Afinal, o que é DSLR?

Você já deve ter ouvido bastante o termo DSRL, para uma câmera fotográfica. Mas, você sabe por quê utilizam este termo?

Bom, o termo DSRL vem de Digital Single Lens Reflex, ou, Digital de Reflexo por uma Lente. Esse termo vem do nome SLR, ou Reflexo por uma Lente. Lembra aquelas câmeras que você tirava foto antigamente, com filme? Então, porém essas SLR elas vinham com mais opções de disparo, como velocidade do obturador, lentes de ajuste manual de foco, e mais outras opções.

Mas, o que diferencia uma DSRL de uma câmera compacta (aquelas que são simples e basta você “mirar” o que quer fotografar e apertar o botão)? Então, como falei, com uma DSLR você pode fazer muitas coisas. Aumentar ou diminuir a velocidade do obturador, ajustar o foco manualmente, utilizar lentes intercambiáveis (trocar as lentes, por outras que se adequem conforme a sua necessidade), alterar a sensibilidade do ISO, entre outras opções, que melhoram a qualidade da sua foto. Pode, até mesmo, utilizar a sua DSLR para realizar a gravação de excelentes vídeos.

Esse tipo de câmera é mais utilizado por profissionais da área, seja fotografia ou filmagens, por sua extrema qualidade e adaptável para qualquer ambiente (ou quase isso). Porém, elas não são fáceis de se configurar. Por possuir diversas configurações e opções, essas câmeras tendem a ser utilizadas por profissionais (ou apaixonados por fotografias). Uma pessoa que saiba usar este tipo de câmera, tendem a tirar excelentes fotografias, deixando as pessoas de boca aberta (e no meu caso, com uma certa invejinha). Veja algumas fotos obtidas por DSLR, abaixo:

afinal-o-que-e-dslr-4 afinal-o-que-e-dslr-3 afinal-o-que-e-dslr-1

Caso você não goste de ficar pesquisando, alterando configurações, realizando testes e tudo mais, uma câmera DSLR não seja sua opção. Pois, estas câmeras exigem certa paciência e estudo, além de treino, muito treino.

Mas, eu ainda não expliquei o porquê de se utilizar este termo, para estas câmeras. Bom, elas recebem este nome por causa de seu funcionamento. A imagem que será capturada por um sensor e aparecer numa tela LCD atrás da câmera, a imagem que será capturada é refletida por um espelho direto para o visor. E, ao tirar a foto, esse espelho se recolhe, onde o sensor captura a imagem. Por isso, quando esse tipo de câmera tira foto, faz um barulho de disparo bem diferente. Então, ele funciona assim: A luz entra pela lente, onde é refletida em um espelho que está em 45º, e depois em um pentaprisma, que direciona essa luz para o visor. Quando você aperta o botão de disparar, esse espelho gira para cima, e a luz vai direto para o sensor, que captura a foto. Então, além de todos os requisitos acima (como velocidade do obturador, ISO, zoom, foco e etc) ela também tem toda essa engenharia para capturar a foto. E, o que isso implica? Em uma qualidade de foto absurda! Bom, agora você sabe porque aquelas câmeras mais bonitas e maiores são mais caras. Não é só porque são câmeras profissionais ou semiprofissionais, mas por elas possuírem muito mais recursos, dando mais qualidade para suas fotos.

Fonte: UOL Tecnologia e Zoom.

Compartilhe!

COMMENTS

  • <cite class="fn">Pedro Tanisho</cite>

    Fala Leo!
    Só pra adicionar ao conteúdo, temos a muito tempo outros modelos de câmeras que permitem/permitiam ajustes manuais de suas funções. Antigamente tínhamos as DLR (ou dual lens reflex) e as rangefinders, como a famosa Leica. Hoje em dia temos até algumas point and shoot com controles manuais também, mas essa função é dominada por DSLRs e também pelas rangefinders (olha a Leica aí de novo, além das Fuji linha 100X) e as novas mirrorless, que são como as DSLRs mas sem o espelho, tendo no lugar do viewfinder ótico um eletrônico.
    Abraço!

Leave a Comment