Educação X Aprendizagem
Olá, meus amiguinhos respiradores de oxigênio, como vão vocês?
Vamos falar de algo um tanto quanto pertinente, porém importantíssimo.
As discussões sobre determinado assunto sempre foram muito assíduas perante uma invariável e absoluta contundência, os papéis únicos e completamente desconexos em ligação direta, porém, consequentemente, um depende muito do outro:
Educação e Aprendizagem…
As importâncias acima são fruto de interminável paradoxo onde família e docente adentram-se no embate da razão.
EDUCAÇÃO: No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
APRENDIZAGEM: Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar.
Algo inquestionável é a quem cabe qual papel. Sério. Não preciso dizer, está implícito e até explícito.
Se a ordem familiar for seguida, ao menos em base palpável a instigar a curiosidade e a boa vivência social, a parte docente poderá, então, fazer seu papel, desatando os nós do emaranhado de pensamentos desses serezinhos em formação intelectual e fazer com que eles abocanhem o mundo com a fome do saber insaciável que deve sempre roncar em nossa cabeça.
Hasta, crianças!
E continuem viajando!