Psicologia do Luto – Operação Big Hero

Oi gente!

Tudo bem com vocês?
Espero que sim!! 😀

Hoje vamos abordar um assunto um tanto quanto sério, que é o luto e todo o seu processo que DEVE existir.
Quem assiste os filmes da DISNEY sabe que isso é bem marcante, né? TODO FILME alguém morre (geralmente o pai ou a mãe).
Eu escolhi o filme Operação Big Hero, e, mais precisamente, o personagem Hero para tratar disso, pois podemos ver todas as fases do luto no filme.
Portanto, já aviso, quem não assistiu ainda, contem SPOILERS, ok? 🙂

Vamos lá?

Hiro é um adolescente prodígio, que ADORA robôs, tem 13 anos, concluiu o ensino médio mas não quer saber de faculdade.
Hiro usou toda sua inteligência e habilidade sobre robôs para criar um em miniatura, e utiliza em lutas de robôs em ringues ilegais (que coisa feia, né?). Como a maioria dos adolescentes, está passando por uma fase bem rebelde, porém, essa fase pode ser facilmente explicada pelo fato dele ter perdido os pais em um acidente de trânsito, portanto, está elaborando um luto.

familia
Ele fica sob os cuidados de sua tia e de seu irmão (Tadashi), porém, se mostra bastante distante de ambos, inclusive cometendo delitos (no caso, as lutas ilegais de robôs). Se observamos pela ótica da psicologia, essas atitudes dele fazem parte de seu processo de luto, ele “foge” (mesmo que inconscientemente) do objeto real que lhe causa dor, e busca a fuga em outros meios, no caso, a desobediência, a ausência das regras.

Hiro está fragilizado, com todas as questões da adolescência vindo a tona e a sua elaboração do luto, e ele encontra em seu irmão Tadashi (que também tem que fazer a elaboração do luto) o apoio, ele passa a ser o “pai” de Hiro, de forma inconsciente.

Tadashi cria um robô (a coisa fofa do Baymax) como mum protótipo de agente de saúde, para ser testado em Hiro, que começa a ficar cada vez mais fascinado com a possibilidade da faculdade. Ponto pro Tadashi.

hero-w
Porém, após um trágico acidente, Tadashi morre, e isso faz com que Hiro tenha um outro luto para elaborar. Luto esse de uma pessoa que era sua atual representação de pai, e entra em um luto ainda mais intenso.

Hiro passa pela fase de revolta, de raiva, de não aceitação… Portanto, agora, para dar um espaço para as pessoas que ainda não assistiram essa animação assistir, vou tratar de como se dá essas fases do luto, o que elas são, como identifica-las.

GIF

Então, ATENÇÃO:

O luto tem 5 fases:
A negação: que é o momento em que parece impossível a perda daquela pessoa, que não pode ser real. A dor é tão grande, que não aceitamos, que custamos a acreditar.
A raiva: é o momento em que surge a revolta, frases como “porque você me abandonou?” são bastante comuns. Nesse momento, qualquer palavra de consolo parace falsa a quem escuta.
A negociação: quando o individuo começa a querer negociar com deus, com promessas e sacrifícios, a fim de que a situação deixe de ser verdadeira.
A depressão: Ela ocorre quando “a ficha cai”, quando a pessoa toma consciência de que a perda foi real, de que é inevitável e imodificável.
A aceitação: quando passa as outras fases e a pessoa passa a aceitar a perda de forma serena e tranquila.

Essas fases não tem um tempo certo para durar… Podem ser dias, meses e até mesmo anos. Tudo vai depender da perda e da pessoa. A única coisa que sabemos é que a fase da depressão, entre as anteriores, é a mais longa (na maioria dos casos).

GIF

Pois bem, agora, caro leitor que assistiu ao filme, você pode ver e identificar as fases do luto na vida do Hiro, após a morte do irmão, estou certa? 🙂

Ah! Vale ressaltar que o apoio da família e amigos no período de luto é de extrema importância, ok? Nunca esqueçam disso… Seja pras apoiar ou pra buscar o apoio…

operacao-big-hero-capa
Bem gente, por hoje é isso! Espero que tenham gostado.

Beijinhos :**

Até a próxima ^_^

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *