No Divã com Unbreakable Kimmy Schmidt

Oi gente!! Tudo bem com vocês?

Bom, hoje o papo aqui é com minha atual personagem favorita… Sei que a série é do ano passado, mas só assisti esse ano (e me arrependo de não ter assistido antes… MEU DEUS, que série sensa!!)

A série é a Unbreakable Kimmy Schmidt

Algo na personalidade da Kimmy me chamou bastante atenção, e é por isso que ela está No Divã de hoje… Vale sempre lembrar que pode conter SPOILERS.

A Kimmy ficou 15 anos presa, dentro de uma espécie de caverna, junto com mais 3 mulheres e o pastor da seita que dizia que o fim do Mundo estava próximo. Após esse tempo, eles são encontradas e libertas, e ela resolve que vai ficar em Nova Iorque, e começar uma nova vida.

150330_r26306-870
Só que ela não tem nenhuma noção do Mundo atual… Em 15 anos MUITA coisa foi mudada, mas ela acha tudo INCRÍVEL.

Ela não tem noção nem de valores das coisas, começa a gastar o dinheiro da indenização… Consegue um lugar para morar, um emprego como uma espécie de babá de uma mulher meio “perturbada” e excêntrica e segue a sua vida, com todas as aventuras e novidades surgindo.

Pois bem, já viram que a vida da Kimmy não deve ter sido das mais fáceis, não é?

Mas ela consegue, com MUITO bom humor e muito jogo de cintura, começar a “vida nova”, recomeçar… E a isso, na psicologia pode ser dado o nome de RESILIENCIA.

E qual a definição disso?

“A resiliência é um aspecto psicológico, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.”

Screen-Shot-2015-03-06-at-12.07.10-AM-e1425631715511

Essa resiliência depende suas condições psicológicas internas e externas.

Internamente, as pessoas otimistas, autônomas, que tem mais facilidade em criar vínculos sociais e familiares positivos e que são flexíveis sobre mudanças de sentimentos e pensamentos são as maiores favorecidas.

unbreakable_kimmy_schmidt_a_l (1)

Externamente, estão as relações que podem promover suporte afetivo e material, cumplicidade, acolhimento…
Algumas pessoas tem uma maior capacidade de resiliencia que outras, porém, isso também pode ser “aprendido” através de terapia.
A Kimmy, por exemplo, sempre tomou a frente dentro do “buraco”, sempre foi a responsável pelas outras mulheres, e sempre tentou fazer com que a “estadia” delas fosse a melhor possível.

Unbreakable_Kimmy_Schmidt_Portal_Caneca

Ser resiliente, portanto, é a capacidade de se adaptar as adversidades, inclusive, de aceitar as mudanças.

 

 

 

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *