Expresso do Oriente – Especial de aniversário!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje o texto é mais do que especial, pois estamos fazendo aniversário! Isso mesmo, o Expresso do Oriente está completando 1 ano de existência(na verdade completou semana passada, mas como eu já havia agendado um texto para essa semana, esse saiu atrasado), 1 ano trazendo bons animes e curiosidade da terra nipônica e desse maravilhoso mudo otaku! E eu só tenho que agradecer a vocês, que me acompanharam por todo esse tempo!
O ponto de partida…
Parece que foi ontem que começamos… Bom, tudo começou quando eu e meu amigo Rafael Tanisho resolvemos iniciar um novo projeto das cinzas de um projeto antigo que acabou não dando muito certo. A ideia desse novo projeto era a de, além do podcast que abordava todo tipo de assunto, também teria atrações para todos os gostos. Isso incluía atrações em vídeo (como o “Luz, câmera, REAÇÃO!”), e também artigos em texto sobre artigos específicos. O mais legal é que a gente escreve sobre aquilo que gosta – e isso nos permite redigir textos impecavelmente bons. A Jéssica, estudante de psicologia, escreve o No divã dos personagens; o Léo, amante de tecnologia e dono da page Tech 4 Nerd, escreve o Locomotech; o Sued, sendo um cara polêmico e sempre contrário ao “comportamento de manada”, escreve o reflexivo Vagão Alternativo. E finalmente eu, viciado em animes e cultura japonesa, e frequentador de longa data de eventos de anime e cosplay, não poderia ser diferente… escolhi escrever sobre esse tópico que tanto gosto. E espero que vocês, durante esse tempo, tenham gostado também!
O Expresso do Oriente…
Aprendi muito escrevendo para o Expresso do Oriente. Escrevi sobre samurais e sua doutrina no Bushido, sobre lendas japonesas, sobre a cultura do mangá no Japão, e até mesmo sobre hentai (que acredito que seja um dos melhores textos que já escrevi até hoje). Também teve vezes que eu assisti um anime inteiro em um fim de semana só pra escrever sobre (como no caso de Tengen Toppa Gurren Lagann, que entrou pro meu top 10 de melhores animes). E é um prazer compartilhar esse conhecimento com vocês em forma de texto.
Nesse ciclo de um ano escrevi 36 textos semanais dos mais variados temas (teria escrito mais, mas teve um período que precisei me afastar devido a problemas pessoais), sempre com o intuito de recomendar algum anime que eu achei muito foda ou de transmitir algo muito interessante aprendi. Como bom nerd que sou, sempre pesquiso as raízes dos animes que assisto. Alguns animes servem só pra curtir e das risadas, enquanto outros são verdadeiras fontes de aprendizado. Esses merecem uma análise mais profunda e detalhada, e sempre acabam rendendo ótimos textos (longos, eu sei, mas não menos interessantes por isso). Também tiveram textos não relacionados diretamente com a cultura japonesa, mas que eu não pude deixar passar a oportunidade. É o caso do recente Pokémon Go, do qual listei uma série de jogos poucos conhecidos sobre a franquia, para os viciados em Pokémon irem jogando enquanto o app oficial não é lançado por aqui.
As próximas estações…
Completamos um ano, mas não quer dizer que é o fim da linha. Muito pelo contrário! Ainda temos muitas ideias de texto pra escrever e muita lenha pra colocar nessa fornalha! Além dos textos que já escrevo, irei começar uma série que fala sobre mais um dos meus grandes vícios: JRPG (RPG japonês) e jogos baseados em animes (e vice-versa). Isso mesmo, ótimos jogos como Final Fantasy e Chrono Trigger serão abordados aqui, e também jogos não tão bons assim (como a maioria dos jogos da série Gundam).
Minha maior motivação aqui é assisitir grandes animes e poder comentar sobre eles, então podem ter certeza que nunca vai faltar um ótimo conteúdo pra vocês! E já vou avisando, isso é só o começo! Ainda vamos passar por muitas outras estações! Nessa viagem você não precisa de ticket, nem paga nada pra embarcar… Portanto, compre algumas pokébolas, ligue seu radar do dragão, prepare sua zampakutou, confie no coração das cartas, invoque a carta alada com seu báculo mágico, e não se esqueça de anotar no seu Mirai Nikki: nossa jornada está apenas começando!
Ah, e mais uma vez obrigado a todos que acompanharam meu texto por todo esse tempo! Vocês são minha maior motivação! 🙂
Vejo vocês na próxima estação! Sayonara!