Expresso do Oriente – O estilo de luta de Himura Kenshin!

Fala galera! Aqui é o héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E… nessa dura e deprimente realidade chamada desemprego, venho preenchendo meu tempo reassistindo todos os animes que marcaram minha infância, alguns dos quais falarei mais futuramente. E o anime que estou assistindo agora é o famoso Ruroni Kenshin, conhecido por aqui como Samurai X! E PQP, eu não lembrava que esse anime era tão foda! XD

Não, não vou fazer uma sinopse sobre esse anime, até porque este shounen dispensa comentários. Ao invés disso, vou falar sobre o estilo de Kenjutsu utilizado por Himura Kenshin, protagonista do anime, também conhecido como Battousai o Retalhador! Você, que assistiu o anime e ficou boiando em algumas partes (especialmente se ao assistiu dublado, sem aquelas convenientes explicações de legendas feitas por fansubbers) finalmente vai entender o que é o estilo Hiten Mitsurugi, e a técnica Battoujutsu (que rendeu a Kenshin o título de Battousai)!

Kenjutsu, a arte da espada!

kenshin-2
Antes de me aprofundar nessas poderosas técnicas de assassinato com espadas, devo explicar um pouco da arte da luta com lâminas. O Kenjutsu era a técnica militar utilizando essas armas (Ken=espada; Jutsu=técnica), e era utilizada pelos samurais. Os grandes samurais enviavam seus filhos para as academias de kenjutsu desde criança para aprenderem e aprimorarem desde cedo essa arte. Eles começam seu treinamento usando a Bokutou (espada de madeira que pesa de 2 a 4 kg. Não corta, mas uma porrada dói pra cacete). A katana é a principal arma utilizada, porém outras armas podem ser utilizadas (como a wakizashi ou a naginata, por exemplo) dependendo do estilo de luta e de sua utilização.

kenshin-3O Kenjutsu possui alguns katas (sequências pré-definidas de movimentos), focados na postura e na forma de segurar a espada. O primeiro é o Sonkyo, que consiste em flexionar os joelhos enquanto mantém a espada à frente do corpo, apontada para o adversário (aquela pose clássica de combate que vemos na maioria dos animes e filmes do gênero), tem também o Joudan, que é uma técnica um pouco mais avançada, onde a espada é segurada acima da cabeça.

O Kenjutsu ensina, além de técnicas de ataque e defesa com a espada, a educação, a etiqueta e a honra (lembrando que os samurais seguiam um rigoroso código de honra, o Bushido). Esses costumes de conduta e técnicas marciais foram mantidos ao longo do tempo e passados, sucessivamente, para as gerações seguintes. Hoje, após séculos, essa arte ainda é usada para proteger tudo que os Samurais mais prezam.

Battoujutsu, a técnica que mata com um só golpe

kenshin-4
A criação do Battoujutsu foi essencial para o aprimoramento das técnicas samurai nos quesitos precisão, eficiência e desenvolvimento espiritual. Foi criado durante a Restauração Meijin (obviamente que às escuras, pois o novo governo aboliu o uso de espadas) por Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1434-1476). Basicamente, constituía no rápido movimento de desembainhar a espada para atacar ou defender-se. Sacar sua arma com rapidez era essencial para um samurai, especialmente em um duelo, e aquele que dominava essa técnica tinha o elemento surpresa a seu favor. Mestres do battoujutsu conseguiam vencer uma luta antes mesmo de tirar sua espada da bainha (como vimos em muitas das lutas de Kenshin), sendo o corte apenas a conclusão final da luta.

Abaixo podemos ver uma breve demonstração dessa poderosa técnica de luta.

Hiten Mitsurugi-ryu: Velocidade e precisão supremas!

kenshin-5
Bom, depois dessa breve explicação sobre a arte da espada e a técnica mortal dominada pelo Battousai, vou falar sobre o estilo de luta utilizado por Kenshin. O Hiten Mitsurugi-ryu é um estilo de luta fictício criado na era Sengoku (época de guerra civil no Japão, de 1467 a 1600) por Hiko Seijūrō I, e sua especialidade era derrotar vários oponentes de uma vez. O estilo combina velocidade, agilidade, técnicas de battoujutsu, observação e pseudo-clarividência que permitia antecipar os movimentos dos oponentes. Manobras de ataque e defesa são executados com o mínimo de movimentos possíveis, para permitir que seu usuário contra-ataque com eficiência e conserve suas forças em longas batalhas.

O estilo normalmente faz com que seu usuário mantenha a mão na bainha o tempo todo e utiliza golpes de 2 passos para garantir que o praticante nunca seja pego com a guarda baixa enquanto executa os ataques. Uma técnica conhecida é o Shinsoku (Godspeed, ou velocidade de Deus) permite com que o usuário acelere e acerte seu oponente em velocidades surreais que o olho humano é incapaz de acompanhar. Isso permite com que o samurai percorra distâncias consideráveis em segundos e derrote seu oponente antes que eles tenham a oportunidade de reagir.

Hiten Mitsurugi-ryu era conhecido por pouquíssimas pessoas devido ao fato que o estilo foi passado apenas de mestre para aprendiz, com o aprendiz tirando a vida e o manto branco de seu antigo mestre, assim como o título de Hiko Seijūrō. O estilo tipicamente possui apenas um mestre e um aprendiz vivo por vez por causa da técnica suprema do estilo, o Amakakeru Ryū no Hirameki, que é passada de forma a matar o antigo mestre, apesar do estudante não saber disso.

kenshin-6
Golpes do estilo Hiten Mitsurugi:

Estilo Hiten Mitsurugi – Sou Ryu Sen – Ataque Dos Dragões Gêmeos: Um tipo de ataque proveniente do battoujutsu, onde o praticante desembainha sua espada em incrível velocidade. Se o primeiro ataque falhar, ele usa sua bainha quando o inimigo menos espera.

Estilo Hiten Mitsurugi – Hi Ryu Sen – Ataque Do Dragão Alado: O usuário corre em direção ao oponente, atingindo-o rapidamente.

Estilo Hiten Mitsurugi – Do Ryu Sen – Ataque do Dragão Da Terra: O praticante atinge o chão com tamanha força que o que estiver em seu caminho é arremessado no inimigo.

Estilo Hiten Mitsurugi – Ryu Tsui Sen – Ataque Do Impacto Do Dragão: O praticante pula no ar, e desce provocando um corte vertical.

Estilo Hiten Mitsurugi – Ryu Shou Sen – Ataque Ascendente Do Dragão: O praticante pula no ar provocando um corte vertical.

Estilo Hiten Mitsurugi – Ryu Kan Sen – Ataque Da Espiral Do Dragão: Isto é usado como uma espécie de contra-ataque. O praticante atinge as costas do inimigo.

Estilo Hiten Mitsurugi – Ryuu Kan Sen – Tsumuji – Ataque Da Espiral Do Dragão – Tornado: O praticante avança em direção a seu oponente com incrível velocidade, atingindo a nuca.

Estilo Hiten Mitsurugi – Ryu Kan Sen – Arashi – Ataque Da Espiral Do Dragão – Furacão: O praticante arremessa seu próprio corpo contra o do inimigo em um movimento giratório.

Estilo Hiten Mitsurugi – Ryu Mei Sen – Ataque Do Rugido Do Dragão: Essa técnica é o oposto do battoujutsu super-veloz. Trata-se de um nontoujutsu (embainhamento da espada) feito em altíssima velocidade.

Estilo Hiten Mitsurugi – Kuzu Ryu Sen – Ataque Das Nove Cabeças Do Dragão: O praticante golpeia nove pontos vitais do oponente ao mesmo tempo, tornando quase impossível de se esquivar, ou de bloquear o golpe.

Estilo Hiten Mitsurugi – Amakakeru Ryu no Hirameki – Ataque Do Dragão Que Se Eleva Aos Céus: A última técnica, a de sucessão, e a mais poderosa do estilo Hiten Mitsurugi. O praticante usa sua perna esquerda para desembainhar sua espada ao invés da direita, adicionando força e velocidade. Se o oponente consegue bloquear o golpe, o ar ao redor é impulsionado para fora e então retorna, puxando tudo em direção ao praticante. A primeira parte envolve desembainhar a espada, a segunda usa força centrípeta vinda do giro, o ar os puxa juntos, e a parte final combina tudo isto para produzir um golpe devastador.

kenshin-7
E é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto de hoje… deu um pouco de trabalho para reunir todas as informações para escrevê-lo, mas valeu a pena! Eu sempre aprendo muito escrevendo esses artigos, e espero que vocês tenham aprendido o lendo! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *