Você sabe como funciona uma placa de vídeo?

Muitas pessoas falam sobre placas de vídeos. Falam que você precisa de uma placa de vídeo para rodar jogos, trabalhar com 3D, editar vídeos e fotos mais rapidamente. Mas, essas pessoas explicam o motivo de necessitar desse equipamento em seu computador? Qual a real função dela, para que os programas rodem, ou funcionem mais suavemente?

como-funciona-placa-de-video-3Bom, basicamente, uma placa de vídeo é o cara responsável por processar os pixels em seu computador. É ele quem pega a informação binária e a transforma em vídeo. Caso você não possua uma placa de vídeo dedicada em seu computador (a famosa placa de vídeo offboard), seu computador irá usar processamento de seu CPU para realizar esse processo (as chamadas placas de vídeo onboard).

As imagens que você vê na tela do seu notebook são feitas de minúsculos pontos chamados Pixels. Na configuração mais comum de resolução, uma tela apresenta mais de um milhão de pixels e o computador deve decidir o que fazer com cada um para criar uma imagem. Para fazer isto, ele necessita de um conversor – algo que pegue os dados binários do CPU e transforme na imagem que você possa visualizar. É o papel da placa de vídeo.

Pra falar a verdade, o funcionamento de uma placa de vídeo é algo um tanto quanto complexo de se falar. Mas, para exemplificar um pouco, a placa de vídeo possuí uma CPU (sim, um processador, semelhante ao processador do computador), que funciona em conjunto com aplicações de software, que envia informações da imagem que irá aparecer, definindo como utilizar os pixels na tela para criar a imagem, enviando informações para o monitor.

Mas, quando se necessita de algo mais pesado, que exige processamento (como uma imagem 3D, programa para edição de vídeos e etc), a placa cria primeiro algo como se fosse uma armação de arames de linhas retas. Depois ele rasteriza a imagem, preenchendo com o que resta dos pixels, coloca iluminação, textura e cor. Para jogos, o processo é executado cerca de 60 vezes, de maneira extremamente rápida. Ou seja, uma placa de vídeo possuí componentes semelhantes à um computador, como, processador e memória. Mas, eles funcionam de maneira um pouco diferentes.

O processador, é chamado de GPU, que significa Unidade de Processamento Gráfico (ou Graphics Processing Unit), que funciona de maneira similar como-funciona-placa-de-video-1ao CPU, porém é projetado especificadamente para renderização de gráficos. GPU’s também utilizam programação especial para ajudar a analisar e utilizar dados. Eles também possuem melhorias para o desempenho das placas, para o aprimoramento da qualidade da imagem, chamados:

– FSAA (Full Scene Anti Aliasing) – que serve para suavizar bordas de objetos em 3D;
– AF (Anisotropic Filering) – que proporciona maior nitidez nas imagens.

Mesmo utilizando componentes semelhantes, eles também são bem diferentes, pois os componentes utilizados em uma placa de vídeo necessitam trabalhar em velocidades extremamente altas, para realizar a renderização de maneira rápida, para que não ocorra travamentos na execução dos aplicativos para o usuário.

Placas de vídeo fazem suas tarefas, utilizando 4 componentes:

– Conexão com a placa mãe, para a transferência de dados e energia;
– Processador, para decidir o que fazer com cada pixel na tela;
– Memória, para manter as informações sobre cada pixel e armazenar temporariamente as imagens já prontas;
– Monitor, para exibir o resultado final.

Hoje em dia, apenas 2 empresas criam processadores de placas de vídeo. A ATI (que foi comprada pela AMD) e a Nvidia. Mesmo que apenas 2 como-funciona-placa-de-video-4fabricantes constroem processadores para placas de vídeo, existem diversas empresas que constroem modelos, como a XFX, a EVGA, a ASUS, a GIGABYTE, entre outros.

Bom, pessoal, espero que vocês tenham gostado e entendido melhor como funciona uma placa de vídeo (pelo menos de maneira superficial). Porém, agora vocês podem explicar para um leigo o porquê uma placa de vídeo é tão importante em um computador, principalmente em um computador gamer. Mais pra frente vou trazer para vocês um texto explicando como escolher uma placa de vídeo ideal, e o que significa os termos dos componentes importantes para uma placa de vídeo.

Fonte: Blog Avel.

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *