Neon Genesis Evangelion!

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, mais uma vez trazendo um vagão cheio de diversão e entretenimento pra vocês! E hoje estou passando daqui pra recomendar um anime que foi um dos melhores (se não for o melhor) que eu já assisti até hoje: Neon Genesis Evangelion!

Evangelion começou como um anime de 26 episódios, mas logo ganhou continuações, remakes, e OVAs.  Muito aclamado pelos fãs, é um dos animes de maior sucesso no Japão. A história começa quando o jovem Shinji Ikari é convocado à NERV, uma organização governamental supersecreta liderada por seu pai Gendo Ikari. Criaturas gigantescas conhecidas apenas como “Anjos” apareceram misteriosamente e estão assolando o planeta, e a única arma capaz de derrotá-los é o gigante humanoide construído pela NERV, o Evangelion. Shinji deve entrar no Eva, e mesmo sem saber como pilotá-lo, deve lutar e proteger humanidade deste terrível e desconhecido inimigo. Juntamente com as pilotos Rei Ayanami e Asuka Langley Sohryu (que pilotam os Evas 00 e 02, respectivamente). Shinji deve trabalhar sob a orientação de sua comandante Misato Katsuragi para derrotar todos os 17 enigmáticos Anjos e impedit o temido Terceiro Impacto que levará ao fim do mundo.

expresso-do-oriente-evangelion-1

Na primeira vez que assisti o anime, minha reação foi: “Caralho, que foda! Mas… não entendi”. À primeira vista, Evangelion não parece um anime muito complexo, dando a impressão de ser mais um daqueles animes onde adolescentes pilotam robôs gigantes e defendem a Terra contra seres de outro mundo. Mas o anime vai muito além disso. Realmente, o anime é muito complexo, pois além de abordar profundamente a personalidade dos protagonistas e de outros membros da NERV, expondo suas alegrias, tristezas, medos e frustrações, resultando em um enredo fantástico e envolvente. A série também aborda temas como ciência, religião e o convívio em sociedade, assim como mostra vários símbolos religiosos, incluindo imagens que remetem à Cabala, ao Cristianismo, ao Judaísmo e ao Xintoísmo.

expresso-do-oriente-evangelion-2

Uma coisa que devo citar aqui, é que a produtora Gainax estava à beira da falência quando produziu o anime, por isso o final acabou sendo muito vago, sendo explicado depois com o OVA End of Evangelion (futuramente irei escrever um texto explicando todo o enredo de Evangelion para aqueles que já assistiram o anime). Só depois do grande sucesso do anime, foi lançado um remake, com melhor qualidade e cobrindo alguns furos de enredo. Apesar do baixo orçamento, o anime é visualmente impressionante. A caracterização dos personagens é o que os torna únicos e faz com que você simpatize com eles, e é isso que torna as cenas emocionalmente carregadas tão eficientes. Eu confesso, no decorrer da história, conforme Shinji foi se aprofundando em suas emoções depressivas, eu vi um pouco de mim nele em certa fase da minha vida. E é isso que faz esse anime ser tão foda: a empatia que você tem com os personagens.

expresso-do-oriente-evangelion-3

Resumindo, Neon Genesis Evangelion é uma experiência única, e pode ser facilmente considerado uma obra-prima das animações japonesas, com uma visão bastante singular de ficção científica, mistério e história de mechas.

Além de um grupo de robôs gigantes lutando contra monstros, e uma galeria belíssima de referências religiosas e filosóficas, Evangelion é uma reflexão sobre a adolescência e as mudanças normalmente impostas pela chegada à vida adulta. Acima de tudo, é um anime sobre interação e crescimento social, sobre solidão e amizade, que muitas vezes não quer dizer nada, e ao mesmo tempo, quer dizer tudo; pois não tem medo de explorar questionamentos que nos obrigam a pensar e formular nossas próprias teorias e percepções sobre o que estamos experimentando.

expresso-do-oriente-evangelion-4

E é isso galera, espero que tenham gostado dos textos de hoje sobre este fantástico e complexo anime que está entre os meus favoritos!

Um forte abraço, e até a próxima semana! Sayonara!

Compartilhe!

Leave a Comment