Pat Peoples – Transtorno bipolar do humor

Oi gente! Tudo bem com vocês?

Faz um tempinho que quero falar sobre esse personagem e sobre o que ele ensina.

E CHEGOU A HORA.

Esse personagem vai nos ensinar durante duas semanas. Essa semana vamos aprender um pouco sobre transtorno bipolar do humor.

Preparados?

Quem assistiu ou leu O Lado bom da Vida já sabe, mas pra quem não conhece aqui vai o resuminho SEM SPOILERS:

“Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele ‘lugar ruim’, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um ‘tempo separados’. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.” (via Skoob)

Aliás, vejo MUITA gente achando legal falar “ain, sou bipolar rsrsrs” mas bem, não é bem assim…

Bom, o que seria transtorno bipolar do humor?

Ah, antes disso, vamos ver o que é transtorno do humor?

“É um estado em que o humor está reagindo de modo incompatível ou exagerado à situação. Essa desregulação pode se dar tanto para baixo (forma depressiva) quanto para cima (forma maníaca). Há também estados em que o humor está particularmente agitado e turbulento (forma mista).

Como o humor define nossa percepção de risco e de oportunidades, quando está exageradamente elevado (eufórico) sem razões para tanto, é comum se expor ou se envolver em situações de maior risco. Por outro lado, os estados depressivos tendem ao retraimento e inibição apesar das condições reais não estarem tão adversas. Há também alterações de humor mais brandas, com um desequilíbrio emocional que se traduz em oscilação e sensibilidade emocional, afetando a previsibilidade do humor.” http://www.bipolaridade.com.br/

 

Agora sim, o que é transtorno bipolar do humor?

“Transtorno Bipolar é uma enfermidade que se caracteriza pela alternância de episódios de euforia (mania) e episódios de depressão, com épocas de normalidade nos intervalos.” (http://abrata.org.br/)

Anti1057187_557471464294419_1865971327_ngamente, esse transtorno era chamado de psicose maníaco depressiva, porém, após maiores estudos foi alterado por conta do transtorno não necessariamente apresentar sintomas psicóticos.

 

O transtorno se inicia geralmente depois dos 20 anos, porém, pode ser que ele comece até mesmo depois de bem mais velho.

 

 

O que causa o transtorno bipolar do humor?

Não tem uma causa definitiva, porém é bem comum que sejam hereditários, traumas, incidentes e acontecimentos com fortes mudanças como troca de emprego, fim do casamento (olhem a historia do Pat) e/ou mortes de entes queridos.

 

Tipos do transtorno bipolar

Tipo I

 O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. 

 

Tipo II

Caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.

Mas Jéssica, o que é mania e hipomania?

Já respondo:

Mania é o estado de euforia  e geralmente a mudança do comportamento ocorre de maneira súbita.

Suas características mais comuns são:

  • Pensamentos acelerados, fala rápida e contínua;
  • Crenças não realistas de aumento da capacidade e dos seus poderes, ideias de grandeza, aumento exagerado da autoestima;
  • Sentimento desmedido de bem-estar, alegria ou raiva;
  • Sensações de poder, grandeza, riqueza, inteligência ou força exagerada;
  • Autoconfiança e otimismo exagerados;06980639900
  • Gastos excessivos, endividamentos;
  • Aumento significativo da disposição ou energia
  • Grande produtividade, ou começar muitas coisas simultaneamente (e não conseguir terminar);
  • Inquietação ou agitação física;
  • Desinibição exagerada, aumento do contato social, comportamento inadequado e provocativo ou mesmo ofensivo e agressivo;
  • Aumento da libido, erotização;
  • Insônia, redução da necessidade de dormir;
  • Pode haver delírios e/ou alucinações.

 

 

Já a Hipomania é a mania mais leve e onde pode predominar a irritabilidade e não a euforia. Pode durar dias, semanas ou meses, e são bem mais comuns do que os estados de mania.

Além disso, ocorrem em alguns casos fases depressivas.

A depressão é um estado de humor que dura pelo menos duas semanas em que o humor fica deprimido, melancólico, “para baixo”. O indivíduo sente angústia, ansiedade, desânimo e falta de energia. Também se sente apático, perde a motivação, tudo fica sem graça ou sem sentido, nada o satisfaz.

Além disso, a pessoa fica mais negativa, passa a se preocupar com coisas que antes não se preocuparia tanto.

Existem tratamentos para esse transtorno, que não curam, mas auxiliam em uma melhor qualidade de vida.

Pat não tomava os remédios na maioria das vezes, se recusava e vivia a maior parte do tempo em estado de mania.

Algo que o ajudou muito foram as corridas, o otimismo e a dança. E é exatamente sobre os benefícios dessas três coisas que o texto da semana que vem vai falar!

Então, não deixem de acompanhar, ok ?

download

Espero que vocês tenham gostado.

Críticas, elogios, sugestões a caixinha de comentários está aqui pra ser bem usada! Caso queira mandar email é só ir ali em contato que tá tudo certo!

Beijinhos :**

o-lado-bom-da-vida

Fontes:

Psicosite

Progruda

Bipolaridade

Compartilhe!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *