Expresso do Oriente – O Fenômeno de Pokémon Go!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje vou falar sobre um fato no mínimo curioso: Afinal, porque de repente todo mundo está falando dessa coisa chamada de Pokémon GO? Mas afinal, o que é esse tal de Pokémon GO? O que ele tem de tão especial? Porque surgiram tantos fãs de Pokémon assim do nada?

maxresdefault

 

Pokémon GO é um aplicativo para Smartphone que promete tornar realidade o sonho de muitas pessoas que cresceram nos anos 90: o de se tornar um mestre Pokémon na vida real. Como isso é possível? Bruxaria? Drogas lisérgicas? Não, Nada disso: o app lançado pela Niantic  se baseia em coordenadas de GPS para mostrar sua localização no mapa, e com ela os pokémons aparecem em localizações reais. Com um sistema de realidade aumentada, vc captura os pokémons com seu celular, e os usa para batalhar em ginásios Pokémon contra outros jogadores. Basicamente isso. Era pra ser apenas mais um jogo para agradar os fãs da franquia. Mas não foi isso que aconteceu. O jogo se tornou uma febre no mundo todo, e milhões de pessoas que viam Pokémon como um simples jogo para crianças, o que simplesmente não conheciam, passaram a jogar desenfreadamente.

 

pokemon-go-screenshots-squirtle

No meu texto da semana passada eu disse que sou fã de animes desde sempre. Com Pokémon não poderia ser diferente… Acompanhei o anime, e assim que pude, joguei os famosos jogos do Game Boy.  Só que naquela época, se você levava um Game Boy Color pra escola, você era “o nerd”, “o esquisito”, e era zuado por aqueles que se achavam espertos. Não era nem necessário ir tão longe no passado: No primeiro ano da faculdade, eu levava meu Nintendo DS pra jogar Pokémon Soul Silver durante o intervalo das aulas. No curso de administração, não existem muitas pessoas que são ligadas na cultura geek (na verdade só umas 2 ou 3 são). Quando eu dizia que estava jogando Pokémon, essas pessoas olhavam estranho, como se fosse uma coisa infantil ou algo do tipo. Eu liguei o foda-se e continuei jogando. Nunca tive muitos amigos na escola e imaginei q na faculdade não seria diferente. Pois bem, semana passada aconteceu algo no mínimo curioso. Pokémon GO foi (finalmente) lançado no Brasil, e quando cheguei na faculdade, vi o pessoal no baixando celular e comentando sobre quais haviam capturado. Mas tipo, não era uma turminha seleta como costumava ser… em todo canto tinha alguém com o celular, ou tentando capturar algum Pokémon, ou perguntando como o app funcionava. O engraçado é que eram as mesmas pessoas que me zuavam no primeiro ano. E eu consigo entender o porquê.

 

pokemon-go-compilation_2058.0.0

 

Muitas das “modinhas” que acontecem começam num nicho, num grupo de poucas pessoas que realizam uma determinada ação ou que possuem um comportamento específico. Quando esse grupo começa chamar a atenção por suas “peculiaridades”,  duas coisas podem acontecer:  1. As pessoas de fora podem começar a reproduzir essa ação ou comportamento; e 2. As pessoas podem começar a criticar desse nicho por serem minoria, sendo “haters”. De qualquer forma, quanto mais as pessoas falam sobre um mesmo assunto (seja bem ou mal), mais pessoas ficarão curiosas para saber a respeito. E o número de envolvidos vai aumentando exponencialmente. Quer um exemplo? Depois de Big Bang Theory, todo mundo virou nerd. Era legal ser nerd porque os personagens do seriado eram super inteligentes e bem-sucedidos, e todo mundo queria ser igual a eles. Era um padrão de comportamento que as pessoas queriam seguir. E todo mundo virou fã de quadrinhos. E compravam camisa de super-herói. E iam nos eventos de HQs (detalhe que a “modinha” nerd foi tão grande que foi um dos fatores responsáveis por trazer eventos grandes como a Comic-Con pro Brasil).As pessoas que viam de fora achavam legal e queriam participar e ser iguais os que já estavam lá dentro. Acredito que o mesmo está acontecendo com o Pokémon GO. Se tanta gente está falando sobre o mesmo assunto, é porque é no mínimo peculiar. E as pessoas querem saber do que se trata, mesmo não fazendo a mínima ideia do que é Pokémon. Claro que existem os haters, mas estes são apenas seres sem amigos e sem amor próprio.

Enfim, Pokémon Go é, além de um ótimo jogo, também uma ferramenta de interação social com um potencial enorme. Muitas pessoas se encontram em locais específicos (chamados Poké Stops) para ganhar prêmios no jogo e capturar pokémons. Pessoas com interesses em comum interagem com mais facilidade. Pode-se dizer que o jogo funciona igual, e talvez até melhor que uma rede social: ele te faz sair da sua casa, dar uma volta, capturar uns pokémons, e ainda conhecer gente nova! Não é genial? Bom, só toma cuidado por onde você anda, pois pode acabar encontrando um “Bulbassalto”.

 

E é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto de hoje! Como está sendo a experiência de vocês com o jogo? Quais pokémons vocês já capturaram? Deixem a resposta nos comentários! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!

 

Até a próxima estação! Sayonara!

Compartilhe!

Leave a Comment