Expresso do Oriente – Digimon Adventure Tri!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento! E hoje venho falar de nostalgia! Isso mesmo, vou falar sobre a sequência de um dos melhores animes da minha infância: Digimon Adventure, que foi lançado com o nome Digimon Adventure Tri!
Digimon Adventure Tri é uma série de seis filmes (dois lançados até agora) continuando a história das duas primeiras temporadas de Digimon. Pode-se dizer que muita coisa mudou nos digiescolhidos que conhecemos nos anos 90.
Cinco anos após a primeira temporada de Digimon (e dois anos após a segunda) os Digiescolhidos estão no ensino médio, exceto T.K. e Kari, que estão na oitava série. No último ano, o grupo perdeu contato com o digimundo e seguiram com suas vidas normais, pois precisavam se preparar para a graduação.
Matt tem uma banda, Izzy já é um gênio bem-sucedido, Joe está estudando para o vestibular, e Mimi esta morando nos Estados Unidos. Tai, porém, não parece ter grandes sonhos ou planos para o futuro. Ele ainda sonha com seus amigos do mundo digital; e apesar de se dedicar ao futebol, ele não pensa em seguir carreira. No início da idade adulta, ele está preso no passado.
Eis então que um gigantesco digimon (Kuwagamon, o primeiro digimon que os digiescolhidos enfrentam na primeira vez qu chegam na Ilha Arquivo) aparece no mundo real destruindo coisas, Tai vai atrás dele. Agumon, seu parceiro Digimon, logo retorna e defende Tai do perigo iminente. Mas somente quando Tai vê a destruição em primeira mão, que ele percebe: Enquanto criança, ter o seu próprio monstro gigante lutando contra outro monstro gigante, parecia legal e heroico. Mas quando você é uma adulto, a coisa muda. “Meu Deus, muita gente vai morrer nessa luta”.
Este é o principal conflito filosófico em Reunião. Ninguém morre graças a Agumon, mas se Tai e os outros continuarem lutando contra os outros digimons que estão invadindo nosso mundo, certamente haverão vítimas – e Tai será responsável por isso. O que era simples para uma criança – derrotar criaturas do mal e salvar o mundo – parece muito mais complicado aos olhos de um adulto. As consequências dos combates no meio da cidade podem ser catastróficas, porém não lutar e deixar os gigantescos Kuwagamons causarem caos e destruição pode ser ainda pior.
A causa dos problemas de Tai é algo que todos nós enfrentamos – Ele e os outros Digiescolhidos estão crescendo. Enquanto Tai está preocupado com as consequências de seus atos, os outros Digiescolhidos também estão lidando com seus próprios problemas.
Alguns membros do grupo perceberam que seus amigos de longa data são atraentes membros do sexo oposto. Claramente existe um triângulo amoroso entre Matt, Tai e Sora – com Sora fazendo seu melhor para apoiar ambos enquanto tenta sustentar seu relacionamento de amizade de quando eram crianças.
Da mesma forma, Izzy, que manteve contato com Mimi nos últimos anos que ela estava nos EUA, descobre que tem sentimentos por ela quando ela chega ao Japão. Mesmo T.K. e Kari, apesar de serem os mais jovens do grupo, percebem que a natureza de sua amizade está mudando.
Naturalmente, passar pela puberdade não é o único problema no caminho de se tornar um adulto. Joe, o mais velho do grupo, está estudando para o vestibular. Porém, ele não consegue atingir a pontuação necessária para entrar na faculdade, independente de seu esforço. Apesar de não ter percebido ainda, Joe descobriu seus limites – que “você pode ser o que quiser” é uma mentira contada para crianças para inspirá-las, mas isso está longe de ser verdade. Sendo impaciente como ele é, Joe acaba cortando seus amigos de sua vida numa tentativa de se focar mais. Infelizmente, isso não ajuda, e agora com monstros gigantes atacando o Japão, ele está em conflito com quem ele pensa que deveria ser e o que ele é.
No começo de uma série que será equivalente a 24 episódios, Digimon Adventure Tri é um grande passo: ele reintroduz os heróis que já conhecíamos, já no mundo adulto e com seus próprios problemas. Isso faz com que nos identifiquemos ainda mais com eles. E com essa dose extra de nostalgia, temos a chance de reviver todas aquelas emoções das manhãs assistindo TV Globinho, num mundo completamente reinventado. E agora que você cresceu, é hora de se sentar e ver seus personagens preferidos fazerem o mesmo.
Digimon Adventure foi lançado no Japão no dia 21 de novembro de 2015. Os episódios legendados são facilmente encontrados para download em sites especializados em animes.
E é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto dessa semana! Se você é fã de Digimon e ainda não assistiu essa sequência, pare agora o que está fazendo e vá assistir. Eu diria que até vale a pena pegar a primeira temporada e reassistir antes de começar a ver essa nova, só pra matar a saudade! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!
Um forte abraço, e até a próxima estação! Sayonara!