Expresso do Oriente – Pokémon: Jogos não tão conhecidos!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E assim como muitos de vocês, eu estava extremamente ansioso com o lançamento do novo jogo da Nintendo, o Pokémon Go… Enfim, semana passada ele foi lançado em alguns países, mas não foi lançado oficialmente no Brasil. Mas vocês sabem né, brasileiro sempre tem um “jeitinho” pra tudo… Muita gente (como eu) instalou o app por fontes não oficiais. Infelizmente a brincadeira durou pouco, e a Nintendo já bloqueou o app aqui no nosso país. É, o jeito vai ser esperar até o lançamento oficial aqui nas terras tupiniquins… Mas olha, não fique triste! Você, fã assíduo da franquia Pokémon, tem uma caralhada de jogos pra jogar até que o tão esperado Pokémon Go seja lançado oficialmente por aqui! Alguns até, que aposto que você nunca ouviu falar! E é disso que vou falar no texto dessa semana: sobre os jogos não tão conhecidos da famosa franquia da Nintendo!

 

 

Pokémon Trading Card Game


TCG-GBC

 

Ano de lançamento: 1998(Japão), 2000(EUA)

Console: Game Boy Color

 

Pra quem gosta do jogo de cartas do Pokémon, esse é um prato cheio.  O jogo possui a mesma mecânica e as mesmas regras do card game da vida real. E ainda dava pra trocar cards entre 2 Gameboys com o mesmo jogo via cabo link. Foi lançado o Pokémon TCG 2, porém só no Japão. Mas deve ter alguma Rom Hack traduzida por aí…

 

Pokémon Pinball: Ruby&Sapphire

Pokemon-Pinball-Ruby-Sapphire-900x0 

Ano de lançamento: 2003

Console: Game Boy Advance

 

Uma pinball machine com temática Pokémon. A bolinha da máquina é substituída por uma pokébola,  e conforme você acerta os pokémons da mesa, aparecem alguns mini-games. Divertidinho, até.

 

 

Pokémon Puzzle Challenge

pokemon-puzzle-challenge-1

 

Ano de lançamento: 2000(JP), 2001 (Europa, Sistema PAL)

Console:  Game Boy Color

 

Era um game casual de se fazer combinações de peças da mesma cor, enquanto seu Pokémon luta com outro Pokémon. Os “combos” feitos no jogo são os ataques contra o oponente. Parecido com o que é o Candy Crush hoje.

 

 

Pokémon Ranger

maxresdefault

Ano de lançamento: 2006(JP), 2007(EUA)

Console: Nintendo DS

 

Pokémon Ranger utiliza de um novo conceito para pegar Pokémon: obtê-los, usá-los e soltá-los. Para isso, utiliza-se o Capture Styler, um aparelho que possibilita que um Pokémon com o Capture Disc e obter o controle dos mesmos. Cercando-o com o Stylus vária vezes faz com que ele seja derrotado e seja dominado por um tempo. De acordo com o tipo do Pokémon, o jogador pode usar o Poké Assist, que varia de Pokémon para Pokémon, tanto em uma batalha quanto no campo. O Poké Assist de cada Pokémon só é usado uma vez, logo após isso, ele é solto. O jogo utiliza bem a segunda tela do Nintendo DS, e é um título bem divertido e diferente pros fãs de Pokémon (ah, como eu me arrependo de ter vendido o meu DS L).

 

 

Pokemon Mistery Dungeon Blue Rescue Team e Red Rescue Team

maxresdefault (1)

 

Ano de lançamento: 2006(JP) e 2007(EUA)

Consoles: Game Boy Advance (Red) e Nintendo DS (Blue)

 

Este jogo já é bem diferente dos demais pelo fato de o protagonista ser um Pokémon, ao invés de um treinador.  Como você controla um Pokémon, obviamente não utiliza pokébolas. Ao invés disso, o jogador deve ficar “amigo” dos outros pokémons e recrutá-los para seu time. Nesse jogo a batalha não se dá por encontros aleatórios, e sim por inimigos que são encontrados no mapa. A gameplay lembra bastante o game Chocobo’s Dungeon (Squaresoft, 1998) lançado para Ps One. Mistery Dungeon é um jogo muito bonito e divertido, e é uma bela alternativa pra quem se cansou de ser um mestre Pokémon.

 

 

Hey you, Pikachu!
o_facecoverzcom-1324040198702_zps4d7b4fe5

 

Ano de lançamento: 1998(JP) e 2000(EUA)

Console: Nintendo 64

 

Hey you, Pikachu! foi o primeiro game da história dos videogames a utilizar comandos de voz para controlar o jogo. No game, o jogador encontra um Pikachu selvagem e deve cuidar dele, e conversar com ele todos os dias para que não fique triste. Eu não cheguei a jogar, mas imagino que para a tecnologia de reconhecimento de voz existente na época, devia ser bem difícil de dar os comandos pelo microfone. Mas mesmo assim, a ideia não deixa de ser interessante. Foi lançada uma sequência indireta para Nintendo Gamecube, o Pokémon Channel.

 

 

Pokémon Snap!
pokemonsnaptitle

 

Ano de lançamento: N64: 1999(JP), 2000(EUA); Wii: 2007

Consoles: Nintendo 64 e Wii (Virtual Console)

 

Esse era diversão garantida! O objetivo do jogo era tirar fotos de pokémons selvagens, no melhor ângulo possível. No final da fase o Prof. Carvalho avaliava as melhores fotos e dava a pontuação.  O jogo era extremamente viciante, pois alguns pokémons eram muito difíceis de fotografar (Mew, por exemplo) e estes davam as maiores pontuações.  O game foi um dos primeiros spin-offs da série, e é divertidíssimo até hoje, tanto que ele foi disponibilizado anos mais tarde no Virtual Console do Nintendo Wii.

 

 

Pokémon Box: Ruby&Sapphire

 

Ano de lançamento: 2003(JP), 2004(EUA)

Console: Nintendo Gamecube

 

Isso na verdade não é um jogo… se trata de um “Dropbox Pokémon”, onde você pode depositar os Pokémons da terceira geração (Pokémon Ruby, Sapphire, FireRed, LeafGreen e Emerald) dentro de vários boxes. Tinha capacidade para abrigar até 1 500 Pokémon e só era obtido comprando através do site japonês ou pelo Pokémon Center de Nova York. Não é mais vendido em nenhum lugar.

 

 

Pokémon Dash

maxresdefault (2)

Ano de Lançamento: 2004(JP), 2005 (EUA)

Console: Nintendo DS

 

É um jogo de corrida entre pokémons com uma gameplay bem estranha, onde vc controla o personagem com a Stylus. Não tem muito o que falar sobre esse jogo, só que ele ele recebeu avaliações ruins das grandes revistas de videogame (Inclusive da própria  Nintendo World).

 

 

Pokémate

B6N97btCQAE8XDH

Ano de lançamento: 2006 (Apenas no Japão)

Console(?): Mobile Phone

 

Esse jogo merece destaque por ser um dos poucos da série por ter sido desenvolvido por uma third-party(Square Enix) e para um console não Nintendo (telefone móvel, com plataforma Java). Pokémate, lançado apenas no Japão, era um “bichinho virtual” de Pokémon. Além do Pokémon inicial, o jogador tinha mais 10 pokébolas para capturar outros pokémons. Por se tratar de um Freemium, mais coisas eram liberadas ao pagar, como pokébolas adicionais e outras funções extras.

 

 

Pokémon Conquest

Nintendo-Charged-Pokemon-Conquest2

Ano de lançamento: 2012

Console: Nintendo DS

 

Quem jogou jogos como Fire Emblem e Final Fantasy Tactics vai adorar esse. Pokémon Conquest(Pokémon:Nobunaga’s Ambition no original) é um turn-based strategy rpg. Para quem não sabe, esse estilo de jogo ocorre em turnos onde o jogador posiciona personagens de diferentes classes e habilidades num campo que é similar a um tabuleiro de xadrez. Este jogo mistura o mundo Pokémon com o japão feudal. Cada Warlord possui seu Pokémon, e deve lutar para conquistar territórios e unificá-los como nação.

 

 

E é isso pessoal, hoje não falei de animes ou mangás como falo normalmente, mas como Pokémon é originário da terra do sol nascente, achei conveniente falar sobre esses jogos. Não citei os jogos principais nem falei de jogos mais famosos como Pokémon Stadium, pois esses vocês conhecem bem. Enfim, é bom conhecer algo novo de vez em quando!

 

pikachu_and_eevee__bye_bye_by_shadowandtikalfan-d5rcy1j

Por hoje é só, até semana que vem! Até a próxima estação! Sayonara!

 

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *