Expresso do Oriente – Super Sentais!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje, como já virou costume, vou trazer um pouco de nostalgia na bagagem, falando de algo que foi parte da infância de muitos aqui: os Super Sentais!

turboranger

“Ei, espera? Sentai? Sentar aonde? WTF?” Calma, já vou explicar. O termo pode não ser tão conhecido, mas com certeza você já assistiu algo do gênero. A definição de Super Sentai, segundo nossa querida e *altamente confiável* Wikipédia, é “de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra”. Isso parece famíliar? Já viu isso em algum lugar? Sim, exatamente: séries como Power Rangers, Changeman, Goggle V e similares fazem parte do gênero dos Super Sentais!

O termo japonês sentai, de origem militar, significa “esquadrão” e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas: 戦 “sen” (guerra) e 隊 “tai” (grupo).E é exatamente isso que eles são, um esquadrão de jovens com poderes especiais que luta em prol da justiça e defendem o mundo contra ameaças de todos os tipos (e destruindo a cidade no processo… mas isso não vem ao caso). Alguns até possuem um robô gigante, que é pilotado por eles. Aliás, foi aí que começou a moda dos “Mechas”. Falarei mais sobre esses gigantes de metal mais adiante. Agora vou falar sobre a origem desse gênero que envolve jovens coloridos e superpoderosos (Uii!)

 

A origem

O primeiro Sentai foi feito em 1975 e produzido pela Toei. As duas primeiras séries, Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengeki Tai foram criadas pelo mangaka Shôtarô Ishinomori, também responsável pela criação da famosa franquia Kamen Rider. Por ser voltado ao público infanto-juvenil, possuía uma abordagem um pouco menos madura que a série Rider. Era uma boa representação da batalha entre o bem e o mal.

As duas primeiras séries, Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengeki Tai foram criadas pelo mangaka Shôtarô Ishinomori, também responsável pela criação da franquia Kamen Rider e das séries Cyborg 009 e Kikaider, entre outras. A partir da terceira série, Battle Fever J, de 1979, Ishinomori abandona o projeto. Battle Fever J também marca a primeira vez em que o termo Super Sentai foi utilizado, pelo fato de o grupo possuir um robô gigante, elemento sempre presente nas futuras séries. Em Battle Fever J, foi adicionado o uso do Robô gigante (mecha). A partir daí, o prefixo “super” foi adicionado ao nome do gênero. Depois disso vieram Denshi Sentai Denjiman, Taiyou Sentai Sun Vulcan, Choudenshi Bioman, entre outros. Foram exibidos no Brasil Goggle V, Maskman, Flashman, Changeman, e é claro, Mighty Morphin Power Rangers.

 

Principais Super Sentais do gênero

Himitsu Sentai Goranger

Img_984321_17954445_0

(秘密戦隊ゴレンジャー Himitsu Sentai Gorenjā): traduzida como Esquadrão Secreto Goranger, foi produzida em 1975 e criada por Shotaro Ishinomori, o criador do Kamen Rider e de outras séries famosas. Contava a história de cinco heróis sobreviventes de ataques a bases militares. Eram equipados com a super tecnologia espiã para derrotar o pior vilão da terra. Cada herói possuía várias armas, por isso também pode ter sido baseada na “tecnologia variada” da época. Foi um sucesso imediato, rendendo 86 episódios entre 1975 e 1977.

 

Battle Fever J

battle_fever_j_wp_by_jm511-d6walff

Battle Fever J (バトルフィーバーJ Batoru Fībā Jei): traduzida como Febre de Batalha J, foi produzida em 1979. A história começa com quatro heróis treinados em diferentes partes do mundo, como Japão, França, Quénia, União Soviética e E.U.A. Em face do sucesso do filme Os Embalos de Sábado à Noite, a série tinha influência da dança, muito utilizada pelos heróis em batalha. Foi a primeira série em que a cor preta foi usada para um herói, já que tal cor simboliza “morte” ou “mau agouro” no Japão. Foi a primeira série a ter um robô gigante denominado de “mecha”. A partir de então, o gênero, que até então denominava-se Sentai, passou a se chamar Super Sentai.

 

Choudenshi Bioman

Bioman

Choudenshi Bioman (超電子バイオマン Chōdenshi Baioman): traduzida como Super Elétron Bioman, foi produzida em 1984. Conta a história de cinco heróis cujos corpos são afetados com biopartículas liberadas por um robô congelado até o dia que vilões ameaçacem a terra. Foi a primeira série a apresentar dois membros do sexo feminino (Yellow e Pink). Obteve enorme sucesso na França.

 

Kyoryu Sentai Zyuranger

kyoryu_sentai_zyuranger_by_butters101-d73b9ze

Kyoryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー Kyōryū Sentai Jūrenjā): traduzido como Esquadrão Dinossauro Zyuranger, foi produzida em 1992. Contava a história de cinco descendentes da era jurássica, por isso com o tema de animais pré-históricos – Tiranossauro, Mamute, Triceratops, Tigre Dentes-de-Sabre, Pterodáctilo e Dragão. Foi o primeiro Super Sentai a introduzir mecanismos sencientes. Foi também a primeira série a ter um sexto membro definitivo na equipe, de cor verde. Foi a primeira série a ser adaptada para o público americano, na forma da franquia dos Power Rangers, chamada de Mighty Morphin Power Rangers.

 

 

Gosei Sentai Dairanger

gosei_sentai_dairanger_wp_by_jm511-d6wjbhqGosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャー Gosei Sentai Dairenjā): traduzido como Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger, foi produzida em 1993. Os heróis tinha como tema o budismo e seus princípios, bem como os animais mitológicos chineses (Dragão Chinês, Leão Chinês, Pégaso Chinês, Qilin Chinês, Fênix Chinesa e Tigre Chinês). Foi a primeira série a ter uma criança como membro da equipe. Foi adaptada para o público americano, como a segunda temporada de Mighty Morphin’ Power Rangers.

 

Super Sentai no Brasil

Muitos de nós conhecem o Super Sentai por causa da série Mighty Morphin Power Rangers, que teve dezenas de variações (Power Rangers Força Animal, Power Ranger Samurai, entre outros), como eu citei acima. Além de Power Rangers, que teve um sucesso enorme no ocidente, tiveram outros do gênero que foram dublados e adaptados para serem exibidos aqui no Brasil. São eles:

 

 

Dai Sentai Goggle Five

Dai Sentai Goggle Five (大戦隊ゴーグルファイブ Dai Sentai Gōguru Faibu): traduzida como Grande Esquadrão Goggle V, foi produzida em 1982. Os heróis escolhidos se baseavam nas antigas civilizações (Atlântida, Asiática, Egípcia, Lemuriana e Inca), simbolizadas por pedras preciosas (Rubi, Esmeralda, Safira, Opala e Diamante) e tinha influências da ginástica rítmica. Ainda que tenha sido um grande sucesso em seu país de origem, não obteve o mesmo êxito no Brasil, onde foi exibida em 1990 na TV Bandeirantes e em 1995 na TV Record.

 

Dengeki Sentai Changeman

Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン Dengeki Sentai Chenjiman): traduzido e lançado no Brasil como “Esquadrão Relâmpago Changeman”, foi produzida em 1985. Seu tema era heróis militares com poderes de animais mitológicos europeus – Dragão, Grifo, Pegasus, Sereia e Fênix. Os nomes e sobrenomes dos heróis tinham um significado (Ex: “Tsurugi” significa espada, “Hi” significa voo e “Ryuu” significa “dragão”). Foi o primeiro Sentai a usar uma arma de fogo para derrotar os inimigos, o que se tornou recorrente até hoje no gênero. Foi a primeira série do gênero a ser exibida no Brasil, obteve enorme sucesso, desencadeando uma febre nacional pelo gênero tokusatsu como um todo no país.

 

Choushinsei Flashman

Choushinsei Flashman (超新星フラッシュマン Chōshinsei Furasshuman): traduzido como “Esquadrão Supernova Flashman” e renomeado no Brasil como “Comando Estelar Flashman”, foi produzida em 1986. Contava a história de cinco guerreiros raptados do planeta Terra e levados para diferentes planetas do Sistema Flash: Jin (Red Star), Dan (Green Star), Gô (Blue Star), Sara (Yellow Star) e Lu (Pink Star), e depois de vinte anos retornam a Terra para combater o mal e encontrar seus pais. Foi a primeira série a ter um segundo robô, o Titan Júnior, e este ainda podia se transformar em Grand Titan. Exibida no Brasil no final dos anos 1980.

 

 

 Hikari Sentai Maskman

Hikari Sentai Maskman (光戦隊マスクマン Hikari Sentai Masukuman): traduzido como “Esquadrão da Luz Maskman” e lançado no Brasil com o título “Defensores da Luz Maskman”, foi produzida em 1987. Os heróis possuíam poderes baseados em diferentes artes marciais – Karate, Kempo, Kung-fu, Ninjutsu e Tai Chi Chuan – e os poderes do Ki e da Aura humana. Foi a primeira série em que um sexto membro (Mask X-1) aparece e a primeira em que um robô gigante é formado por cinco mechas (um de cada integrante). Exibida no Brasil em 1991, não fez grande sucesso como as demais séries. Na França foi exibido com o nome de Bioman II, em uma jogada de marketing devido ao sucesso de Bioman no país.

 

E é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto de hoje! Tem algum super sentai que vocês gostam e eu não comentei aqui? Por favor, “comentem nos comentários”!
Um grande Rasengan no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!

Compartilhe!

Leave a Comment