Locomotiva de Som – Hermeto Pascoal
E aí galera! hoje quem esta no comando do locomotiva de som, sou eu novamente… e me sinto entusiasmado de poder escrever nesta coluna falando de um dos meu assuntos preferidos: Música! É claro! Sobretudo quando posso falar de artistas incomuns e criativos. E com certeza todo amante de música sempre esta buscando coisas inusitadas e alternativas para escutar. O que torna a música tão especial é exatamente isto: a gigantesca diversidade que existe dentro desta expressão artística. Ela esta sempre se renovando, ou com novos estilos, ou com estilos derivados de algum existente, ou até mesmo da mistura de muitos estilos. E no meio de toda esta diversidade o inusitado é palavra de ordem. E acredito que é exatamente esta palavra que define o grande musico que trago para vocês hoje: nada mais nada menos que Hermeto Pascoal.
O que?!?! Nunca ouviu falar dele?!?!? Pois deveria saber ao menos um pouco, pois este cara é considerado um dos maiores instrumentistas do mundo. E o cara é brasileiro, para orgulho da cultura musical nacional, que muitos acreditam não ter nada de bom.
Ele nasceu em 22 de junho de 1936, em Olho D’água, é filho de de Vergelina Eulália de Oliveira (dona Divina) e Pascoal José da Costa (seu Pascoal) e foi criado na cidade de Lagoa da Canoa, que na época pertencia ao município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Pertence a uma família de lavradores mas por conta de sua pele albina, foi poupado da lavoura e acabou, durante o tempo que tinha livre, se encantando pelos sons da natureza.
Você pode se perguntar neste momento: Mas o que tem de tão inusitado e especial neste cara? Bom apenas para começar o cara é multi-instrumentista e neste momento estou falando só de instrumentos convencionais, ou seja, só do que realmente foi fabricado para produzir som e é usualmente utilizado em uma música (como se usar algo em músicas fosse um problema para ele, mas isto explico daqui algumas frases… hahahaha). Entre os instrumentos que ele sabe tocar que consegui identificar nas minhas pesquisas estão acordeon, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão, mas existe lista bem maiores que estão e se tirando de Hermeto Pascoal eu não desacredito embora as fontes não sejam seguras, mas é certo que ele toca muito mais instrumentos que os que aqui listados. Se não bastasse saber tocar um infinidade de instrumentos, este cara é capaz de tirar notas e produzir musica com qualquer item capaz de produzir som! Eu disse QUALQUER ITEM e não estou exagerando quando digo isto. Dentre os item que já vi virarem instrumento na mão deste grande músico estão copos com água e outros líquidos, caixinhas de Tic Tac, latas de refrigerante, panelas, chaleiras, aqueles bonequinhos que fazem um barulho quando apertados, pedaços dos mais variados metais e até as cordas vocais de outa pessoa com leves batidas no pescoço, enfim, tudo que para as pessoas em geral não acreditariam pode compor uma bela musica. No vídeo abaixo há uma leve demonstração de como ele utiliza estes objetos para compor.
Mas não para por ai, pois a criatividade dele é infinita, se já não bastasse tirar som de tudo. A facilidade que ele tem neste processo criativo de fazer musica é tamanha que o próprio tentado fazer um levantamento de tudo que já compôs estimou, dentro do que conseguiu lembrar, uma marca de mais de 600 músicas. Dentre sua obra está uma série com uma história bem interessante: de 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, criou uma musica por dia usando os mais diversos e inusitados instrumentos. Esta obra ficou conhecida como Calendário do Som e foi lançado em 1999 pela editora SENAC/SP. Aqui discografia de Hermeto Pascoal:
- Sambrasa Trio(1965)
- Quarteto Novo (1967)
- Hermeto (1970 ou 1971)
- A Música Livre de Hermeto Pascoal (1973)
- Slaves Mass (1976)
- Missa dos Escravos (1976)
- “Trindade” (1977)- (dificil de encontrar)
- Zabumbê-bum-á (1977)
- Ao Vivo Montreux Jazz Festival (1979)
- Cérebro Magnético (1980)
- Hermeto Pascoal & grupo (1982)
- Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca (1984)
- Brasil Universo (1986 ou(1985)
- Só Não Toca Quem Não Quer (1987)
- Hermeto Solo – Por Diferentes Caminhos ou Por Diferentes Caminhos: Piano Acústico (1988)
- Festa dos Deuses (1992)
- Hermeto Pascoal/Pau Brasil – Série Música Viva, ao vivo (1993)
- Hermeto Pascoal/Renato Borghetti – CCBB, ao vivo (1993)
- Sabotagem é baom lembra (1994)
- O Melhor da Música de Hermeto Pascoal (1998)
- Eu e Eles (1999)
- Mundo Verde Esperança (2002)
- Chimarrão com Rapadura (2006) CD e DVD em duo com Aline Morena
- Bodas de Latão (2010) CD com duas faixas multimídia, em duo com Aline Morena
Enfim embora, não muito conhecido no próprio, Hermeto tem uma carreira com grande projeção internacional, já tendo tocando em diversos e grandes festivais, tanto no Brasil, quanto em países como suíça e Japão.
Já tocou junto com vários artistas internacionais, principalmente, representantes do Jazz.
Este é o site oficial dele: http://www.hermetopascoal.com.br/
Neste site temos informações completas sobre shows, discografias e até mesmo uma biográfica com descrição de trajetória profissional mais detalhada.
E agora eu deixo você com dois CD’s inteiros deste mago da musica! UM grande Abraços e espero que apreciem este grande artista.