Expresso do Oriente – Top 10 aberturas nostálgicas!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo novamente pra vocês um vagão cheio de nostalgia! E hoje teremos uma dose extra-large de nostalgia acompanhada por aquele arrepio de eriçar todos os pelos do corpo. Se ajeite confortavelmente em frente ao PC, coloque os fones de ouvido e prepare-se para embaraçar em uma viagem no tempo, pois eu vou falar das 10 aberturas que mais marcaram a minha infância (e da maioria das pessoas que teve sua infância nos anos 80/90!
Bom… primeiramente eu vou falar porque eu decidi fazer esse top 10. Primeiro, que na maioria das vezes, é na abertura que você decide se vai ou não assistir o anime. Nela você vê as cenas que estarão (ou não) presentes no anime, se o anime é engraçado, violento, se é bonitinho, etc. Um anime que me ganhou logo na abertura foi o Tengen Toppa Gurren Lagann (tanto que hoje ele é um dos meus animes preferidos), mas não vou falar dele aqui, pois se trata de um anime mais recente (Lançado em 2007).
Segundo, porque eu acho que uma das coisas que mais torna um anime memorável é sua abertura. Porque quando você gosta do anime, você decora a música e canta junto, mesmo que for em japonês e tudo errado (meu caso kkkkk), baixa ela no celular, usa como ringtone, etc. E daqui uns anos talvez você nem se lembre tanto do anime em si, mas a música dele não será esquecida. Eu fico um tanto sem jeito quando me perguntam qual tipo de música eu escuto mais, pois boa parte da minha playlist é composta por músicas de animes ou de games clássicos (Shadow of the Colossus FTW).
Enfim, vamos ao meu top 10 da nostalgia, que começa com…
10 – Digimon Adventure – Abertura cantada pela Angélica
Digimons, digitais, digimons são campeões… Fala sério! Hoje sabemos que essa música é horrível (e motivo pros fãs de Pokémon zuarem a franquia…) mas essa abertura é a cara da TV Globinho, da época que eu enforcava aula pra assistir desenho! E ainda cantava junto!
Essa música é uma adaptação da versão americana da abertura do anime, que também é meio bosta. Butterfly, a original em japonês, é linda, não sei qual é o problema de deixar a versão original…
9 – Bucky – Jibaku
Acho que desse pouca gente vai lembrar. Bucky era exibido no Band Kids, que passava todos os dias às 15:00 na Band. Pra quem não se lembra era o anime da bolinha cor de rosa que explode, o “esquisito”. O anime é foda, e possui uma abertura igualmente marcante, e fácil de decorar pra aqueles que gostam de cantar junto!
8 – Sailor Moon – A Lenda da Luz da Lua
Eu tenho uma vaga lembrança desse anime. Minha irmã assistia quando eu era bem pequeno (tanto que tínhamos uma gata chamada Serena). Mas como eu disse anteriormente, o que mais marca um anime é sua música de abertura. E me arrepio até hoje ao ouvir esse tema de abertura, pois foi um dos primeiros contatos que eu tive como mundo dos animes (mesmo não tendo noção do que era um anime).
7 – Sakura Cardcaptor – Você Junto a Mim
É shoujo? É! É anime de menina? Pra caralho! Mas eu assisto e canto a música junto até hoje! Sakura Cardcaptors era um dos animes que eu mais gostava na TV aberta, porém não pude terminar de assistir na época que passou pois eu estudava de manhã… Mas graças à internet pude parar e assistir. E é claro, cantar junto o tema de abertura! Hahaha…
E não, não é o “Sofoda Cardccaptor”!
6 – Dragon Balll GT – Sorriso Resplandecente
Essa é uma das adaptações de abertura pro português mais bonitas que eu já vi em um anime. Mas é a única coisa que salva o anime, porque convenhamos, a saga GT nem é tão boa assim…
5 – YuYu Hakusho – Hohoemi no Bakudan/Sorriso Contagiante
A versão em português dessa música me causou uma certa estranheza na primeira vez que eu ouvi, porque eu assisti esse anime na internet, beeeeeeeem depois de ele ter sido exibido na TV aberta. Mas depois de ouvir bem, vi que tanto a versão original quanto a versão BR são muito bonitos.
4 – Fly (Dragon Quest) – Fly, o pequeno guerreiro
Esse é um anime que eu gostava muito (logicamente, por ser fã do Akira Toriyama e de suas obras desde criança), mas que infelizmente não foi exibido por completo no Brasil. Mesmo assim, sua música de abertura permanece até hoje nas mentes e nos corações daqueles que o assistiram.
3 – Pokémon – Abertura Liga Indigo
Por mais de 20 anos de franquia, essa é a música que marca todas as gerações, tanto as mais antigas quanto as que estão conhecendo a série agora. Tão marcante que praticamente se tornou o ícone da franquia Pokémon, e é facilmente reconhecível por qualquer pessoa, seja ela fã ou não. E por ter esse prestígio todo, a primeira abertura de Pokémon leva o terceiro lugar dessa lista!
2 – Cavaleiros do Zodíaco – Por Athena! (Abertura Rede Manchete)
Eu gosto muito da versão da “Pegasus Fantasy” cantada pelo Angra, mas não tem nada que bata de frente com essa abertura. Principalmente pra aqueles que acompanharam o anime pela extinta Rede Manchete. Cavaleiros do Zodíaco foi, para a maioria dos brasileiros, o primeiro contato real com as animações japonesas. Portanto, essa música pode ser considerada um grande hino à nostalgia, e merecedora do segundo lugar desse top 10.
P.S: Não consegui encontrar essa abertura em boa resolução, peço desculpas por isso.
1 – Dragon Ball – Vamos conquistar as esferas do Dragão!
ESSA É FODA! Dragon Ball (a série como um todo, desde o clássico até o fim da saga Boo, e um pouco do GT) foi o anime que mais marcou minha infância, indiscutivelmente. Assim como Cavaleiros do Zodíaco, também foi um dos meus primeiros contatos com os animes.
Na verdade existem duas versões dessa mesma abertura. A primeira foi feita pelo extinto estúdio Gota Mágica, que passou no SBT. A segunda, já na Rede Globo, foi feita pela Alamo, que redublou o anime por completo. Mas pra mim as duas são lindas.
Enfim, por ter essa carga de nostalgia enorme, e por me trazer lágrimas aos olhos toda vez que eu escuto, o primeiro e merecidíssimo lugar desse top 10 vai para Dragon Ball: Vamos conquistar as esferas do Dragão!
E é isso aí pessoal, por hoje é só, espero que tenham gostado desse top 10… tem alguma outra abertura que eu não citei aqui, que fazem vocês sentirem saudades da infância? “Comentem nos comentários”! Até semana que vem!
E vejo vocês na próxima estação! Sayonara!