Ninfomaníaca – Transtorno Sexual Compulsivo +18
ATENÇÃO!! Esse texto é destinado para maiores de 18 anos!
Oi gente!
Tudo bem com vocês?
O texto de hoje é sobre um dos filmes do Lars Von Trier que mais deu bafafá!
Ninfomaníaca (vou focar apenas na parte 1, porque a parte 2 eu acabei não conseguindo terminar de assistir não gostei do rumo que a história tomou…). Acho, particularmente, o filme quase poético. Pois bem, vamos ao resumão do filme, certo?
Ninfomaníaca conta a história da vida de Joe, uma mulher que é encontrada pelo senhor Seligman no meio de um beco. Ela estava machucada, com fome, e após alguns minutos de conversa, ele se compadece da sua situação, e a leva para casa, para que ela possa de alimentar e se limpar.
Ela começa a contar sua história de vida, digamos, bem peculiar… Ela é viciada em sexo – NINFOMANÍACA. No filme é mostrada que desde muito jovem, ela já tentava se satisfazer por meio de atitudes sexuais…
Bom, eu não posso contar muito do filme, pois não quero quebrar a magia para quem vai assistir muito menos deixar esse texto explicito demais rs…
A história é cheia de detalhes, cheia de assuntos delicados e importantes. Momentos diferentes que o tornam incrivelmente sublime. Tem problemas familiares, amor, sexo, sofrimento, revolta…
Agora, vamos ao que interessa…
Afinal, o que é a ninfomania?
Bom, caro leitor (maior de 18 anos), a ninfomania é apenas o nome utilizado quando o transtorno sexual compulsivo acomete mulheres. No homem o transtorno também existe, porém, é chamado de satiríase.
Mas, considerando a CID 10, o nome correto é TRANSTORNO SEXUAL COMPULSIVO.
Normalmente, o transtorno tem inicio no final da adolescência ou inicio da vida adulta.
É uma disfunção em que a mulher (no caso da ninfomania) sente uma imensa vontade de manter relações sexuais.
Mas não é apenas a vontade ‘normal’, ou quando a libido está um pouco maior. É um impulso compulsivo, em que a pessoa não tem controle sobre suas vontades.
Alguns aspectos que devem ser observados:
- Fantasias sexuais de forma recorrente e intensa;
- As fantasias sexuais ou impulsos sexuais ocorrem com tal frequência e sem controle que atrapalham a concentração em outras atividades, como trabalho e estudos;
- Há sofrimento causado nas relações interpessoais;
- Não há evidencias de outros transtornos como uso de substâncias ou episódios de mania.
Outro ponto é considerado que o comportamento da ninfomaníaca com transtorno sexual compulsivo pode ser apresentado alguns dos aspectos a seguir: masturbação excessiva, relação sexual com um ou diversos parceiros, compulsão por diversos relacionamentos afetivos, uso abusivo de objetos ou brinquedos sexuais, uso abusivo de pornografia e sites eróticos e de relacionamentos direcionados para fins sexuais e ainda canais de sexo via telefone.
Esses comportamentos, que ocasionalmente podem ser considerados saudáveis, começam a se tornar prejudiciais quando ocorrem mesmo na presença de dor física e ocasionam dificuldades no relacionamento com o parceiro (a) e com a família, além de poder causar problemas no âmbito profissional e social.
É importante que esses comportamentos excessivos sejam observados, pois até mesmo alguns traumas podem ocasionar momentos traumáticos ou acompanhado de outros transtornos, como a paranoia e a ansiedade.
O comportamento sexual excessivo deve ser tratado com transtorno apenas após diagnóstico clínico/psicológico. A partir do momento em que se é observado que isto está começando a atrapalhar a vida normal da pessoa, deve procurar ajuda especializada.
Bom gente, é isso por hoje. Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouquinho sobre o que é o transtorno sexual compulsivo.
Qualquer dúvida, critica, sugestão, podem comentar!
Beijinhos :**
Até semana que vem!