No Divã dos Personagens – Dory
Oi gente, tudo bem com vocês?
Já falei sobre a memória aqui (brilho eterno) e sobre amnésia aqui (como se fosse), mas, como ainda é algo bem “maluquinho” de se entender, e muitas pessoas acham que é ficção, vamos lá?
Dory!
Ah, Dory! Tem personagem mais fofinha que ela? Eu, particularmente, adoro!
Vi muita gente se perguntando esses dias se a amnésia da Dory é normal, se não é algo da ficção, se é possível seres humanos terem isso de verdade.
É exatamente isso que quero esclarecer pra vocês, amiguinhos!
Pra começar, os melhores momentos da Dory, em Procurando Nemo:
E agora, o teaser de Procurando Dory, filme que estreia em 2016 <3:
Bom, em um primeiro momento, eu pensei: “Poxa, a amnésia da Dory é a mesma da Lucy, do Como se fosse a primeira vez”, maaaaaaaaaaaas, tem um detalhe que não havia me atentado de inicio:
A Dory não se lembra do seu passado, nem do que aprende de novo. Claro, algumas coisas ela acaba fixando de alguma forma como P. Sherman, Wallaby Way 42, Sidney (e acredito que isso vocês todos também já decoraram rs)
Ela tem alguns flashs de coisas que já aconteceram, mas, como podemos ver no trailer do novo filme e no Procurando Nemo, não se lembra dos seus pais e nem como aprendeu a falar baleiês…
Falaram que o que ela tem é perda de memória recente… Mas…
Já que estamos falando de relembrar, relembrar, relembrar…
Vamos relembrar o que é amnésia, antes de tudo?
Amnésia (que pode também ser chamada de hipomnésia) é a perda total ou parcial da capacidade de fixar, manter ou lembrar antigos conteúdos da memória. Elas podem ter dois tipos de origem:
Psicogênica: que ocorre quando existe a perda de elementos da memória que tem um valor psicológico específico.
Orgânica: existe a perda de elementos da memória relacionados a acidentes e doenças
Agora, sobre os tipos de amnésia, existem:
Anterógrada: Aquela em que a pessoa já não consegue fixar elementos da memória a partir do momento em que ocorreu o dano/trauma seja ele psicogênico ou orgânico
Retrógrada: Quando a pessoa perde a memória para os fatos ocorridos antes/no momento do trauma
Retroanterógrada: A pessoa perde a memória para o que ocorreu antes e depois do trauma. (ou seja, uma “mistura” dos dois tipos de amnésia acima). Essa amnésia se encontra em casos graves de demências orgânicas.
E a perda de memória recente, Jéssica, não existe?
Esse é um nome que se dá a amnésia anterógrada, porém, alguns fatores como abuso de remédios, álcool, drogas ilícitas, estresse, problemas para dormir e doenças psiquiátricas podem estar relacionados a perda de memória imediatas.
Porém, como eu falei lá no comecinho, a Dory não se lembra também de fatos do seu passado, portanto, levando isso em consideração acredito que a nossa personagem fofinha tem Amnésia Retroanterógrada.
Agora, você deve estar se perguntando: “Mas e aí, isso tem cura?”
Pesquisei bastante para poder responder isso, e, bem, até o momento, CURA não foi encontrada. Existem remédios e terapias que podem auxiliar com que a pessoa que tenha esse tipo de problema tenha uma vida o mais “normal possível”, mas, se tratando de um dano cerebral, é praticamente impossível (pelo menos até o momento) um remédio que “sare de vez”.
Bom gente, é isso.
Espero que tenham gostado.
Qualquer dúvida, comentário, critica sugestão, etc, só escrever pra mim!
Beijinhos :**
E ah, não se esqueçam:
desculpe tive um erro quando eu escrevi essa Message, era pra ´´ eu sou fã de dory e adorei essa máteria
eu sou de dory e adorei essa máteria