Expresso do Oriente – Death Note
Fala galera! Hoje quem escreve essa coluna sou eu! Rafael Tanisho! Confesso que sou meio receoso com animes e tal, mas… Bom o sangue oriental corre nas minhas veias, ou pelo menos uma parte é.
Mas vamos ao tema. Vim aqui hoje para falar sobre um dos animes que mais me marcou e, como viram na capa dessa postagem, estou falando de Death Note!
Se você se sentiu atraído pelo tema já deve saber do que se trata o anime, mas se não sabe, vamos lá.
Basicamente, a premissa de Death Note consiste na crença de demônios. Esses demônios possuem cadernos, os quais exercem o trabalho de extinguir a vida de quem tem o nome escrito nele. Certo dia esse caderno cai na Terra e… bem se isso não é o suficiente para você assistir o anime, eu não sei o que é.
Vamos direto ao ponto o qual vim falar. Você já deve ter reparado num fato. Ryuk, o shinigami “de Kira” ama maçãs. Em alguns fóruns de discussões encontrei algumas pessoas que diziam que a maçã representa a sabedoria de Kira. Um exemplo disso é o episódio “The World” quando a maçã trinca quando Light abusa de sua inteligência para conhecer o mal e de sua sensibilidade quando não controla o seu desejar, e esse descontrole do seu desejar é mostrado diversas vezes quando Light escreve no Death Note, o nome de pessoas “inocentes” ao invés daqueles que causam a desordem. E vemos isso principalmente quando alguém se opõe a ele.
Em diversos momentos no anime, podemos observar que Light oferece maçãs ao shinigami, o que acaba se tornando quase como um vício para ele.
Agora lembre-se de levar em consideração esse descontrole de Light e esse o abuso da inteligência.
Em muitas culturas temos a figura de Adão e Eva e o fruto do pecado, este representado por uma maçã.
Claro que, o pecado em sí não estava em comer o fruto mas sim no desobedecer a deus!
Agora te pergunto, meu querido leitor. Será que o Shinigami não seria quase como um “viciado” em maçãs por ela representar o fruto do pecado? Será que a junção de pecador, demônio e o fruto responsável por nos expulsar do paraíso não torna a maçã mais suculenta?
Claro que, isso nunca foi realmente dito pelos criadores do anime, até por que na cultura japonesa temos outras religiões e Adão e Eva não está presente nelas (pelo menos eu acredito que não).
Claro também que não estou afirmando isso, mas… É uma bela de uma coincidência, não?
Esse texto foi apenas para deixar este questionamento para você! 🙂
E assim eu me despeço de você, meu querido leitor. Se gostou deste texto compartilhe! Mande e-mails, ou deixe um comentário aí em baixo falando o que achou e o que você quer que falemos sobre a cultura oriental nos próximos textos! Um grande abraço a todos!
vai ter outro ? dead note ?
Opa! Semana que vem vai rolar mais um de Death Note! 😀