Expresso do Oriente – Tsukiyomi!

 

 

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento! E hoje, dando continuidade à série que conta a história das antigas divindades nipônicas, vou falar sobre o irmão de Amaterasu e também o deus que dá nome a um dos jutsus mais apelões do anime Naruto: Tsukuyomi!

 

sem-titulo

 

Sim, Tsukuyomi! Jutsu de ilusão utilizado pelos membros do clã Uchiha, e um dos mais poderosos do anime! Antítese de Amaterasu, e de poder igualmente destrutivo. Novamente, esse não foi um nome fruto das viagens lisérgicas de Kishimoto, e sim retirado da riquíssima cultura japonesa, mais precisamente da religião Shinto (que foi substituída pelo Budismo), onde Tsukuyomi é o deus da lua e irmão da deusa do sol Amaterasu.

Tsukuyomi-no-Mikoto, é o deus da lua na religião Shinto e no folclore japonês. A última parte de seu nome (-no-mikoto) é um título de honra para nomes de deuses, significando “o grande, o magnífico, o exaltado”. Tsukiyomi era a entidade que governava os céus noturnos e a lua. Foi criado por Izangi, e dividia o reino dos céus com sua irmã Amaterasu.

 

tsukuyomi-no-mikoto

 

Tsukuyomi (ou Tsukiyomi, ambos estão corretos) foi o segundo das “três crianças nobres” (三貴子, みはしらのうずのみこ, Mihashira-no-uzunomiko), nascido quando Izangi, o deus que criou a primeira terra de Onogoro-shima, estava tomando um banho para se purificar de seus pecados, após escapar do submundo e da fúria de sua esposa morta, Izanami. Tsukiyomi veio à vida quando Izangi lavou seu olho direito (imagina o parto). Porém, em uma história alternativa, Tsukiyomi surgiu de um espelho de cobre na mão direita de Izangi.

 

Após escalar uma escadaria celestial, Tsukiyomi alcançou sua posição no céu, conhecido como Takamagahara, com sua irmã Amaterasu Ōmikami, que mais tarde se tornou sua esposa.

Tsukiyomi enfureceu Amaterasu quando matou Uke Mochi, a deusa da comida. Uma vez, Amaterasu enviou Tsukiyomi como seu representante a um banquete dado por Uke Mochi. A deusa fez um jantar de forma um tanto… digamos assim… nada convencional. Tsukiyomi desfrutou de vários tipos de comida enquanto estava em seu banquete, porém ficou profundamente enojado quando descobriu a maneira que a deusa produzia a comida. O peixe era produzido a partir do vômito, as algas eram cuspidas, e arroz saía de suas tossidas. Além disso, outras comidas eram expelidas de todos os seus orifícios (sim, TODOS os orifícios, inclusive esses aí que você imaginou). Enfurecido diante desse “Master Chef versão Gore”, Tsukiyomi matou a deusa de forma violenta. Seus restos mortais se espalharam pela terra (sim, ela foi literalmente desmembrada) e eles tornaram o solo fértil e as plantações começaram a crescer. Apesar de isso ter sido benéfico para os seres humanos, alguém não gostou nem um pouco do que aconteceu…

Amaterasu descobriu o que aconteceu, e ficou tão furiosa com o fato que nunca mais quis ver Tsukiyomi novamente. Assim, ela se mudou pra sempre para uma outra parte do ceu. E é por isso que noite e dia nunca estão juntos.

 

Curiosidades

Tsukiyomi é um dos Genjutsus (jutsu de ilusão) mais poderosos do anime Naruto. Ele represente o “mundo espiritual das trevas” (精神界と闇, Seishinkai to Yami). Na primeira temporada do anime, o Tsukiyomi de Itachi mostrava tipicamente uma lua vermelha lançando uma luz avermelhada sobre toda a ilusão, dando ao plano de fundo um aspecto vermelho-sangue, enquanto a vítima da ilusão era mostrada em uma escala invertida de cinza.

tsukuyomi

 

Em outras versões desse mito, Uke Moshi é morta por Susano, ao invés de Tsukiyomi.

 

E é isso aí pessoal, espero que tenham gostado do texto dessa semana, pois também estou gostando muito de pesquisar sobre esses assuntos, estou aprendendo muito com as pesquisas que faço! Espero estar agregando conhecimento a vocês também! Bom, por hoje é so, semana que vem tem mais!

 

Um Leigan no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!

Compartilhe!

Leave a Comment