Expresso do Oriente – Bushido!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E o texto de hoje será um pouco diferente…  Lembra que eu falei sobre os samurais, seu estilo de vida e seu código de honra? (se você não viu: http://locomotiva26.com.br/expresso-do-oriente-samurais/ ) Pois bem, hoje vou me aprofundar um pouco mais nesse código de honra que era religiosamente seguido pelos samurais na era feudal e que ainda exerce influência sobre a cultura japonesa até hoje. Sim, vou falar sobre o Bushido, o Caminho do Guerreiro!

 

FA_Bushido_o

 

Bushido – O Caminho do Guerreiro

Como o próprio título diz, Bushido pode ser literalmente traduzido como “caminho do guerreiro”, e era um código não-escrito de honra e de estilo de vida seguido pela classe guerreira dos samurais. O Bushido, que possuía conceitos do Budismo, do Xintoísmo e do Confucionismo, pregava os valores  da integridade, respeito, coragem, honra, compaixão, honestidade e lealdade, e ditava regras para que o samurai pudesse viver, e principalmente, morrer com honra.

Do Budismo, o Bushido carregava o ensinamento do destemor ao perigo e à morte.  O samurai não tinha medo de morrer em combate, pois sabia que através de suas reencarnações ele voltaria a ser um guerreiro em sua próxima existência. E sua calma diante do perigo iminente era resultado de horas de meditação e de introspecção. O auto-conhecimento e a prática do desapego material tornava o samurai um guerreiro imbatível, dentro e fora do combate.

Do Xintoísmo foram herdados os valores de lealdade, patriotismo e reverência aos antepassados. Com um profundo respeito por seus ancestrais, os samurais se empenhavam ao máximo para não envergonhar sua memória, e davam o máximo de si em tudo que faziam. O patriotismo vinha da crença que a Terra não existia apenas para suprir as necessidades dos seres humanos, e sim que era a morada dos deuses e dos espíritos ancestrais, portanto deveria ser  cuidada e protegida com o mais sincero patriotismo.

O Confucionismo oferece ao bushido, sua crença em relação aos seres humanos e suas famílias. Confucionismo ressalta o dever filial e as relações entre senhor e servo, pai e filho, marido e mulher, irmão mais velho e mais novo e entre amigos, que são seguidas pelos samurai. Junto com estas virtudes, o bushido também prega a justiça, benevolência, amor, sinceridade, honestidade, e autocontrole. Justiça é um dos principais fatores no código do samurai, assim como o amor e a benevolência que são suntuosas virtudes dos samurais.

 

As 7 Virtudes do Bushido

 

tumblr_nlb33697GI1syif2ho1_1280

 

Gi – Integridade

“Guerreiros possuem um total compromisso com suas decisões.”

Seja honesto em todas as suas relações com todas as pessoas. Acredite na justiça, mas não feita por outras pessoas, mas por você mesmo. Para o verdadeiro guerreiro, todos os pontos de vista são profundamente considerados de acordo com a honestidade, justiça e integridade.

 

Rei – Respeito

“A verdadeira força de um guerreiro  torna-se aparente diante das adversidades.”

Verdadeiros guerreiros não precisam ser cruéis. Eles não precisam provar sua força. Guerreiros são cordiais até mesmo com seus inimigos. Guerreiros não são respeitados apenas por sua força em combate, mas também por suas relações com seus semelhantes.

 

Yu – Coragem Heróica

“A coragem heróica não é cega. Ela provém da inteligência e da força”

Viver escondendo-se como uma tartaruga em seu casco não é viver de verdade. Um verdadeiro guerreiro precisa ter a coragem de um herói, deve correr riscos. Isso é viver por completo, intensamente e maravilhosamente.

 

Meiyo – Honra

“Você pode se esconder de tudo e de todos, menos de si mesmo.”

O guerreiro possui apenas um juiz de honra e caráter, que é ele mesmo. Decisões que eles tomam e como essas decisões são colocadas em prática são um reflexo de quem eles realmente são. O samurai não se deixa influenciar pela opinião dos outros nem se deixam corromper por ideias que traem ou contrariam seus princípios.

 

Jin – Compaixão

“Se uma oportunidade não surgir, vá procurar uma.”

Através de trabalho duro e treinamento intenso, o guerreiro torna-se ágil e forte. Eles não são como a maioria das pessoas. Seu empenho os concedeu um poder que deve ser utilizado para o bem. Eles devem ter compaixão, e ajudar seu semelhante em toda oportunidade.

 

Makoto – Honestidade e Sinceridade

“Falar e fazer devem fazer parte da mesma ação”

Quando um samurai diz que irá realizar algo, já se pode considerar feito. Nada irá impedí-los de fazer aquilo que disseram. Eles não precisam “dar sua palavra” Eles não precisam prometer nada. Isso faz com que eles sejam completamente dignos de confiança.

 

Chu – Dever e Lealdade

“Para todos aqueles que estão sob seus cuidados, eles permanecem extremamente leais”

Samurais são responsáveis por tudo o que fizeram e disseram, e todas as consequências que acompanham suas ações. Eles são extremamente fiéis com todos aqueles que estão sob sua responsabilidade. “A palavra de um homem deve ser como sua impressão digital: Você deve levá-la aonde quer que vá”.

 

O Bushido nos dias de hoje

Não existem mais samurais nos tempos atuais (óbvio). Mas seu conhecimento e seu modo de vida ainda são uma grande referência, mesmo nos tempos atuais. Os tempos mudaram, mas nossa vida ainda é uma grande batalha. Não usamos armaduras ou katanas extremamente afiadas, mas todos os dias estamos lutando para permanecer vivos e para garantir nosso ganha-pão. Mas como este conhecimento milenar pode nos ajudar a viver melhor nos dias de hoje?

Bom, se você chegou até aqui, você aprendeu que o Bushido ensina valores essenciais para que um indivíduo se torne uma pessoa melhor e que possa viver em paz consigo mesmo e em sociedade. Infelizmente, hoje em dia esses valores já não são tão valorizados, especialmente num país como o nosso, aonde é culturalmente aceito querer ser “esperto” e levar vantagem em tudo. Querer ser íntegro, honesto e sincero pode parecer difícil nessas circunstâncias, mas quem sabe se você passar a agir como exemplo, as outras parem pra refletir e também mudem sua postura. Ser gentil, ajudar as pessoas que precisam, e fazer sua parte pode mudar muita coisa. Talvez não o mundo, mas pelo menos o meio em que você vive. E isso só trará bons frutos. Portanto, se você quer que o mundo mude, seja a mudança que quer ver no mundo.

O auto-conhecimento, virtude ensinada pelo Bushido, também é extremamente importante. Conhecendo a si mesmo, suas virtudes e defeitos, seus pontos fortes e fracos, você aprende a lidar consigo mesmo, com suas próprias imprevisibilidades, e com isso conseguirá se manter calmo e controlado diante das adversidades e desafios do dia-a-dia.  Você atinge aquilo que chamam de inteligência emocional.

A coragem heróica também é uma grande virtude. Mas não confunda coragem com a ausência de medo. Isso não é ser corajoso, e sim ser irresponsável. A pessoa corajosa é aquela que conhece todos os riscos envolvidos e mesmo assim supera seus medos para conseguir o que almeja. Você nunca vai descobrir seu verdadeiro potencial se não sair da zona de conforto e se arriscar a fazer algo.

E pra finalizar. O Bushido diz que um samurai deve antes de tudo ter sempre em mente, dia e noite, desde a manhã de ano novo, quando pega os palitos para tomar café, até a noite do último dia do ano, quando paga suas faturas, o fato de que um dia irá morrer. Essa é a sua principal tarefa. Sabendo disso, ele irá cumprir todas as suas tarefas com excelência, irá tratar todos ao seu redor com cordialidade, e irá dar o melhor de si em tudo o que fizer, pois sabe que suas ações serão o que ficará aqui depois que ele se for. Um grande homem chamado Steve Jobs disse uma vez: “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você está nú. Não há razão para não seguir seu coração.”

 

 

5fcffca9212de3eef0dc4cd86a2b3cd6

E é isso pessoal, espero que tenham gostado desse texto diferenciado, vou tentar trazer mais da cultura japonesa nos próximos textos… Enfim, por hoje só até a próxima semana!

Um forte abraço, e até a próxima estação ! Sayonara!

 

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *