Expresso do Oriente – Band Kids!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento! Aliás, hoje trago também uma mala de nostalgia na bagagem! É isso mesmo, quem viveu na década de 90/anos 2000 já se ligou que vou falar de um programa que fazia a alegria dos fãs de animes nas tardes de segunda à sexta: Band Kids!
Band Kids foi um programa de entretenimento infantil estreado no ano 2000 na TV Bandeirantes, apresentado pela musa nipo-brasileira Renata Sayuri. Em sua primeira fase, exibia grandes animes como Dragon Ball Z e Tenchi Muyo, e outras animações menos conhecidas (mas não menos legais) como Os Seis Biônicos e O Mago. Para muitas crianças da época, foi o primeiro contato com as animações japonesas, que tiveram seu primeiro contato com as animações japonesas, podendo assistir animes FODAS como DBZ, Cavaleiros do Zodíaco e YuYu Hakusho (não foi meu caso, já que sou da geração Rede Manchete). Numa época onde não existia internet pra assistir animes online como hoje, e eu sendo uma criança pobre que não tinha acesso a canais fechados como a Cartoon Network, o Band Kids era a hora mais feliz do dia. Tantos animes novos e diferentes(e sem cortes, o que era mais impressionante), aquelas promoções e concursos que eu sempre tentava participar mas nunca conseguia, e a apresentadora “Kira”(Renata Sayuri) que era gatíssima… Er… Enfim… Nesse tempo eu agradecia aos céus todos os dias por estudar no período da manhã, mas odiava o dia que tinha jogo de futebol no mesmo horário (um dos motivos por eu odiar futebol até hoje). É realmente uma pena que a “fase boa” do programa tenha durado tão pouco… Mas o que aconteceu? Onde está Renata Sayuri? Por que o programa foi tirado do ar? O robozinho Yuki foi mesmo doado pro ferro velho? Isso e muito mais vc só fica sabendo aqui, no Expresso do Oriente!
Fases do programa e suas atrações
1ª fase (2000 -2004): Essa foi a era de ouro do programa e acredito que tenha sido responsável pelo “boom” otaku dessa geração. O programa tinha como carro-chefe o aclamado anime Dragon Ball Z, seguido por outros clássicos como Bucky, El Hazard e Tenchi Muyo (que era um Ecchi que passava às 3 horas da tarde e SEM CORTES, acreditem!) Também eram exibidas animações não-orientais, que eram: Os seis Biônicos, O Mago, Cadillacs e Dinossauros (que eu adorava por causa do jogo do Arcade) e Dragões Alados. Além dos animes, a apresentadora
“Kira” possuía dois “assistentes”, O Grande Olho e o atrapalhado robozinho Yuki. Era divertido ver as historinhas que passavam entre um anime e outro, que mostravam a heroína Kira em sua trajetória para se tornar uma super-heroína. Eram feitos concursos culturais do tipo “a melhor frase sobre tal anime ganhará um kit de brinquedos”. Eu tentava participar de todos, mas nunca consegui… Bom, em 2002, a Globo comprou a saga de Majin Boo de DBZ para ser exibida na TV Globinho (DE MANHÃ! QUE RAIVA!). Além disso, a Band havia comprado os direitos para exibir o anime Slayers, mas não conseguiu exibi-lo por motivos de classificação indicativa. Isso fez com que a audiência do programa despencasse, e a apresentadora Renata Sayuri foi demitida logo em seguida. E assim a Band começava a cavar a sepultura de um dos maiores programas de animes que já existiram.
2ª fase (2004-2007): Depois da demissão de Renata Sayuri, a Band continuou a exibir animes, só que ao invés de quatro horas, era apenas uma, onde reprisava infinitamente e fora da ordem cronológica a saga de Cell de DBZ e a saga das 12 Casas de Os Cavaleiros do Zodíaco (reza a lenda que este é reprisado até hoje. Eu não sei, afinal não assisto TV há muito tempo), e ainda reprisando Bucky e Tenchi Muyo. Em 2004 o programa recebeu mais uma reformulação, sendo apresentado por Kelly Key, mas não durou muito tempo (afinal, Kelly Key tinha TUDO A VER com animes, né?). Em 2005 a band compra YuYu Hakusho, mas não pôde exibir o anime devido ao horário(Detalhe: eles exibiam Tenchi Muyo que era um ecchi leve mas que tinha algumas cenas de nudez, mas não podiam mostrar um anime de porradaria Vai entender). Este foi exibido apenas em 2007, juntamente com CDZ e Tenchi Muyo, em um programa de domingo de manhã, mas também foi tirado do ar após alguns meses.
3ª Fase (2009 – ∞): Nessa época eu já não assistia mais, pois já trabalhava e os animes que eu assistia eu via pela internet. No fim de 2008 a Band fechou uma parceria com o canal fechado Nickelodeon. A partir daí o programa se tornou uma merda inacreditável. Nada contra a Nickelodeon, acho as animações do canal muito fodas, mas pra um programa onde o foco inicial eram os animes, parar de exibí-los foi uma grande decadência. O único anime que salvava era Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Hades, mas a essa altura ninguém mais se importava. Além das animações clássicas da Nickelodeon, também eram exibidos Futurama, Família Dinossauros, dezenas de séries dos Power Rangers e também os seriados (blergh!) Kenan&Kel e iCarly.
Mas afinal, onde está Renata Sayuri?
Essa é a pergunta que não quer calar. Onde está nossa musa nipônica que nos apresentou esse novo mundo de animes incríveis? Bom, depois de sua demissão da Tv Bandeirantes, Renata fez alguns trabalhos na TV, como a personagem Beth na novela do SBT Pequena Travessa (2003), fazendo uma pequena participação especial em O Sítio do Pica-pau Amarelo (2005) como A Fada Do-i, interpretou a personagem Furico em Toma Lá, Dá Cá, no episódio O “Y” do Problema (2007), e a personagem Sara Lee, em Malhação (2011). Não se sabe por onde Renata anda hoje ou o que faz da vida, mas segundo a saudosa e *extremamente confiável* Wikipedia, ela continuou sua carreira de atriz, atuando em peças teatrais e aparecendo em capas de revistas. Abaixo podemos ver um de seus trabalhos artísticos.
Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto de hoje! Pra você que acompanhou essa época de ouro dos animes no Brasil, já deu pra lembrar um pouco, e pra você mais novo que não teve a mesma sorte, vale a pena conferir os animes citados aqui! Me despeço aqui, até semana que vem!
Um forte abraço, e até a próxima estação! Sayonara!