No Divã dos Personagens – Batman

Oi gente! Tudo bem com vocês?498691

Hoje, o assunto é FOBIA e o personagem com certeza agrada a MUITOS!
Batman, ou melhor, o foco aqui é o Bruce Wayne!
Sei que existem milhares de fases do Batman, mas vou escrever hoje sobre o Bruce Wayne em Batman Begins.
Sempre vale o aviso, que por ser uma analise baseada em filme, vai conter um spoiler ou outro, mas tento sempre usar das informações mais sutis possíveis, pra não estragar a história pra quem não conhece.
Então, vamos lá?

Logo no inicio do filme, o pequeno Bruce Wayne cai em um buraco, no quintal de casa, e é “atacado” por morcegos, o que causa nele uma fobia, conhecida como Chiroptophobia.
Em determinado momento, ele está em uma apresentação de opera com seus pais, quando vê nos movimentos da dança o objeto de seu maior medo.
Vem cá relembrar a cena comigo:

batman-begins-crime-alley

A fobia é diferente do medo que todos nós sentimos. Para explicar melhor pra vocês:

Medo é uma emoção natural do ser humano. Ele atua como um aliado, protegendo-nos e funcionando como um sinalizador para precaução contra perigos reais. Se procurarmos nos livros e estudos de Psicologia, encontraremos inúmeras conceituações sobre esta emoção, entre elas, a de que o medo é resultante de uma ameaça à rotina da existência.
Fobia: diferente do medo a fobia é definida como um “temor sem fundamento”, insensato, angustiante e obsessivo. É um temor que diz respeito à patologia mental, que escapa a razão e resiste a objeções mais bem fundamentadas.

Existem três classificações para fobias:

Agorafobia
(A característica essencial da Agorafobia é uma Ansiedade que aparece quando a pessoa se encontra em locais ou situações das quais sair dali (escapar) poderia ser difícil ou embaraçoso ou, na maioria das vezes, em situações nas quais um auxílio imediato pode ser difícil, caso a pessoa venha a passar mal.);


Fobia Social
(está centrada em torno de um medo de expor-se a outras pessoas e tem como consequência o afastamento e evitamento sociais. Esse tipo de fobia pode se referir a situações específicas, como comer ou falar em público, ou pode ser mais difusas, envolvendo quase todas as circunstâncias sociais fora do ambiente familiar. Entre as situações fóbicas sociais que resultam em evitação destaca-se o medo de humilhação e embaraço diante de outras pessoas, o medo de comer em público, falar em público, urinar em banheiro público e, muito frequentemente, de assinar cheques à vista de pessoas estranhas.); e


Fobia Específica
(é o mais conhecido entre as fobias e usualmente é restrito a poucas situações sociais. Normalmente os objetos são animais, não necessariamente peçonhentos, palhaços e as situações são aquelas que dizem respeito ao escuro, à altura, ao abafamento de ambientes fechados, à água dos rios e mares).

Pois bem, essa lindinha que pode atrapalhar tanto a vida da gente surge quando existe um alto nível de ansiedade. Pode ocorrer, por exemplo, de uma pessoa ansiosa passar por um perigo real, mas de forma branda, como passar perto de um cachorro latindo na rua, e a mente, que é muito boa com associações, faz isso de forma desproporcional e a pessoa passa a ter medo de cães. Pode também não ocorrer uma situação de perigo real, mas a pessoa pode fazer associações com qualquer estimulo e interpretá-lo como algo muito perigoso. É assim que surgem fobia de coisas aparentemente “sem sentido” como borboletas, galinhas, etc.
A crise de pânico pra quem sofre de alguma fobia é horrível, você sente desde calafrios, enjoos, tonturas, choro, pernas bambas, um impulso para correr do local onde está e ao mesmo tempo esse impulso pode te paralisar. Cada pessoa sente de uma forma diferente.
É algo difícil de explicar, porque só quem sente sabe o que é, e só quem presencia pra ter noção de como é.
Mas, Bruce tem uma atitude que surpreende, que é a de “superar” o seu medo fazendo com que as outras pessoas tivessem esse mesmo medo! Sabe aquela frase: “se você não pode contra eles, se junte a eles” é isso que essa situação me representou.
Após alguns anos, depois de seu treinamento, Bruce escolhe o alter-ego (uma segunda personalidade de alguém, outro eu inconsciente que se revela2128359-batman_begins_1_1_ através de múltiplas identidades)Batman para combater o crime, e assim faz com que os ‘vilões’ e pessoas má intencionadas passem a ter medo do mesmo que ele. Bruce se mostra uma pessoa com um enorme nível de autocontrole e disciplina, ao entrar novamente no poço onde caiu quando criança, e enfrenta os morcegos que haviam se tornado sua fobia. Ele os encara de frente enquanto os mesmos voam ao seu redor.
É por isso que acredito que ele seja considerado um herói (e não super, porque ele não tem super poder :p).
Tenho MUITO mais coisa para escrever sobre o Bruce Wayne/Batman, mas por hoje, é isso!
Se vocês gostarem, curtirem, compartilharem, prometo em breve entrar em outra área da vida do Homem Morcego 😉
Espero que tenha dado pra entender um pouquinho sobre fobias!

É algo bem tenso, viu?

Não zoem os amiguinhos que sofrem disso, independente de qual seja o objeto de associação.

Qualquer dúvida, elogio, crítica ou sugestão, falaê pra mim!
Busco sempre responder vocês <3

Beijinhos :*

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *