Sheldon Cooper – TOC

Oi gente!

Semana passada, por problemas de saúde, não consegui entregar o texto a tempo pra vocês, mas essa semana volto a todo vapor!
Ah, esse texto não tem muitos SPOILERS, pois a situação é constantemente apresentada na série, ok? 🙂

O personagem de hoje é de uma das minhas séries preferidas.
“Estranho” e “cheio de manias” Sheldon Cooper vem aqui no divã acrescentar sobre uma questão bem interessante: TOC!

Quem conhece a série com certeza já notou que ele tem, por exemplo, que bater na porta da Penny 3 vezes, independente de ser interrompido ou não.

Agora, isso é mania ou TOC?

Não, não! Não é a mesma coisa!

A mania não interfere na sua rotina e nem causa pensamentos absurdos. Imagine que você acorda e tem que tomar dois copos de água. É um costume seu. Mas se por algum motivo, você não puder tomar esses dois copos, “tudo bem”, você pode conviver com isso. Você não vai ter pensamentos absurdos como: “se eu não tomar dois copos de água assim que acordar minha família morre.” Se isso acontecer, já é considerado um Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Vamos entender melhor?

Pra explicar, e deixar bem claro:

TOC são obsessões ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem tempo ou causar sofrimento acentuado à pessoa.

Obsessões são pensamentos ou ideias, impulsos, imagens, cenas, enfim, são atitudes mentais que invadem a consciência de forma involuntária, repetitiva, persistente e normalmente absurdas”. Essas ideias obsessivas são ou não seguidas de rituais destinados a neutralizá-los, as compulsões.

Compulsões são comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, fazer verificações, fechar portas 4 vezes), ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras (auto impostas) que devem ser seguidas rigidamente.

Os comportamentos ou atitudes mentais compulsivas são destinadas a prevenir ou reduzir o desconforto gerado pela obsessão, ou prevenir alguma situação ou evento temidos.

A única maneira de livrar-se da obsessão é executar a compulsão, sempre obedecendo a certas regras. Esse é um processo que se acentua com o passar do tempo e pode tomar conta da vida dos portadores de transtorno obsessivo-compulsivo.

Vamos ao Sheldon?

O Sheldon tem que bater 3 vezes na porta da Penny.

“knok, knok, knok, Penny!knok, knok, knok, Penny!knok, knok, knok, Penny!”

Se ela atende antes das três batidas, ou se, por algum motivo, ele é interrompido antes de finalizar, ele volta a bater, assim que possível. Inclusive, fora da porta dela, apenas para “completar o ciclo”.
Outro ponto em Sheldon é a sua obsessão por um determinado lugar para sentar. É impossível que ele se sente em outro lugar, além daquele espaço do sofá, pois é lá que tem boa temperatura, boa visão da tv, etc.

sheldon-cooper2

Ele se recusa a sentar em outro lugar, e não permite que ninguém troque de lugar. Ele também gosta de organização e limpeza, correto?

Como nesse vídeo abaixo, em que ele INVADE O APARTAMENTO DA VIZINHA NO MEIO DA NOITE para arruma-lo, senão, não consegue dormir.

Agora, vamos a questão que ficou?

sheldon-cooper1Isso é TOC ou mania?
É, caro leitor, se você acompanhou o texto direitinho, e leu lá em cima sobre “a mania não atrapalhar a rotina” já sabe a resposta, mas caso ainda haja alguma dúvida:
Sim, é TOC! Afinal, não dormir por ficar pensando no apartamento da vizinha e ir lá arrumar, atrapalha a rotina. Não conseguir comer em outro lugar se não o seu, é TOC!
Espero que vocês tenham entendido um pouco a diferença entre TOC e mania, por mais “parecidos” que eles pareçam. Se você gosta de andar piando apenas nas pedras pretas da calçada, isso é mania.
Se você só pisar nas pedras pretas da calçada, e caso não consiga fazer isso você tenha uma crise nervosa, ou imagine que algo ruim vá acontecer, é TOC!

Caros leitores fiquem atentos com vocês mesmos e com os seus colegas. TOC é uma doença psicológica e merece/precisa de tratamento adequado.

Caso tenham alguma dúvida, é só falar aqui pelos comentários do site ou email, que eu prometo responder rapidinho!

Beijinhos :*

Os: semana que vem, volto a falar do Sheldon, mas sobre outra questão… Vocês imaginam qual é?

Compartilhe!

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *