Expresso do Oriente – A origem histórica do saquê!

 

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de *hic!* informação e *hic!* entretenimento pra vocês! E hoje esse vagão vem cheio de uma bebida proveniente das terras nipônicas, que eu particularmente gosto muito (mesmo não sendo muito fã de bebidas alcoólicas em geral): o saquê! E aproveitando essa viagem, vou falar um pouco sobre as origens dessa bebida de arroz, apreciada por tantos!

size_960_16_9_saque-bebida

Um dos maiores ícones associados ao Japão é o do vinho de arroz, ou saquê. Shimane é considerada a cidade natal do saquê, por sua rica tradição conectada ao saquê que vai até as raízes dos mitos japoneses. Como você já deve estar cansado de ler em meus textos, na lenda de Yamata-no-Orochi, Susano-o faz com que os pais de Kushinada-hime produzam um saquê particularmente forte. Então ele faz com que Orochi beba o saquê até desmaiar, para finalmente derrotar a serpente. Esta é a primeira menção da bebida no Kojiki (coletânea de manuscritos que contam histórias do folclore japonês).

Também se fala que durante o Kami-ari-zuki, quando os deuses estão todos reunidos em Izumo Taisha, eles bebem saquê juntos. Isso traça uma outra conexão entre a mitologia e o saquê em uma história encontrada no Izumo-no-kuni Fudoki. Uma das funções desse texto era a de dar origem a nomes de regiões, e para a origem de uma região chamada de Saka, é dada a seguinte história:

“Há muito tempo atrás, um grande número de deuses se reuniram às beiras de um rio nessa área, e montaram uma cozinha para preparar comida e bebida. Então eles produziram saquê, e passaram 18 dias bebendo, e após disso cada um seguiu seu respectivo caminho (imagina a ressaca). O termo usado para descrever isso foi Sakamizuki, e derivada dessa palavra, a região recebeu o nome Saka.”

sake2_1518117i

O local onde esse fato ocorreu hoje se chama Kozakai-cho, e fica na área de Hirata, na cidade Izumo. Através dos anos, o nome do lugar mudou várias vezes, mas o termo “saquê” era usado com frequência. Um pequeno santuário foi criado, Santuário Saka, para que seu nome original fosse preservado. O santuário também é conhecido como Santuário Matsuo, que é o nome dado a pequenos santuários usados para adorar a imagem de Kusu-no kami, entidade da preparação de saquê.

Hoje em dia, as pessoas em Shimane bebem saquê da mesma forma que os deuses bebiam nessas histórias. Muito mais do que uma bebida para reunir os entes queridos, o saquê também possui um significado sagrado. Beber saquê é um ato de purificação, e é usado para reunir as pessoas com os deuses, da mesma forma que o vinho é utilizado na comunhão da religião cristã. Possui um significado maior nas cerimônias de casamento dentro da religião Shinto, onde os noivos servem um ao outro como um símbolo dos votos que estão trocando. O saquê é normalmente dado em festivais para os adoradores e participantes, antes do festval começar de verdade.

Os produtores de saquê sempre oferecem o melhor de seu produto para os templos locais como uma forma de agradecimento aos deuses, e para rezar por uma boa safra no próximo ano. Produtores locais de saquê também fazem uma reverência especial ao santuário Saka devido à sua conexão com a entidade de produção de saquê e à lenda sobre todos os deuses que beberam saquê naquele local.

728px-serve-and-drink-sake-step-3

 

E é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto de hoje, que foi informativo e um tanto alcoólico! Conhecer a origem das coisas que fazem (ou não) parte do nosso dia-a-dia é sempre muito legal, não acham? Enfim, por hoje é só, semana que vem tem mais!

 

Uma Excalibur no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!

Compartilhe!

Leave a Comment