Expresso do Oriente – Akira Toriyama!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento! E hoje vou falar sobre o criador de um dos maiores e mais bem sucedidos animes de todos os tempos. Isso mesmo, vou falar sobre o ídolo, o mestre, Akira Toriyama!
Mesmo que você não goste de animes, ou nunca tenha assistido Dragon Ball na usa infância, você com certeza já ouviu falar de Akira Toriyama. Também, não é pra menos: sua obra é conhecida mundialmente desde a década de 80, e agrada crianças e adultos (e os marmanjões que cresceram assistindo TV Globinho). Pra vocês terem uma ideia, o cara é tão foda que seu contrato o impede de sair do Japão, pois suas animações são consideradas patrimônio nacional! Bom… vocês já conhecem o mestre… Então que tal saber um pouco mais sobre sua vida, carreira e tudo mais?
Akira começou como designer gráfico e aos 23 começou a esboçar seus primeiros mangás. A carreira de nosso mestre saiyajin começou em 1978, quando lançou seu primeiro mangá, Wonder Island, e logo em seguida Highlight island e Tomato Girl Detective, para a famosa revista Weekly Shonen Jump. Seu primeiro sucesso veio com Dr. Slump, publicado entre 1980 e 1984, também na Weekly Shonen Jump (que diga-se de passagem, é um mangá muito foda e divertido! Podem procurar ^^). Dr. Slump foi a primeira obra de Akira a se tornar anime.
Sua obra mais famosa vocês já conhecem… Dragon Ball! O Mangá mundialmente famoso, dividido em três partes (Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT). Tendo sua primeira publicação em 1984, sendo responsável pelo início da “Era Dourada” da Jump, sendo publicado até 1995. Vale ressaltar que no mangá não existem as divisões “Z” e “GT”, sendo conhecido apenas como Dragon Ball. Nesse período de 11 anos (1984-1995), Akira foi “forçado” a produzir seu mangá, pelo tamanho sucesso que ele fez. Nesse período ele produziu 42 volumes, com 200 páginas cada. Ou seja, toda a história de Dragon Ball estende-se por mais de 10.000 páginas! Em 1986 foi lançado o anime baseado no mangá. Mas não para por aí: Dragon Ball se tornou uma marca de merchandising muito forte, sendo usado no cinema, jogos de videogame, action figures, e muitos outros. Mas a obra de Akira Toriyama não para por aí: ele fez parte do “dream team” (Akira Toriyama, Nobuo Uematsu, Yuji Horll, Kazuhiko Aoki, e Hironobu Sakaguchi) que produziu nada menos que um dos maiores rpgs de todos os tempos: Chrono Trigger!! Quem já jogou, percebeu a semelhança dos traços dos personagens e até na personalidade de alguns personagens. Akira também cedeu seu traço para a série de rpg Dragon Quest (que também teve seu mangá e anime, conhecido aqui no Brasil como Fly – O Pequeno Guerreiro).
Hoje em dia, Akira Toriyama é considerado o grande mestre dos principais autores do gênero Shonen, como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) e Kubo Tite (Bleach), que frequentemente expressam sua admiração por Toriyama, com pequenas referências em suas obras ou manifestações publicas e artes específicas (como as encontradas nos Kanzenbans de Dragon Ball).
Toriyama é fundador do Bird Studio, estúdio onde ele costuma trabalhar em seus mangás e projetos. É um dos raríssimos artistas japoneses que tiveram seus trabalhos publicados e exibidos em exposições itinerantes no Japão por alguns anos. E é assunto de destaque em praticamente todos os eventos relacionados a Jump, como em 2008 ao anunciar que após 11 anos de encerramento da série, Dragon Ball retornaria em um curto especial animado exclusivo à série, em comemoração aos 40 anos da revista. Ou em 2006 com sua participação com Eichiro Oda na elaboração do Cross Epoch, crossover entre as séries Dragon Ball e One Piece.
Em 2009, sua maior obra tornou-se um filme hollywoodiano, financiado pela FOX, mas sem qualquer participação na produção ou roteiro.
Na sua vida pessoal, pouco se sabe sobre Toriyama. Continua vivendo em Aichi, é casado (sua esposa chama-se Yoshimi), possui 2 filhos e raramente se expõe à mídia, o que inclui entrevistas. Toriyama geralmente se auto retrata em suas obras como um simpático robôzinho com máscara de ar ou um japonês de óculos fazendo uso de máscaras de pano ou qualquer outra coisa que cubra seu rosto. Seu filho Sasuke e seus bichos de estimação também já foram retratados em suas obras.
Bom, é isso pessoal, espero que tenha gostado do texto de hoje! É sempre bom saber mais sobre as pessoas que admiramos, não é mesmo?
Pro hoje é só, semana que vem tem mais! Um forte abraço, e até a próxima estação! Sayonara!