Por mais jogos como GTA V
Olá passageiros, sejam bem vindos ao espaço onde discorro sobre o mundo dos games! Essa semana falarei sobre o fato de se quisermos uma experiência total nos jogos atuais precisamos desembolsar um valor que é quase que a metade do que pagamos no jogo em si, as famosas DLC.
Enquanto EA lucra 1 bilhão de dólares com DLC e Ubisoft planeja DLCs antes de Watch Dogs ser ADIADO, Rockstar com GTA V mantém seus clientes enchendo o jogo com conteúdos interessantes e bem feitos completamente DE GRAÇA, coisa que faz o jogo ser valorizado até hoje (Você paga R$ 120 em média num GTA usado para a nova geração nos consoles). Ela está perdendo dinheiro? Sim, porém ganhando respeito com quem preza por um serviço bem prestado, você comprar aquele jogo e ser aquilo ali que você pagou, o que vem pela frente é completamente grátis.
Rainbow Six Siege também segue neste caminho lançando mapas e personagens grátis (Personagens são comprados com dinheiro do jogo ou créditos comprados) porém você ainda tem a opção de comprar o Season Pass ou crédito para liberar todos os personagens do jogo com maior facilidade, e ter acesso antecipado quando uma nova DLC é lançada, porém já é algo melhor do que ter de comprar pacote de mapas como em outros FPS.Por ser um jogo da Ubisoft chega a ser milagre você receber novos mapas sem custo adicional
Você compra um jogo que muitas vezes está incompleto e ele não é barato (Um lançamento sai por
R$200,00 em média atualmente) e tem de pagar mais R$ 100,00 apenas em conteúdo para ser baixado, onde muitas vezes era algo que era pra estar no próprio jogo (Asura’s Wrath simplesmente não tem um final no jogo “cru” porque ele precisa ser comprado via DLC).
Existem SIM conteúdos para download pagos que valem muito a pena, como Red Dead Redemption Undead Nighmare e The Witcher Blood and Wine, com este segundo sendo nomeado o melhor RPG de 2016, mesmo sendo apenas uma DLC, e mesmo assim a CD Project Red lançou 16 DLCs completamente grátis.
A partir do PS3 estamos vendo cada vez mais este tipo de coisa, porém outro método de compra chegou que é o Season Pass, você paga um valor altíssimo ($35 até $50) para ter acesso a todas as dlcs que serão lançadas para o jogo, porque se forem compradas separadamente elas somarão um preço maior que o pago pelo Season Pass.
Também temos o atualmente falido Evolve (Seus servidores serão desligados em breve), que vende seu Season pass por $25 e vende mais $135 em outros tipos de conteúdo, que por algum motivo não são cobertos pelo Season Pass, coisa que NÃO deveria acontecer e isso afundou o jogo mesmo após virar Free to play.
Você oferecer conteúdos realmente bons, que valem o dinheiro investido é uma coisa, porém muitas empresas tiram pequenas coisas que deveriam ser lançadas junto com o jogo, ou conteúdos tão inúteis que não trazem nada de novo ou relevante para a história. Pacote de skins, cores para armas ou até uma mesa ou sofá novo (No caso de The Sims), você vê que aquilo não foi profundamente trabalhado, foi criado apenas para tirar dinheiro de quem é fã do jogo. Coisas que você antigamente liberava jogando agora só é liberado pagando.
Outro texto sobre o futuro do cenário dos jogos, que com os jogos cada vez mais caros precisamos ter um retorno que valha tal valor! Pois quem realmente investe R$200,00 em um jogo quer ter uma experiência completa.
Até a próxima semana, pessoal!
Há pessoas que digam que Rockstar prepara uma DLC, ou, na pior das hipóteses, easter eggs, quando a época do GTA Online cruzar com a da história do GTA V, o que não irá demorar a acontecer já que o GTA V se passa em 2013, e o GTA O começou se passando em 2008, e no momento está em 2011 (pode verificar isso com a última DLC, Import Export, em que há um calendário no escritório no galpão de carros para exportação, em que está escrito “2011 calendar”).
Sem dúvidas alguma esse foi o jogo de melhor CxB que já adquiri, em que você consegue comprar por até 50 reais em sales na steam.