Sim X Não
Olá, seres providos de carbono e amoníaco, tudo bem com vocês?
Hoje trataremos de um assunto deveras abrangente para com os óbvios ululantes que pululam nas mentes humanas. (Adoro essa frase). Pois bem, visto algumas aulas que em um passado não tão distante apliquei sobre o relacionamento interpessoal está aí um dos grandes alicerces da PNL (Programação Neurolinguística), o peso das palavras base de aceitação e negação…
Sabe quando se é adolescente e está com vergonha de “chagar” numa garota para puxar assunto? Tem sempre um amiguinho mais confiante que diz algo como “Vai lá, cara, o NÃO você já tem, vai em busca do SIM!”. Exato, este amiguinho estava certo.
O “NÃO”, pequenos seres pensantes, não se trata apenas de uma palavra, mas sim de uma pré posição da negação, tendo como contra partida o “SIM”… Mas não é só isso…
Por mais que uma pessoa seja otimista, ela carrega dentro de si uma negação muito maior que a aceitação, logo, tudo está cercado de probabilidades negativas e o ponto a se reverter é um tanto quanto difícil e trabalhoso, pois apenas uma (1) unidade de negação (Não), precisa de dez unidades de aceitação (Sim) para ser revertida.Vejamos por dois exemplos:
1 — Você conhece alguém e esse alguém começa a fazer parte de seu ciclo de amizades, tudo está muito bem entre vocês, até que ele faça algo que te desagrade (negação). Após isso, para que as coisas voltem ao seu devido lugar é necessário uma contrapartida durante um tempo para que as faculdades mentais balanceiem a relação (aceitação).
2 — Você tem um restaurante favorito onde costuma comer todos os finais de semana, de repente se passa um ocorrido desagradável, como uma barata na comida (gritante, eu sei, mas é a parte da negação). O restaurante simplesmente foi queimado no seu conceito assim como no de muitas pessoas. Ele terá que se esforçar muito mostrando serviço junto a Vigilância Sanitária e com novas campanhas para atrair e reconquistar seus clientes (aceitação).
O pessimismo é mais fácil e o otimismo trabalhável, por isso, quanto mais as pessoas forem convictas na direção plena que devem tomar e que devem convencer o máximo de pessoas possível para um relevante, melhor.
Claro que isso é só uma base racional-lógica, mas assim como tudo, quando entendido, melhor pode ser trabalhar com o mundo.
E olha que essas são as palavras de um pessimista nato, hein…
Bom, seres multicelulares providos de racionalidade evolutivamente lógica, vamos ficando por aqui hoje.
^^
Um grande abraço no pâncreas e aquela chacoalhada no fluído encefálico!
Hasta!!!
E compartilhem!