, me ajude a falar mais sobre os personagens que vocês gostam!

 

Beijinhos :**

 

(confesso que esse é o texto mais difícil de escrever para o Locomotiva até agora porque EU tenho essa fobia e é muito difícil pesquisar sobre o assunto sem me deparar com milhares de imagens que me causam calafrios)

Fontes:

Apostila de Psicologia

Psicologia para curiosos

Supernatural Wiki

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *