Preconceito em conceito prévio

Se você for preconceituoso continue lendo este texto com o olho direito fechado…

Duas coisas foram comprovadas neste momento.

Você faz parte de uma maioria que costuma mentir para si mesmo, ou de uma minoria que concede-se fazer o “teste” para ver no que resultará, mas, mesmo assim, você não se exclui da maioria…

Olá, criaturas carbônicas encefalicamente interligadas ao discernimento, tudo bem?

Podem torcer o nariz e até fazer aquela careta de indignação, mas você é preconceituoso sim! Eu não me excluo disso, todos nós somos, não adianta dizer o contrário.

vagao-alterativo-preconceito-em-conceito-previo-1

Vamos falar daquela antiga expressão de se “Julgar um livro pela capa”:

Quando conhecemos alguma coisa nova ou mesmo alguém, estruturamos um conceito prévio do mesmo, seja bom ou ruim, o “pré-conceito” é um julgamento antecipado por ponto de vista, nada além disso, o pejorativo da palavra se deu pela ausência do próximo passo. Vamos desmembrar esse nosso comportamento:

– Você conhece uma pessoa nova, as chances que existem de rapidamente se identificar ou mesmo “não ir com a cara da mesma” estão diretamente ligadas ao que o seu subconsciente criou como padrão agradável para você.

Digamos que durante a sua infância, onde o irracional estava se estruturando, nunca teve contato com pessoas de nariz grande, por exemplo e, para “ajudar”, tinha muito medo de uma bruxa qualquer de um desenho qualquer qual tinha nariz grande… Quando crescer, esse padrão irá ficar guardado no subconsciente como “ruim”, do mesmo jeito que se sua mãe provia de cabelos longos e lisos, o carinho que tem por ela fará que o subconsciente julgue esse padrão estético como agradável para convivência…

Logo, antes de conhecer uma pessoa, seu cérebro já processa uma “impressão” antecipada de como ela pode ser.

vagao-alterativo-preconceito-em-conceito-previo-2

A bomba que explode todos os miolos desde sempre é a mídia, qual impõe subliminarmente os padrões agradáveis para o Ser Humano
basear-se…

Todos temos o “pré-conceito” de julgar as pessoas pela aparência, pelas ações terceiras, pelo que chega aos nossos ouvidos
da mesma e por aí vai…

Mas… Eu não me lembro de ter gostado da capa dos livros quais hoje julgo os melhores que já li…

vagao-alterativo-preconceito-em-conceito-previo-3

O erro no ser humano é não se fazer disponível em conhecer realmente as pessoas depois de ter seu conceito prévio delas… Usando como real julgamento o seu conteúdo e o que ela tem para oferecer no sentido convivência em agradável conotação.

O preconceito é algo normal para se ser humano, é um instinto tão primitivo quanto o medo, mas, devemos depois de ver a capa, querer ler o livro para saber se esta pode ser uma história que te acompanhará pela vida…

O mundo está cheio de capas diferentes do que está acostumado, queira deleitar as palavras que contém em suas folhas, para então, estabelecer um julgamento racional.

^^
vagao-alterativo-preconceito-em-conceito-previo-4

Este texto é em prol do que escrevi semana passada sobre o Politicamente Extremo, penso que falta um pouco de “Pós-Conceito” em todo o Preconceito humano…

Hasta ^^

E continuem viajando!!

Compartilhe!

Leave a Comment