O vício das últimas gerações
Você está ali, empolgado para buscar o jogo que tanto esperou, paga o valor de mais ou menos R$180,00 e quando chega em casa e coloca ele pra jogar… ATUALIZAÇÃO DE 3gb e sua internet é de 2mb, ou seja, não foi dessa vez que você irá jogar seu amado jogo.
Seeeeejam muito bem vindos, passageiros! Depois de falarmos sobre conteúdos para download que valem a pena, chegou a hora de falar daquele conteúdo que você é obrigado a baixar caso queira um desempenho digno de seus jogos, ou simplesmente para poder jogá-lo online.
Já não é de hoje que temos esse problema, porém ele vem se tornando cada vez mais recorrente, quando compramos um jogo por mais que seja no dia do lançamento muitas vezes temos de baixar atualizações, isso é certo? Claro que temos de ver que as atualizações estão ali para melhorar o jogo, só que em gerações passadas nós não tínhamos tais coisas e não acontecia como em Assassins Creed: Unity onde o jogo é injogável em sua versão 1.00 e mesmo após uma sequência de atualizações ele continua com bugs bizarros.
Quando se trata de Brasil sabemos que nossa conexão não é lá grande coisa, aqui sou agraciado com uma internet de 100mbps, que baixa atualizações de 1, 2, 3 ou mais GB em minutos, porém tenho consciência de que em muitos lugares não são assim, como você pode ver aqui e aqui a internet média do brasileiro é de 6.3mb, o que faz um download de 1GB ser finalizado em quase uma hora, lembrando que é uma MÉDIA, existem casos onde a internet não é ¼ disso. E pra completar estamos passando por um momento onde além de nos ser fornecido um serviço porco como o de internet ainda querem limitar ainda mais, como você pode ver AQUI. E se isso acontecer, o que será dos consumidores?
Sem pensar na questão da internet, desenvolvedoras muitas vezes lançam seus jogos incompletos e feito nas coxas porque já sabem que na pior das hipóteses podem ir trabalhando em uma atualização pra ser lançada antes mesmo do jogo ser lançado, e isso lesiona quem está disposto a pagar preços absurdos por um jogo e chega em casa e não tem a possibilidade de jogar ele de forma integral porque precisa esperar cerca de 1h ou até mais (Final Fantasy XV foi lançado com uma atualização de 7.2GB, com uma internet de 10mb você poderia jogar ele atualizado após 2h).
Você poder corrigir erros que não foram vistos durante o desenvolvimento do jogo é algo válido, dar a impressão de que ele simplesmente foi mal feito e estão corrigindo na cara de pau é outra. Temos quem não liga para isso e pode esperar normalmente, mas também temos aquela parcela que quer usufruir do seu produto inteiramente desde o momento que o coloca no console. Nessa semana deixamos um pouco de lado os PCs pois maioria do seu mercado se encontra em lojas online, onde a mídia digital é mais requisitada e estão mais acostumados com downloads grandes.
Você já teve a animação pra um jogo quebrada por conta de uma atualização? Se sim, comente! Eu mesmo quando fui jogar Battlefield 1 acabei deixando para jogar no outro dia, cheguei tarde em casa e a atualização me desanimou, preferi dormir do que esperar devida a desanimação.
Até a próxima semana, caros passageiros!