Expresso do Oriente – A lenda de Amaterasu!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento! E hoje, dando sequência ao texto da semana passada (porque acredito que alguns termos não ficaram bem explicados) vou iniciar uma série de textos que contam a história de lendas e de divindades típicas japonesas! Tenho certeza que alguns nomes que vou citar aqui você já ouviu falar (especialmente se for fã de Naruto)! E pra dar início a essa série de textos, vou falar sobre a deusa Amaterasu!

cde4a0d41ea8e5db124cc8d77c5c969b

Sim, Amaterasu! Um dos ataques mais absurdos usados por Itachi Uchiha! Pensou que fosse só um nome inventado por nosso amigo Masashi Kishimoto? Pois bem, se enganou! Amaterasu (天照), Amaterasu-ōmikami (天照大神/天照大御神/天照皇大神) ou Ōhirume-no-muchi-no-kami (大日孁貴神?) é a deusa do sol na cultura japonesa (por isso a relação com os poderes de fogo), mais precisamente da religião Shinto, sendo uma das maiores entidades dessa religião. Ela é vista como a deusa do sol, mas também de todo o universo, sendo referida como “A mãe de tudo que há”. O nome “Amaterasu” deriva-se de Amateru, que significa “brilhando no céu”. O significado de seu nome completo, Amaterasu-de seu nome completo, Amaterasu- ōmikami, é “O grande e majestoso kami (deus) que brilha no céu”. Acredita-se que a primeira dinastia japonesa de imperadores se deu início quando Amaterasu enviou seu neto Jimmu para o Japão, para que ele fosse o primeiro governante da terra nipônica.

 

Amaterasu é filha de Isangi, e irmã de Tsukiyomi e Susano-o (familiar, não?).  O governo dos céus foi dado a ela por Isangi, quando ele entregou a ela seu colar sagrado. Mais tarde, em competição com seu irmão Susano, Amaterasu deu a luz a três deusas, que junto com as “crias” de Susano, seriam coletivamente os ancestrais de Jimmu (e o incesto rolava solto…normal).

Em sua rivalidade fraternal, Amaterasu não queria admitir derrota, de  forma alguma. Isso fez com que Susano se enfurecesse e causasse estragos no céu e na terra. Amaterasu se escondeu em uma caverna, e como ela era a deusa do sol, sua ausência fez com que o Japão fosse encoberto em trevas.

 

A ausência de Amaterasu causou desgraças na Terra. As colheitas secavam e as pessoas morriam de fome. Então os deuses decidiram que deveriam trazer Amaterasu de volta à sua posição divina. Eles buscaram ajuda de várias entidades, e realizaram rituais e sacrifícios do lado de fora da caverna onde Amaterasu se escondia. Também penduraram um espelho em uma árvore fora da caverna.

Ouvindo toda a comoção, Amaterasu saiu de onde estava e perguntaram o motivo de os deuses estarem tão  contentes. Eles disseram que haviam encontrado uma outra dama que seria a nova deusa do sol. Amaterasu, curiosa, deu um passo à frente, e viu o espelho que estava pendurado, vendo seu próprio reflexo desenhado nele. Como nunca tinha visto sua própria imagem refletida, Amaterasu imaginou que a imagem majestosa que estava vendo era mesmo sua substituta. Dando mais um passo à frente para examinar o espelho, ela foi agarrada por um dos deuses, enquanto outro bloqueava a entrada da caverna. A presença de Amaterasu iluminou os céus e os campos e a vida retornou à terra do Japão.

amaterasu_by_genzoman

Curiosidades

No anime Naruto, o clã Uchiha, após ativar o Mangekyō Sharingan, consegue usar um jutsu que produz chamas inextinguíveis chamada de Amaterasu, junto com outras técnicas que possuem nomes de entidades japonesas, como o Tsukiyomi. Esse jutsu é tão poderoso que queima qualquer coisa até não sobrar nada, chegando a atingir a temperatura do sol, até que o próprio usuário decida extinguir as chamas.

eo02rjg

No game Persona 4, Amaterasu é a Persona de Yukiko Amagi, sendo do elemento fogo.

No MMORPG Smite, Amaterasu é um personagem jogável.

No jogo Okami, a personagem Amaterasu é a protagonista do jogo, assumindo a forma de um lobo.

okami-okami-amaterasu-29383140-480-320

E é isso pessoal, espero que estejam gostando dessa série de textos, semana que vem tem mais dessa mesma série, vou continuar escrevendo sobre lendas e divindades! O que acharam? Comentem nos comentários! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!

 

Um Chidori no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!

 

 

 

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *