Expresso do Oriente – Akira!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, novamente trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje trago um review mais do que especial pra vocês. Isso mesmo, vou falar de uma das animações mais famosas já lançadas, e também uma das minhas preferidas! Isso mesmo, vou falar sobre o filme Akira!

Akira

Existem bem poucos animes que tiveram o mesmo impacto que Akira teve, especialmente durante um período em que os animes estavam tentando conquistar os ocidentais. Graças ao canal Sci-Fi e Toonami, Akira teve muito sucesso no mercado ocidental, se tornando um clássico aqui no ocidente assim  como foi na terra do sol nascente.

Akira é baseado no mangá homônimo, criado por Katushiro Otomo, mas o filme na verdade foi lançado dois anos antes do mangá ser concluído. Felizmente, Otomo foi capaz de dirigir e ajudar a escrever o filme, de modo que o tom geral da obra original foi preservado na edição final. A história se passa na futurista “Neo-Tokyo”, reconstruída a partir das cinzas da Tokyo original que foi destruída anos antes. Gangues de motociclistas e traficantes de drogas mandam nas ruas depois do pôr do sol . Melhores amigos e grandes rivais, Tetsuo e Kaneda são adolescentes que se preocupam com apenas três coisas: garotas, motos e drogas. No início do filme, outra gangue de motociclistas desafia a gangue de Kaneda, levando a uma das melhores seqüências de ação da história dos animes.

maxresdefault

Durante a corrida, Tetsuo sofre um acidente ao tentar desviar de algo que aparentava ser uma criança. No dia seguinte, ele começa a ter dores de cabeça,  e sem ter muita explicação, ele é levado pelos militares. Tetsuo logo descobre que está ganhando poderes psíquicos e que ele não é o único com essas habilidades. Ele então descobre que a misteriosa explosão que destruiu a cidade anos atrás foi causada por dos médiuns, de codinome Akira. Então Tetsuo inicia uma jornada destrutiva pelo poder, e para reviver Akira, e Kaneda deve parar seu amigo antes que seja tarde demais.

A história de Akira é uma aventura bem trabalhada que trata da luta pela amizade e dos perigos do conhecimento proibido e poder ilimitado. A jornada de Tetsuo é alimentada por sua inveja de Kaneda, e Kaneda por vingança pela destruição de Tetsuo. Embora a maioria de suas conversas são brigando entre si, o filme fornece vários flashbacks que mostram como os dois se conheceram, e como Kaneda sempre ser uma espécie de protetor para Tetsuo, tornando a missão de Kaneda para matar Tetsuo muito mais difícil de engolir. É um filme que realmente testa os limites da amizade e explora o dilema de ter um ente querido sendo seduzido pelo poder ilimitado.

Sem título

Além dos pesados ​​temas psicológicos, Akira é também uma emocionante aventura sci-fi que mantém você ligado na ação o tempo todo. Ele raramente fica mais lento, e quando fica, é para que os espectadores possam finalmente respirar um pouco da ação constante e considerar o que está acontecendo em Neo-Tóquio. Enquanto as cenas de ação tornam o  filme agradável, eu não diria que a experiência divertida, como é difícil ver Tetsuo enlouquecendo de vez, assim como a luta de Kaneda para derrubar Tetsuo. O filme torna-se muito mais claro depois de assistir uma segunda vez, onde sua verdadeira mensagem é muito mais pungente e demonstra os perigos de buscar o conhecimento ou o poder em um nível que faz fronteira com Lovecraft.

E é isso aí pessoal, espero que tenham gostado do texto dessa semana! Que aliás, há algum tempo eu queria falar sobre, mas eu precisava reassistir o filme, já que assisti pela primeira vez há muito tempo… Enfim, por hoje é só, semana que vem tem mais!

Um forte abraço, e até a próxima estação! Sayonara!

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *