Expresso do Oriente

Faaaaaala galera! Ou devo dizer… Ohayoooo  gozaimasuAS-Death-Note minna(what?)! Isso mesmo, aqui  me conhecerá pela coluna Expresso do Oriente. Bom, além de acumular bonequinhos na minha estante, também possuo um outro vício: os desenhos animados orientais, também conhecidos como animes! E é disso que vou falar aqui: sobre animes, mangás, eventos de anime, cosplays, e tudo relacionado à cultura otaku no Brasil.

FMA-Brotherhood-full-metal-alchemist-7982871-1024-768E sim, já tive meus dias de Otaku (apesar de hoje ser relutante em admitir isso)! Já fiz cosplay, já fui em eventos de anime, já gastei o salário do mês com mangás (tenho alguns até hoje) e até fiz coisas absurdas como andar na rua usando touca de um personagem de anime (Arrrgh! Nem me lembre!).

Mas que diabos é um ‘otaku’ afinal de contas!? Aqui no ocidente utilizamos o termo para designar pessoas q curtem animes e mangás. No japão um otaku é um fã exagerado de qualquer coisa. No Brasil, a utilização da palavra otaku para destacar um grupo de pessoas que gostam das animações e quadrinhos japoneses começou no final da década de 80, graças à revista Animax. Porém, a revista especializada em animes e mangás apenas citou o termo como rótulo de fãs do gênero e omitiu a parte ruim: a que o otaku não era muito bem visto e aceito pela sociedade no Japão.

Mesmo como toda polêmica gerada em cima dessa nova “tribo urbana”, essa fase trouxe umteam-rocketa onda de desenhos e animações que marcou toda uma geração. Quem teve a sorte de nascer no fim da década de 80 até o comecinho dos anos 90, se lembra bem. Ahhh, a TV Manchete! Animes como Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho e Super Campeões faziam a alegria de todas as manhãs. Mais posteriormente conhecemos Dragon Ball (exibido em 1996, pelo SBT), e sua sequência Dragon Ball Z(exibido originalmente pela Cartoon Network, depois reprisado pela Band e pela Rede Globo). Esse foi o anime que mais marcou a minha infância e a de muitas outras crianças da mesma idade. Me lembro que muitas vezes voltava correndo da aula para poder assistir um episódio na TV Globinho! Além desse, conhecemos muitos outros, como Pokémon, Samurai X, Sailor Moon, Sakura Card Captors, Gundam Wing, Dragon Quest (conhecido por aqui como Fly, o pequeno guerreiro), Inuyasha, Shurato… Enfim, a lista é enorme…

Com toda essa cultura sobre osAF-logo-670x415 animes, logo surgiram os primeiros eventos de anime – encontros onde os fãs de anime se reuniam para discutir sobre seus animes preferidos e exibir seus cosplays. O mais conhecido aqui no Brasil é o Anime Friends, organizado pela empresa Yamato. O evento hoje reúne não só os otakus mas também fãs de HQs, games, RPG e cultura geek em geral. Alguns dizem que isso desvirtuou o propósito original do evento. Mas isso discutirei em uma outra ocasião.

Bom, então é isso pessoal, esse foi o primeiro texto da minha coluna, nos próximos irei falar mais detalhadamente sobre os tópicos que citei aqui, entre muitos outros. Espero que tenham gostado! 🙂

Sayonara, e até a próxima!

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *